Christian Horner reclama sem bases sólidas da UP Mercedes
domingo, 10 de outubro de 2021 às 14:48Por: Adauto Silva
O chefe da Red Bull continua reclamando que a Mercedes tem velocidade “demais em retas” e que isso está estranho. Está?
Ele já tinha reclamado antes para a FIA e ouviu que não havia nada errado com a UP Mercedes.
Hoje depois do GP da Turquia reclamou de novo que: “A Mercedes foi muito veloz neste fim de semana. “Se você olhar a velocidade nas retas particularmente de Lewis hoje, ela estava 15/20 km/h mais alta na reta oposta. É fenomenal”.
São reclamações vazias, já que Horner simplesmente ignora alguns fatos tais como: Hamilton e Bottas estão com rake mais alto do que nunca, portanto estão usando menos asa traseira do que nunca e que Hamilton teve bastante vácuo na corrida de hoje porque largou em P11, enquanto Verstappen largou em P2 e nunca conseguiu pegar o vácuo de Bottas na corrida inteira.
O chefe da Red Bull ignora também o fato de que sua equipe não achou o acerto ideal para a pista de Istambul Park e inclusive – pela primeira vez em anos – seus carros tinham mais angulação de asa traseira do que a Mercedes, como qualquer um pode ver nas imagens.
E por fim, Horner também parece “não saber” que a Mercedes está usando mapeamentos extremamente agressivos desde Silverstone, o que inclusive tem causado problemas e consequentes trocas de UP em todos os pilotos que usam o motor Mercedes.
Mas mesmo com tudo isso, a velocidade de Hamilton não foi impressionante nem na classificação e nem na corrida. No Speed trap, que é o ponto da pista que mede as velocidades máximas, na classificação Hamilton foi apenas P8 com 327,5 km/h, enquanto Charles Leclerc foi P1 com 333,0 km/h.
Na corrida, pegando vácuo de outros pilotos várias vezes, Hamilton foi P2 com 310,7 km/h Leclerc P1 com 311,3 km/hora.
E isso desmente também a afirmação de Horner que Hamilton foi mais rápido sem DRS do que com DRS, já que o DRS só foi liberado na classificação.
Veja o Spped Trap da classificação e corrida do GP da Turquia
Classificação:
Pos | Piloto | Vel. máxima |
1 | Charles Leclerc | 333.9 |
2 | Nikita Mazepin | 330.3 |
3 | Nicholas Latifi | 330.1 |
4 | Kimi Räikkönen | 329.2 |
5 | A. Giovinazzi | 328.3 |
6 | Sebastian Vettel | 327.9 |
7 | Valtteri Bottas | 327.6 |
8 | Lewis Hamilton | 327.5 |
9 | Fernando Alonso | 326.5 |
10 | Esteban Ocon | 326.3 |
11 | Pierre Gasly | 325.6 |
12 | Mick Schumacher | 325.3 |
13 | Yuki Tsunoda | 325.3 |
14 | Lance Stroll | 325.3 |
15 | Sergio Pérez | 324.1 |
16 | George Russell | 322.4 |
17 | Max Verstappen | 322.0 |
18 | Carlos Sainz Jr. | 319.9 |
19 | Lando Norris | 319.6 |
20 | Daniel Ricciardo | 319.0 |
Corrida
Pos | Piloto | Vel. máxima |
1 | Charles Leclerc | 311.3 |
2 | Lewis Hamilton | 310.7 |
3 | Nicholas Latifi | 308.7 |
4 | Lando Norris | 308.7 |
5 | George Russell | 308.3 |
6 | Kimi Räikkönen | 308.2 |
7 | Valtteri Bottas | 307.6 |
8 | Fernando Alonso | 307.0 |
9 | Sebastian Vettel | 306.7 |
10 | Carlos Sainz Jr. | 305.9 |
11 | Yuki Tsunoda | 304.4 |
12 | Lance Stroll | 304.2 |
13 | Pierre Gasly | 303.2 |
14 | Nikita Mazepin | 303.2 |
15 | Sergio Pérez | 303.0 |
16 | A.Giovinazzi | 301.9 |
17 | Esteban Ocon | 301.7 |
18 | Daniel Ricciardo | 300.8 |
19 | Mick Schumacher | 299.8 |
20 | Max Verstappen | 297.1 |
Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva
adauto silva, Christian Horner, formula 1 2021, Formula 1 rake, lewis hamilton, mercedes f1, Opinião Autoracing, red bull f1, Velocidades máximas GP Turquia
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.