Circuito do Estoril: o palco da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 às 12:58

Ayrton Senna – Estoril 1985

O dia 21 de abril de 1985 ficou marcado na história da Fórmula 1 e na memória do povo brasileiro. Foi no GP de Portugal, realizado no emblemático Autódromo do Estoril, que a lenda Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória.

Esse evento intensificou a paixão dos portugueses pelo esporte automobilístico. Desde os anos 80, a Fórmula 1 é das modalidades mais assistidas em Portugal. Essa tradição se mantém até hoje, com as apostas na Fórmula 1 movimentando considerável dinheiro no país, atrás do futebol, do tênis e do basquete. Muitos portugueses passaram a idolatrar o piloto brasileiro pelo que ele realizou na pista nesse dia memorável.

O Autódromo do Estoril

Tudo começou em 1972, quando Fernanda Pires da Silva adquiriu um terreno para construir um dos autódromos mais modernos da Europa. Projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Ayrton “Lolô” Cornelsen, o circuito teve sua inauguração oficial em 1975 com uma corrida do Campeonato Europeu de Fórmula 2.

Com 4,36 quilômetros e 13 curvas, o Autódromo do Estoril entrou para a Fórmula 1 em 1984, uma prova vencida por Alain Prost. Mas foi no ano seguinte que se deu seu momento mais épico: a primeira vitória de Ayrton Senna. O circuito recebeu grandes eventos do esporte por 12 anos consecutivos, tendo sua última corrida de Fórmula 1 ocorrido em 1996. Após passar por reformas, enfrentou desafios econômicos, especialmente ao deixar de fazer parte do calendário de MotoGP. Atualmente, os entusiastas se esforçam para preservar esse autódromo histórico em Portugal.

A primeira vitória de Senna

Mesmo após uma falha na caixa de velocidades nos treinos da manhã, Senna exibiu determinação e maestria ao enfrentar as condições adversas. A verdadeira batalha de Senna não foi contra os oponentes, mas contra a pista escorregadia durante 67 voltas. A chuva foi constante, e entre os 70 e 85 minutos da prova ficou mesmo muito violenta. Num contexto atual, um GP provavelmente seria cancelado nessas condições meteorológicas..

Em meio às dificuldades e deslizes de outros competidores, o brasileiro manteve o controle, cruzando a linha de chegada com mais de um minuto de vantagem sobre Michele Alboreto, piloto italiano da Ferrari. Apenas 9 pilotos terminaram a corrida e o próprio Senna teve uma perigosa saída de pista que poderia ter comprometido todo seu esforço até então. Essa vitória representou a primeira conquista da Lotus desde 1982.

Vencer a sua segunda corrida na temporada de 1985 foi um marco na carreira de Senna, revelando seu brilho e prenunciando uma trajetória na Fórmula 1. Aqui nasceu a lenda do “Mestre da Chuva”. A curva 13 da pista do Estoril, uma curva de alta velocidade e a mais entusiasmante do circuito, ficou conhecida como Parabólica Ayrton Senna.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.