Chefe de Spa diz que pista não é muito perigosa para a F1

sábado, 29 de julho de 2023 às 10:20

GP da Bélgica

A promotora do GP da Bélgica, Vanessa Maes, reagiu à narrativa de que Spa-Francorchamps se tornou muito perigosa para o calendário da Fórmula 1. Os pilotos têm falado sobre o potencial de sessões canceladas neste fim de semana devido ao tipo de chuva que terminou em outra fatalidade na Fórmula Regional no topo da Eau Rouge recentemente.

Mas Maes disse à RTBF na sexta-feira que Spa não é mais perigoso do que qualquer outro circuito. “O automobilismo continua perigoso, mas a segurança é a principal prioridade do circuito, do GP de Spa, da FIA e da Liberty Media”, insistiu ela.

A discussão sobre segurança em Spa chegou em um momento difícil para os organizadores, já que o atual contrato de corrida com a Fórmula 1 expira após 2024. “Há muitos candidatos e poucas vagas no calendário”, admitiu Maes. “Após este evento teremos palestras. Não vamos deixar isso passar”.

O grande boato é que a F1 só pode estar disposta a assinar um novo contrato com Spa-Francorchamps se for alternado anualmente com o GP da Holanda em Zandvoort. “A F1 está evoluindo muito rapidamente”, disse Maes quando perguntada sobre isso.

“É uma pessoa corajosa quem pode dizer o que vai acontecer em dois anos neste esporte. Certamente não eu. Mas queremos receber a F1 aqui todos os anos. Muita gente vive desse evento. Sim, é preciso investimento e apoio do governo da Valônia, mas o retorno está aí. Vale a pena”, comentou.

Maes disse que Spa já respondeu ao pedido da Liberty Media por muito mais entretenimento ao lado da ação da Fórmula 1 no ano passado. “Recebemos 110 mil espectadores todos os dias”, explicou ela. “São 10 mil a mais do que nos anos anteriores. Metade deles são holandeses”.

Maes concluiu: “F1 com Spa é perfume. Sem Spa, F1 é só colônia”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.