Cingapura 2010 – Alonso vence de ponta a ponta

domingo, 25 de setembro de 2011 às 10:02

f110-gp-cingapura-primeira-curva350Fernando Alonso, da Ferrari, liderou o GP de Cingapura de ponta a ponta para conquistar sua segunda vitória consecutiva na temporada e entrar definitivamente na luta pelo título.

O espanhol suportou a pressão crescente de Sebastian Vettel (Red Bull) nas voltas finais para assegurar seu quarto triunfo em 2010 e subir para o segundo lugar no campeonato de pilotos, apenas 11 pontos atrás do líder Mark Webber (Red Bull), que tirou proveito de uma ótima estratégia para completar o pódio.

Jenson Button foi o único piloto da McLaren a completar a prova, em quarto lugar, já que seu companheiro Lewis Hamilton mais uma vez abandonou devido a um toque com Webber quando tentava ultrapassar o rival. Nico Rosberg (Mercedes) foi o quinto, à frente de Rubens Barrichello (Williams).

Robert Kubica (Renault) chegou em sétimo apesar de ter sido obrigado a fazer um pit-stop extra por causa de um pneu furado. Adrian Sutil (Force India), Nico Hulkenberg (Williams) e Felipe Massa (Ferrari) fecharam os dez primeiros.

As principais posições se mantiveram após a largada, com Alonso bloqueando Vettel de maneira bastante agressiva para defender a ponta. As McLarens de Hamilton e Button permaneceram em terceiro e quarto, à frente de Webber. A primeira alteração ocorreu no sexto lugar – Barrichello foi superado por Rosberg e Kubica.

Adotando uma estratégia diferente por ter largado no final do grid, Massa parou para trocar pneus logo na volta inaugural. Ele se deu bem quando o safety car entrou na terceira volta, depois que Vitantonio Liuzzi (Force India) ficou parado na saída da chicane, tendo se enroscado com Nick Heidfeld (Sauber) no único incidente da primeira volta. O brasileiro subiu para 14º.

Muitos pilotos a partir do pelotão intermediário aproveitaram a oportunidade para fazer o pit-stop, e Webber foi o único dos líderes a parar. O australiano então iniciou uma ótima prova de recuperação, ultrapassando Timo Glock (Virgin), que não parou e ganhou várias posições, Kamui Kobayashi (Sauber) e Michael Schumacher (Mercedes) para subir de 11º para oitavo entre as voltas 6 e 11.

Rapidamente, uma verdadeira fila se formou atrás de Glock. O alemão se segurou por algum tempo, mas eventualmente foi ultrapassado por Sutil, Hulkenberg, Massa, Vitaly Petrov (Renault) e a dupla da Toro Rosso – Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari.

Enquanto isso, Alonso seguia na frente com uma vantagem de cerca de três segundos sobre Vettel. Hamilton não conseguia acompanhar o ritmo dos dois primeiros, e na 20ª volta, o inglês já estava 15 segundos atrás do líder, com Button a seis segundos de seu companheiro de equipe e à frente de Rosberg, Kubica e Barrichello.

Hamilton entrou para trocar pneus na volta 29. Alonso, Vettel e Button fizeram o mesmo na passagem seguinte, enquanto Rosberg parou na 31. Schumacher foi forçaado a parar na mesma volta de seu companheiro de equipe, depois de ser jogado na barreira de pneus por Kobayashi. Logo em seguida, o japonês provocou a segunda entrada do safety car, quando bateu no muro, ficou em posição complicada e foi atingido por Bruno Senna (Hispania).

Logo após a relargada, aconteceu o lance mais polêmico da corrida. Tirando proveito da presença de um retardatário, Hamilton tentou ultrapassar Webber – que subiu para terceiro graças à estratégia da Red Bull – por fora e se tocou com o rival. O inglês teve de amargar seu segundo abandono consecutivo, enquanto o australiano seguiu na terceira colocação.

Momentos depois, Schumacher se envolveu em mais um incidente. Desta vez, ele jogou Heidfeld na barreira de pneus, provocando o abandono do compatriota, e teve de voltar aos boxes com a aleta da asa dianteira quebrada. Quem também precisou parar novamente na 46ª volta foi Kubica, que colocou outro jogo de pneus duros e caiu de sexto para 12º.

O polonês voltou à pista andando em um ritmo muito forte e começou uma sequência impressionante de ultrapassagens, deixando para trás Buemi, seu companheiro Petrov, Massa, Hulkenberg e Sutil entre as voltas 52 e 55.

O último incidente da noite ocorreu quando Buemi tocou em Heikki Kovalainen e provocou uma rodada da Lotus na penúltima volta. Ambos continuaram, mas o carro do finlandês teve um incêndio na traseira, que foi apagado por ele próprio após parar na reta dos boxes.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Alonso        Ferrari            1h57:53.579
2.    Vettel        Red Bull-Renault    a 0.293
3.    Webber        Red Bull-Renault    a 29.141
4.    Button        McLaren-Mercedes    a 30.384
5.    Rosberg    Mercedes        a 49.394
6.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 56.101
7.    Kubica        Renault            a 1:26.559
8.    Sutil        Force India-Mercedes    a 1:52.416
9.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1:52.791
10.    Massa        Ferrari            a 1:53.297
11.    Petrov        Renault            a 1 volta
12.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 1 volta
13.    Schumacher    Mercedes        a 1 volta
14.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 1 volta
15.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 2 voltas
16.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 3 voltas|

Abandonos:

Glock –        Virgin-Cosworth,              51 voltas
Heidfeld –     Sauber-Ferrari,               35 voltas
Hamilton –     McLaren-Mercedes,             34 voltas
Klien –        HRT-Cosworth,                 30 voltas
Kobayashi –    Sauber-Ferrari,               29 voltas
Senna –        HRT-Cosworth,                 28 voltas
Trulli –       Lotus-Cosworth,               26 voltas
Liuzzi –       Force India-Mercedes,         1 volta

LS – www.autoracing.com.br

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