Cobertores de pneus são mantidos para 2025

sexta-feira, 24 de novembro de 2023 às 9:45

Fórmula 1

A Comissão da Fórmula 1 concordou em manter os cobertores de pneus para a temporada 2025 depois de inicialmente adiar uma decisão.

A Pirelli vem trabalhando na produção de pneus que não precisem ser aquecidos em cobertores na tentativa de tentar reduzir o consumo de energia do campeonato, com a Alocação Alternativa de Pneus também removida.

Essa tentativa foi feita em dois GPs, Hungria e Itália, com o número de pneus para pista seca reduzido de 13 para 11 jogos por piloto.

Além disso, a Comissão decidiu alterar o formato da corrida curta, separando as atividades de sábado do resto do fim de semana.

Atualmente, o TL1 é na sexta-feira, antes da classificação para o GP, com os carros indo para o parque fechado após a sessão. O sábado tem a classificação “tiroteio” antes da corrida curta, com o evento principal no domingo.

Houve pedidos para alterar as regras do parque fechado porque os pilotos ficam presos ao seu acerto após apenas 60 minutos de pista.

Um pacote para chuva continuará sendo testado e uma calota que envolve completamente o pneu “para estabelecer uma prova de conceito para a calota” está nos planos.

Os testes anteriores na temporada se mostraram inconclusivos enquanto a F1 trabalha com as equipes e a FIA para reduzir o spray na chuva.

A última grande mudança é uma atualização no regulamento técnico permitindo um “furo” para ajudar no resfriamento do piloto.

É uma resposta ao GP do Catar, onde a temperatura extrema fez alguns pilotos vomitarem no capacete. Lance Stroll inclusive afirmou que estava perdendo a consciência ao volante.

Para o futuro, a Comissão também concordou que o trabalho nos novos carros de 2026 não pode começar antes de 2025.

Todas as alterações estão sujeitas à aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.