Clientes da Mercedes um pouco preocupados com a UP

segunda-feira, 21 de março de 2022 às 12:13

Lando Norris

Algumas equipes e pilotos clientes da Mercedes admitiram algumas leves preocupações sobre a UP no início da temporada de 2022, depois que os carros com motor Mercedes ocuparam cinco das seis últimas posições em velocidade máxima na classificação para o GP do Bahrain.

Em um ponto da corrida no domingo, os dois McLarens, Williams e Aston Martins eram os últimos seis carros na pista, enquanto a equipe de fábrica da Mercedes estava mais de 30 segundos atrás da Ferrari e da Red Bull, até que um safety-car no final os trouxe de volta à disputa.

Com a F1 entrando em um congelamento do motor para 2022, depois de muito trabalho dos fabricantes para se ajustar ao novo combustível E10, a relativa falta de desempenho da UP da Mercedes foi notada pelos clientes.

“Isso foi algo que observamos logo de cara”, disse o chefe da Aston Martin, Mike Krack, à mídia, quando perguntado se a UP Ferrari parece estar um passo à frente da Mercedes.

“Mas, por outro lado, vemos a equipe de fábrica da Mercedes terminando em terceiro e quarto, então ainda assim, você pode fazer o trabalho.”

“Acho que, para nós, a primeira coisa é construir um carro mais rápido antes de entrarmos muito nisso. Antes de entrarmos muito nesse assunto, acho que devemos resolver nossos problemas.”

“Acho que a oposição deu talvez um passo maior por causa do novo combustível, e isso é algo que precisamos recuperar.”

Os pilotos com motor Mercedes pesam com suas opiniões
Nico Hulkenberg, fazendo seu retorno à F1 ao entrar no Aston Martin no lugar do infectado pela COVID Sebastian Vettel, disse que também sentiu que não havia tanta força na UP.

“Pareceu meio estranho hoje”, disse Hulkenberg, cujas últimas corridas também foram com motor Mercedes, ao substituir em três ocasiões os pilotos aa Racing Point em 2020.

“Mesmo com o DRS, às vezes eu simplesmente não estava alcançando os outros. Parecíamos estar um pouco abaixo das velocidades nas retas.”

Lando Norris, da McLaren, foi bastante crítico sobre o estado geral de seu MCL36, mas também apontou a UP Mercedes como um elo fraco na cadeia.

“É, mas ainda vimos os Mercedes chegarem em P3 e P4”, comentou.

“Quero dizer, definitivamente não está ajudando. Acho que definitivamente estamos carentes nesse aspecto em comparação com os outros caras. Mas também vi alguns outros problemas com outros caras, então a confiabilidade é boa, e acho que isso é positivo no momento.”

Russell e Wolff negam qualquer preocupação com a unidade de potência

George Russell, que terminou em P4 em sua primeira corrida como piloto oficial da Mercedes, acredita que há mais problemas nos carros de fábrica do que um défice de potência total.

“Eu não diria necessariamente que é puramente motor; há vários fatores que contribuem”, explicou ele.

“Acho que estamos com bastante arrasto. São vários fatores e provavelmente o nível de arrasto e os quiques estão contribuindo para isso. Vai diminuir a velocidade porque estamos batendo no chão, em vez de avançar em frente.”

“Acho que o défice de tempo de volta que temos atualmente é de cerca de 50% nas retas e 50% nas curvas.”

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, também pareceu sugerir que a falta de potência percebida se deve a diferentes fatores.

“Acho que precisamos analisar os níveis de arrasto primeiro, antes de realmente julgarmos se estamos com falta de potência”, disse ele.

“Não acho que haja grandes diferenças entre as UPs, mas, claramente, a Ferrari deu um grande passo à frente, como se tivessem superado todos os outros.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.