Charles Leclerc se sente pronto para lutar pelo título desta temporada
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 às 14:34
Charles Leclerc
Charles Leclerc disse ao Racing News 365 que se sente “pronto” para lutar pelo título de pilotos de F1 em 2025 se a Ferrari fornecer um carro para tal.
O monegasco de 27 anos terá como companheiro de equipe Lewis Hamilton nas próximas duas temporadas. Depois de ganhar sete títulos de pilotos, o piloto inglês será e terá um desafio formidável.
No entanto, Leclerc afirmou que ele – e a Ferrari – estão à altura da tarefa, argumentando que está “totalmente confiante” de que a Ferrari será a próxima equipe a tirar o título de Max Verstappen e da Red Bull.
Vencedor de 8 GPs, Leclerc terminou a temporada de F1 de 2024 em P3 na classificação, atrás do holandês e de Lando Norris, da McLaren.
Com 81 pontos de atrás, Verstappen provavelmente teria permanecido fora do alcance de Leclerc mesmo se a Ferrari não tivesse sofrido uma queda desastrosa de desempenho no meio do ano devido ao seu pacote de atualização fracassado no GP da Espanha.
No entanto, Norris — que terminou apenas 18 pontos à frente — era alcançável. Leclerc está profundamente ciente da necessidade de manter o nível de desempenho necessário ao longo da temporada.
“Sinto que estou pronto para o campeonato”, disse o piloto monegasco em uma entrevista exclusiva no final da temporada passada. “O que nós precisamos é de um carro que, ao longo da temporada, seja capaz de fazer isso.”
“Estou totalmente confiante de que a próxima equipe a conseguir fazer isso e vencer a Red Bull, especialmente, pelo campeonato seremos nós.”
Leclerc destaca a principal área de melhoria
Apesar do P3 tenha sido um passo à frente em relação ao P5 de 2023, não foi o patamar que ele alcançou no ano anterior, quando foi vice-campeão da F1. No entanto, após um início forte, provou ser uma campanha dolorosa – tanto para Leclerc quanto para a Ferrari.
Uma série de erros e oportunidades perdidas o fez chegar mancando para casa 146 pontos atrás do piloto da Red Bull, tendo liderado por 46 após a terceira rodada do ano na Austrália.
Capaz de maximizar melhor os pontos disponíveis e entender onde está o limite, Leclerc percorreu um longo caminho desde aquela temporada.
Quando lhe foi dito que ele havia amadurecido como piloto e perguntado se ele sentia que havia melhorado a partir daquele ponto, “Percival” concordou.
“Eu melhorei”, disse ele, refletindo sobre as duas últimas temporadas. “Melhorei na forma como aceito mais quando um fim de semana não está indo exatamente como eu quero.”
“Enquanto no passado, se as coisas não estavam indo exatamente como eu queria, se o carro não estava exatamente como eu queria, eu estava tentando encontrar algo no carro que não estava lá, e isso estava me levando a cometer erros.”
“Isso também estava me levando às vezes a fazer algo realmente bom quando as coisas não estavam lá, mas eu senti que estava me prejudicando mais do que me ajudando – e nisso, melhorei muito.”
“Senti que maximizei os pontos muito mais ao longo da temporada, mas isso não significa que nunca mais cruzarei essa linha.”
“É sempre um jogo de tentar chegar o mais perto possível do limite sem nunca o ultrapassar, mas sinto que dei um passo à frente nisso, sim.”
Leclerc x Hamilton, noticias charles leclerc, noticias f1, noticias Ferrari, noticias lewis hamilton, scuderia ferrari
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.