Clima tenso domina o paddock nessa sexta-feira de GP dos EUA

sexta-feira, 21 de outubro de 2022 às 13:28

Circuito das Américas – Austin, EUA

Há um clima bastante tenso e desconfortável no paddock em Austin antes do GP dos EUA deste fim de semana, descreveu uma fonte do Autoracing.

Nossa fonte nos disse que “quando o regulamento financeiro foi feito, as equipes nunca deveriam ter aceitado que 5% é uma ‘violação menor’, já que com esse dinheiro pode-se fazer muita, mas muita coisa mesmo para se obter muito mais desempenho do carro.”

“De qualquer maneira, a FIA precisa dar total transparência nesse momento, senão as coisas podem ficar feias.”

Normalmente em Austin todos estariam concentrados na ação que poderemos ter no que é amplamente considerado uma das melhores pistas modernas que o esporte tem a oferecer. Mas o assunto que está dominando as discussões está fora da pista.

A Red Bull foi acusada pela FIA de violar as regras de limite de custos para a temporada de 2021 e vão discutir o assunto pela primeira vez desde que foi anunciado neste fim de semana. A FIA até agora resistiu aos pedidos para revelar quanto a equipe aparentemente gastou a mais, deixando os fãs no escuro sobre como e onde eles quebraram as regras.

Todas as incertezas e acusações levaram a muita tensão borbulhando em todas as conversas. “Há um sentimento entre as equipes, se você começar a investigar, se você começar a fazer perguntas, há muito desconforto das outras equipes”, disse Ted Kravitz da Sky Sports. “Acho justo dizer que a Red Bull não é a equipe mais popular no paddock no momento.”

“É o equivalente aos regulamentos de Fair Play Financeiro da F1 – muitas outras equipes sentem que a Red Bull não está jogando de forma justa sob as regras que as outras equipes estão. Isso foi apoiado pelas discussões que a Red Bull está tendo agora com a FIA sobre o excesso de dinheiro que eles gastaram.”

“Vai continuar por um bom tempo. A Red Bull diz que há alguma maneira de contabilizar seus números que provaria que eles estavam dentro das regras de limite de custos. Outras equipes dizem que isso é ridículo e que houve muito tempo e disposição da FIA para discutir as coisas e resolver quaisquer áreas de interpretação.”

A Red Bull estava planejando uma entrevista coletiva na manhã de sexta-feira para discutir o assunto, mas isso foi adiado. O chefe da equipe, Christian Horner, espera falar com o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, antes que a equipe decida se será ou não necessário que eles compartilhem seu lado da história.

A última comunicação da equipe veio logo após a acusação da FIA na última segunda-feira. A Red Bull divulgou uma declaração própria, na qual se disse “surpresa e decepcionada” por ter sido acusada de violar as regras e manteve-se firme em sua crença de que estava dentro do limite orçamentário.

Se nenhuma discussão com os repórteres for realizada nesta sexta-feira, a questão certamente será discutida na tarde de sábado, com Horner convocado para aparecer na coletiva de imprensa dos chefes de equipe da FIA.

Nessa coletiva ele certamente terá que responder se a Red Bull aceitará ou não o ABA, acordo oferecido pela FIA onde a Red Bull confessa que gatou menos de 5% (USD 7.250 milhões) a mais do que podia em 2021 e recebe punições muito menores do que se resolver confrontar a FIA depois.

É importante lembrar que esse tipo de acordo, o ABA (Acordo de Violação Aceito), está no regulamento financeiro e foi chancelado por todas as equipes.

AS - www.autoracing.com.br

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