Chefes da Fórmula 1 dizem que formato de classificação é um “lixo”

sábado, 19 de março de 2016 às 8:51
Toto Wolff, Bernie Ecclestone, Christian Horner e Niki Lauda

Toto Wolff, Bernie Ecclestone, Christian Horner e Niki Lauda

Os grandes chefes da F1 estão inflexíveis que o formato de classificação deve ser mudado o mais rapidamente possível, após a sua estreia decepcionante no GP da Austrália.

Embora o novo sistema de eliminação tivesse um início agitado no Q1, já que todos tentavam marcar tempo, os últimos segmentos viram pilotos sentados nos boxes enquanto o relógio continuava até eliminá-los.

Os chefes da equipe Mercedes, Toto Wolff e Niki Lauda, estavam entre os críticos mais vociferantes do formato.

“Este é o maior absurdo que já vi”, disse Lauda. “Não tenho certeza se devo felicitar Toto e os nossos pilotos pela primeira fila. Temos de convocar uma reunião e pedir a FIA para alterar o formato, com efeito imediato. Já para Bahrain”.

Wolff disse que não pode haver nenhuma dúvida depois de Melbourne, que o sistema foi um fracasso.

“Eu sou a primeira pessoa a dizer que não se deve falar mal da categoria, mas quando a prova está aí diante de seus olhos, você não pode fechá-los e negar a realidade”, disse ele. “O novo formato é um lixo – muito complicado de acompanhar e um fracasso no final (Q3), com nenhum piloto na pista”.

Christian Horner da Red Bull, concordou que o sistema foi um fracasso.

“Devemos nos desculpar com os fãs, não apresentamos um show para eles hoje, o que é uma pena”, disse ele. “Não é bom para a classificação terminar faltando cinco minutos: pilotos e carros precisam estar lutando pela pole até o último segundo”.

Bernie Ecclestone disse que algumas mudanças podem ser feitas a tempo para a próxima corrida no Bahrain. Ele chamou a estreia do novo formato de classificação de “bela porcaria” depois de assistir na televisão.

“Eu assisti, mas tenho que dizer que não estava entusiasmado com isso desde o primeiro dia”, disse Ecclestone. “Foi uma bela porcaria. Mas isso é o que temos, até que possamos alterá-la”.

Eric Boullier da McLaren disse que isso só seria possível se houvesse acordo unânime.

“Tecnicamente, você só precisa de alguns dias para mudar o que quiser”, disse ele. “Você só precisa votar por e-mail e os membros da Comissão de F1 podem dar uma opinião”.

“Se todos concordam, então isso poderia ser feito, mas, obviamente, não sei se vai ser unânime ou se algumas pessoas querem dar a este formato de classificação mais uma chance”.

“Se não houver unanimidade, então não podemos mudar nada”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.