China 2010: Button comanda dobradinha da McLaren

domingo, 17 de abril de 2011 às 9:20

f110-vettel-350_copyA chuva que ia e voltava com mais ou menos força foi a tônica do caótico GP da China, a quarta etapa da F1 em 2010. A corrida foi recheada de ultrapassagens e, além disso, a estratégia e as duas intervenções do Safety Car foram determinantes para a definição do resultado final.

A vitória ficou com Jenson Button (McLaren), a segunda dele na temporada e nona na categoria. O piloto inglês optou por permanecer na pista com pneus slicks nas voltas iniciais da corrida e acabou recompensado. Ele fez apenas dois pit stops, enquanto a maioria dos demais pilotos parou quatro vezes para troca de pneus.

Button completou as 56 voltas em 1h44min42s163, com uma vantagem de 1s530 para o seu companheiro de equipe, o também inglês Lewis Hamilton. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio em terceiro, bastante pressionado no final pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

Robert Kubica (Renault), em mais um bom resultado, chegou em quinto, seguido pelo pole position Sebastian Vettel (Red Bull). Vitaly Petrov (Renault) ultrapassou Mark Webber (Red Bull) a duas voltas do final e cruzou em sétimo.

Entre os brasileiros, o melhor foi Felipe Massa, que chegou em nono. O piloto da Ferrari ultrapassou Michael Schumacher (Mercedes) na penúltima volta, deixando o veterano alemão em décimo. Rubens Barrichello (Williams) ficou em 12º, Bruno Senna (Hispania) em 16º e Lucas di Grassi (Virgin) abandonou após nove voltas.

A corrida começou sem chuva. Alonso pulou de terceiro para primeiro, superando as Red Bulls de Webber e Vettel, mas queimou a largada e acabou punido com um drive-through, cumprido posteriormente. Um acidente provocado por Vitantonio Liuzzi (Force India), que atingiu Kamui Kobayashi (Sauber) e Sebastien Buemi (Toro Rosso), provocou a primeira interrupção da corrida.

Como a chuva começou a cair de leve, a maioria dos pilotos resolveu colocar pneus intermediários. Apenas seis permaneceram na pista, entre eles Rosberg, Button, os dois carros da Renault e Pedro de la Rosa (Sauber), que abandonou com problemas de motor. A aposta deles se mostrou acertada, pois a chuva parou e houve a necessidade de uma segunda troca para os demais, desta vez para compostos slicks. Rosberg e Button abriram grande vantagem na liderança, na casa de 40s.

Hamilton foi uma das grandes atrações da corrida, com várias ultrapassagens. Na quinta volta, o piloto da McLaren deixou Vettel para três na entrada dos boxes. Alonso fez a mesma manobra na 20ª passagem em cima de Massa, seu colega de Ferrari.

Na 19ª volta, a chuva voltou a cair, e desta vez todos precisaram ir para os boxes colocar pneus intermediários. Um pouco antes, Button assegurou a liderança definitiva da prova ao ultrapassar Rosberg. As disputas e as pequenas escapadas de pista se sucediam, com Hamilton superando também na pista Vettel e a Force India de Adrian Sutil.

Michael Schumacher, nas duas primeiras rodadas de pit stops, foi favorecido por ter sido chamado primeiro aos boxes, ganhando preciosos segundos. Na pista, no entanto, o piloto alemão não tinha o melhor ritmo, já que foi sendo sucessivamente ultrapassado por vários pilotos. Hamilton, Vettel, Alonso, Petrov e Massa foram deixando o piloto da Mercedes para trás em momentos distintos do GP.

O Safety Car foi acionado pela segunda vez na 22ª volta, após Jaime Alguersuari (Toro Rosso) ter perdido partes da asa dianteira do seu carro. A enorme diferença dos líderes foi descontada, e quem se deu melhor foi Hamilton, que ganhou várias posições, deixou Kubica para três na 29ª volta e colou em Rosberg. Alonso também vinha crescendo.

Na 37ª volta, houve a necessidade de nova troca de pneus intermediários. Hamilton ganhou a posição de Rosberg nos boxes, pulando para segundo. Alonso, que havia ultrapassado Adrian Sutil antes da parada, tentou pressionar o piloto da Mercedes mas ficou mesmo em quarto. Button, que tinha boa vantagem para Hamilton, deu uma pequena escapada, mas conseguiu retornar para confirmar a vitória.

Classificação da prova:

Pos    Piloto        Equipe            Distância
1    Button        McLaren-Mercedes    1h44:42.163
2    Hamilton    McLaren-Mercedes    a     1.530
3    Rosberg        Mercedes        a     9.484
4    Alonso        Ferrari            a    11.869
5    Kubica        Renault            a    22.213
6    Vettel        Red Bull-Renault    a    33.310
7    Petrov        Renault            a    47.600
8    Webber        Red Bull-Renault    a    52.172
9    Massa        Ferrari            a    57.796
10    Schumacher    Mercedes        a  1:01.749
11    Sutil        Force India-Mercedes    a  1:02.874
12    Barrichello    Williams-Cosworth    a  1:03.665
13    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a  1:11.416
14    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 1 volta
15    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1 volta
16    Senna        HRT-Cosworth        a 2 voltas
17    Chandhok    HRT-Cosworth        a 4 voltas
–    Trulli        Lotus-Cosworth        a 30 voltas
–    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 48 voltas
–    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 49 voltas
–    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 56 voltas
–    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 56 voltas
–    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 56 voltas
–    Glock        Virgin-Cosworth        a 56 voltas

Volta mais rápida: Hamilton, 1:42.061

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.