Christian Horner admite que Masi errou em Abu Dhabi 2021

quinta-feira, 30 de junho de 2022 às 2:48

Christian Horner e Michael Masi

Demorou, mas Christian Horner finalmente admitiu que o ex-diretor de corrida da FIA, Michael Mais, cometeu um erro que decidiu o campeonato no ano passado em favor de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi.

Max Verstappen saiu vitorioso no circuito de Yas Marina em dezembro, depois de ultrapassar Lewis Hamilton durante o que se transformou em uma “sprint” de uma volta após um período tardio do safety-car.

Masi decidiu que apenas os retardatários entre os dois protagonistas do campeonato descontassem uma volta antes de mandar que o safety-car entrasse nos boxes, uma decisão que afrontou o regulamento entregando o título de bandeja ao piloto da Red Bull.

O regulamento dava a opção de nenhum ou todos os carros descontarem uma volta, mas não apenas alguns. Se nenhum descontasse a volta, cinco carros ficariam entre Hamilton e Verstappen na última volta e seria quase impossível Verstappen ultrapassar todos eles e ainda Hamilton para vencer a corrida e o título. Se todos descontassem a volta, não daria tempo de a corrida recomeçar e Hamilton venceria tanto a corrida quanto o título.

Houve alegações que existia um acordo verbal – não previsto no regulamento – para que as corridas não acabassem sob o safety-car e por isso Masi teria inventado esse procedimento, mas a FIA e o Conselho Mundial de Automobilismo obviamente não aceitaram tal alegação e Michael Masi foi demitido.

Horner defende Masi desde que o australiano foi removido de seu posto pela FIA antes da atual temporada, mas falando na Cambridge Union, o chefe da equipe Red Bull admitiu que esse erro foi cometido pelo ex-diretor de corrida.

“Para mim, fiquei muito desapontado com a forma como a FIA lidou com Michael. Ele estava naquela sala de controle de corrida fazendo o melhor que podia com a pressão que tinha”, disse Horner.

“O mantra sempre foi muito claro de que ele sempre estaria sob pressão para reiniciar a corrida – ‘ninguém’ queria ver um campeonato mundial vencido sob um safety-car.”

“Ele cometeu um erro ao não permitir que todos os carros descontassem a volta. Então, acho que três carros ficaram na parte de trás do pelotão e não puderam fazer isso.”

“Esse foi o único erro que ele cometeu, então achei tremendamente duro ele ter sido enforcado, principalmente em público e as trollagens que ele recebeu e os abusos que recebeu online sem nenhum apoio da FIA por trás dele.”

“Eu senti pena dele, deveria ter havido mais apoio depois daquele campeonato porque ele estava em uma posição incrivelmente difícil.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.