Christian Horner reclama sem bases sólidas da UP Mercedes

domingo, 10 de outubro de 2021 às 14:48

Christian Horner

Por: Adauto Silva

O chefe da Red Bull continua reclamando que a Mercedes tem velocidade “demais em retas” e que isso está estranho. Está?

Ele já tinha reclamado antes para a FIA e ouviu que não havia nada errado com a UP Mercedes.

Hoje depois do GP da Turquia reclamou de novo que: “A Mercedes foi muito veloz neste fim de semana. “Se você olhar a velocidade nas retas particularmente de Lewis hoje, ela estava 15/20 km/h mais alta na reta oposta. É fenomenal”.

São reclamações vazias, já que Horner simplesmente ignora alguns fatos tais como: Hamilton e Bottas estão com rake mais alto do que nunca, portanto estão usando menos asa traseira do que nunca e que Hamilton teve bastante vácuo na corrida de hoje porque largou em P11, enquanto Verstappen largou em P2 e nunca conseguiu pegar o vácuo de Bottas na corrida inteira.

O chefe da Red Bull ignora também o fato de que sua equipe não achou o acerto ideal para a pista de Istambul Park e inclusive – pela primeira vez em anos – seus carros tinham mais angulação de asa traseira do que a Mercedes, como qualquer um pode ver nas imagens.

Mercedes com rake alto e asa traseira baixa – Turquia 2021

 

Asa traseira alta Red Bull – Turquia 2021

E por fim, Horner também parece “não saber” que a Mercedes está usando mapeamentos extremamente agressivos desde Silverstone, o que inclusive tem causado problemas e consequentes trocas de UP em todos os pilotos que usam o motor Mercedes.

Mas mesmo com tudo isso, a velocidade de Hamilton não foi impressionante nem na classificação e nem na corrida. No Speed trap, que é o ponto da pista que mede as velocidades máximas, na classificação Hamilton foi apenas P8 com 327,5 km/h, enquanto Charles Leclerc foi P1 com 333,0 km/h.

Na corrida, pegando vácuo de outros pilotos várias vezes, Hamilton foi P2 com 310,7 km/h Leclerc P1 com 311,3 km/hora.

E isso desmente também a afirmação de Horner que Hamilton foi mais rápido sem DRS do que com DRS, já que o DRS só foi liberado na classificação.

Veja o Spped Trap da classificação e corrida do GP da Turquia

Classificação:

Pos   Piloto  Vel. máxima
1 Charles Leclerc 333.9
2 Nikita Mazepin 330.3
3 Nicholas Latifi 330.1
4 Kimi Räikkönen 329.2
5 A. Giovinazzi 328.3
6 Sebastian Vettel 327.9
7 Valtteri Bottas 327.6
8 Lewis Hamilton 327.5
9 Fernando Alonso 326.5
10 Esteban Ocon 326.3
11 Pierre Gasly 325.6
12 Mick Schumacher 325.3
13 Yuki Tsunoda 325.3
14 Lance Stroll 325.3
15 Sergio Pérez 324.1
16 George Russell 322.4
17 Max Verstappen 322.0
18 Carlos Sainz Jr. 319.9
19 Lando Norris 319.6
20 Daniel Ricciardo 319.0

Corrida

Pos   Piloto  Vel. máxima
1 Charles Leclerc 311.3
2 Lewis Hamilton 310.7
3 Nicholas Latifi 308.7
4 Lando Norris 308.7
5 George Russell 308.3
6 Kimi Räikkönen 308.2
7 Valtteri Bottas 307.6
8 Fernando Alonso 307.0
9 Sebastian Vettel 306.7
10 Carlos Sainz Jr. 305.9
11 Yuki Tsunoda 304.4
12 Lance Stroll 304.2
13 Pierre Gasly 303.2
14 Nikita Mazepin 303.2
15 Sergio Pérez 303.0
16 A.Giovinazzi 301.9
17 Esteban Ocon 301.7
18 Daniel Ricciardo 300.8
19 Mick Schumacher 299.8
20 Max Verstappen 297.1

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.