Christian Horner: É difícil dizer não, mas estamos chegando no ponto de ruptura

quarta-feira, 17 de maio de 2023 às 17:37

Christian Horner – Red Bull

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que o atual calendário da Fórmula 1 está atingindo o ‘ponto de ruptura’ após sua expansão nos últimos anos.

2023 agora terá 22 corridas, mas 24 estavam programadas, o que seria mais do que qualquer outra temporada na história do esporte. O GP da China saiu do calendário antes da temporada começar devido aos temores do Covid-19 e agora o GP da Emilia Romagma também saiu por causa das enchentes terríveis na região.

O grande número de corridas tem um alto impacto físico e psíquico sobre os membros da equipe que passam a maior parte do ano viajando entre as pistas.

Agora, Horner admitiu que gostaria de ver um calendário mais curto de cerca de 18 corridas, mas reconhece que com tantos destinos emocionantes é impossível manter o calendário tão pequeno.

Horner: É difícil dizer não

Horner admite que há pouco que ele possa fazer para reduzir o número atual do calendário, mas enfatizou que não gostaria de vê-lo expandido ainda mais.

Em entrevista ao Financial Times, Horner foi questionado sobre qual era seu número ideal de corridas. “Cerca de 18”, ele riu antes de explicar seu ponto de vista.

“O problema é que Stefano aparece e eles fazem o mesmo truque todos os anos, e é como, ‘Oh, talvez não possamos ir para Silverstone, ou Monza parece um pouco instável’, e assim por diante.

“E então ele diz: ‘Bem, olha, não podemos perder Mônaco, não podemos perder Monza, não podemos perder Silverstone’, e então ele diz: ‘E quanto a Las Vegas?’ Ok, certo , nós iremos para Las Vegas. ‘Que tal Miami?’ Sim, tudo bem. Nós iremos para lá também. E você sabe, eles continuam apresentando ótimos locais e grandes corridas, e é difícil dizer não.”

“Mas você chega a um ponto em que se pergunta onde consegue saturação, e 23 é uma quantidade insana de corridas e quilometragem que temos que cobrir em uma temporada. Eu acho que é melhor ter competição pelos locais existentes em vez de continuar adicionando mais e mais porque você chega a um ponto de ruptura, do qual não sinto que estamos tão longe.”

“Você chega a um ponto em que, sabe, 23 domingos por ano para as pessoas tirarem duas horas da tarde ou da noite de domingo, é um grande compromisso seguir uma temporada inteira, e acho que é o suficiente.”

O atual Pacto de Concordia em vigor até 2025 define o número máximo de corridas por temporada para 24, o que significa que a F1 tem muito pouco espaço de manobra quando se trata de adicionar novas pistas ao calendário.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.