Christian Horner: Parceiro de UP tem que aceitar os termos da Red Bull

sexta-feira, 2 de setembro de 2022 às 13:46

Christian Horner

Christian Horner jogou um balde de água fria na parceria de UP com a Porsche. A Red Bull está avançando com seu próprio programa de motores para 2026 e qualquer novo fabricante que quiser se juntar a ela terá que fazê-lo em seus termos, disse o chefe da equipe, Christian Horner.

Ele indicou que a Honda, que desenvolveu as UPs híbridas V6 que a equipe usa atualmente, mostrou interesse em participar da F1 de alguma forma em 2026. A Red Bull também está em discussões com a Porsche sobre uma parceria quando as novas regras da UP da F1 forem introduzidas.

Horner disse que sua equipe está “a todo vapor com as UPs da Red Bull” em sua base de Milton Keynes, onde sua unidade de potência de 2026 será construída.

“Estamos dando grandes passos com o acionamento do primeiro motor Red Bull há algumas semanas”, disse ele à Sky. “Então 2026 está muito longe e estamos muito focados em nosso plano, na UP que estamos produzindo com os talentos que trouxemos e estamos trazendo para a equipe.”

Não é garantido que a Red Bull fará parceria com um novo fabricante, disse Horner. “Qualquer relacionamento com qualquer fabricante ou parceiro teria que se encaixar na Red Bull”, disse ele.

“Acho que temos uma grande equipe. Temos força em profundidade. Temos este novo capítulo empolgante para o qual estamos entrando no lado do trem de força do negócio. Temos alguns talentos fenomenais que se juntaram à empresa. Então estamos em boa forma.”

“O tempo dirá se abraçaremos um parceiro nesse programa ou, conforme o plano estiver presente, continuamos por conta própria.”

No entanto, ele admitiu que a Honda mostrou interesse em se comprometer novamente com o projeto de F1 que engavetou no final do ano passado, apesar de ter construído a UP que levou Max Verstappen ao campeonato mundial. A Honda Racing Corporation estendeu no mês passado seu contrato para fornecer suporte técnico à Red Bull até 2025.

“A Honda obviamente se retirou da Fórmula 1, eles mantiveram o acordo que temos com a HRC, eles estão fazendo barulho sobre 2026.”

“Mas, obviamente, ‘nosso trem já partiu’. Comprometemo-nos com esse investimento na Red Bull Powertrains, temos cerca de 300 pessoas trabalhando agora nessa UP de 2026. Portanto, isso precisa se encaixar em qualquer acordo com qualquer parceiro ou fabricante em potencial, com isso e com toda a equipe sob o mesmo teto e os benefícios de sinergia que nossos desenhistas de chassis têm sentados ao lado dos desenhistas de motores.”

O irmão da marca do Grupo Volkswagen, Audi, confirmou na semana passada que produzirá UP para a próxima geração da F1. “É ótimo ver a Audi entrando no esporte”, disse Horner.

“Mas qualquer coisa que a Red Bull considere tem que se encaixar na estratégia de longo prazo da equipe. E como eu disse, há muito tempo pela frente.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.