Charles Leclerc é o pole do GP da Austrália de 2022

sábado, 9 de abril de 2022 às 4:48

Charles Leclerc – Melbourne 2022

O monegasco Charles Leclerc da Ferrari fez uma linda volta no Q3 da tumultuada classificação para o GP da Austrália e cravou sua segunda pole em três corridas desta temporada.

O treino foi fortemente interrompido por bandeiras vermelhas decorrentes de dois grandes acidentes. Leclerc liderou após as primeiras tentativas no Q3, fazendo 1m18.239s segundos antes de Fernando Alonso bater na curva 11 – a direita no final da reta depois da segunda zona de DRS.

Alonso tinha acabado de marcar o melhor tempo no setor intermediário quando perdeu a traseira de seu Alpine na curva 11, o espanhol disse depois que ele bateu por ter  “ perdido a hidráulica” e “não conseguiu mudar de marcha”.

Quando o treino recomeçou para as voltas finais do Q3 Perez liderou o pelotão, optando por sair mais cedo para fazer duas voltas rápidas, enquanto o resto construiu um único esforço final com duas voltas de aquecimento.

A segunda tentativa de Perez no Q3 terminou a apenas 0,001s da volta anterior de Leclerc, antes de Verstappen ficar à frente de ambos com 1m18,154s.

Mas Leclerc respondeu com setores roxos no primeiro e último trechos – Alonso mantendo o melhor tempo no setor intermediário – para registrar 1m17,868s e garantir sua segunda pole de 2022 por 0,286s.

A terceira volta de Perez no Q3 acabou não sendo melhor que a segunda e ele terminou em terceiro, à frente de Lando Norris, Lewis Hamilton e George Russell em uma sequencia de três pilotos britânicos.

Hamilton estava atrás de Russell apenas nas últimas voltas do Q3 – os carros da Mercedes empregaram táticas de duração de voltas semelhantes a Perez após a bandeira vermelha de Alonso, que durou quase 15 minutos.

O herói da casa Daniel Ricciardo terminou em sétimo à frente de Esteban Ocon e Carlos Sainz Jr na segunda Ferrari.

Sainz teve a infelicidade de não completar sua primeira volta no Q3 assim que as bandeiras vermelhas foram trazidas pelo acidente de Alonso e ele não conseguiu igualar o ritmo de seu companheiro de equipe nos minutos finais.

Alonso ficou em P10 porque não marcou tempo no Q3 como resultado de seu acidente.

Após a conclusão do Q2, vários pilotos – incluindo Leclerc, Hamilton e Verstappen – reclamaram do sol poente comprometer sua visão enquanto davam uma volta no circuito de Albert Park.

O problema de visibilidade, que levou Leclerc e Hamilton a solicitar viseiras mais escuras para o Q3, foi porque o treino estava demorando devido ao atraso após o acidente de Alonso e o Q1 sendo suspenso com dois minutos restantes após um acidente maciço entre os canadenses Nicholas Latifi e Lance Stroll.

Stroll tinha acabado de entrar na briga depois dos reparos de Aston Martin em seu carro após seu acidente no final do TL3, quando a dupla se uniu em um aparente mal-entendido sobre deixar os carros passarem em uma volta lenta ao saírem da curva 5.

Latifi tinha acabado de deixar Stroll passar enquanto eles corriam em baixa velocidade em direção à Curva 5 – a direita apertada e rápida que termina o primeiro setor da pista – quando a Williams acelerou e passou o Aston pelo lado direito, com Zhou se aproximando por trás em maior velocidade.

Quando Latifi estava passando, Stroll virou à direita – possivelmente para sair do caminho de Zhou, como é o requisito para os pilotos que não estão em uma volta voadora – e a dupla fez contato, quebrando a suspensão dianteira direita do Aston e enviando Latifi para a parede e esmagando todos os cantos de sua Williams.

Quando o treino recomeçou após um atraso de 15 minutos, que a Aston usou para terminar os reparos que também estava concluindo no carro de Sebastian Vettel que parecia estar incompleto antes da bandeira vermelha, um bando de pilotos fez fila no final do pitlane para entrar na pista.

O esforço de Vettel foi suficiente para colocá-lo à frente do tempo de Latifi antes de seu acidente com Stroll, que ficou na parte de trás do pelotão sem tempo definido.

Ao retornar aos boxes no final do Q1, Albon, que perderá três posições no grid de Melbourne como resultado de seu acidente com Stroll na corrida de Jeddah, foi obrigado a encostar e parar seu carro antes da penúltima curva, quando Williams detectou um problema.

O acidente entre Latifi e Stroll será investigado depois, enquanto Vettel foi multado em € 600 por excesso de velocidade no pitlane durante sua breve aparição no Q1, que Verstappen liderou.

Veja a classificação completa para a corrida de amanhã

Pos Piloto Equipe Q1 Q2 Q3
1 Charles Leclerc Ferrari 1:18.881s 1:18.606s 1:17.868s
2 Max Verstappen Red Bull 1:18.580s 1:18.611s 1:18.154s
3 Sergio Pérez Red Bull 1:18.834s 1:18.340s 1:18.240s
4 Lando Norris McLaren 1:19.280s 1:19.066s 1:18.703s
5 Lewis Hamilton Mercedes 1:19.401s 1:19.106s 1:18.825s
6 George Russell Mercedes 1:19.405s 1:19.076s 1:18.933s
7 Daniel Ricciardo McLaren 1:19.665s 1:19.130s 1:19.032s
8 Esteban Ocon Alpine 1:19.605s 1:19.136s 1:19.061s
9 Carlos Sainz Ferrari 1:18.983s 1:18.469s 1:19.408s
10 Fernando Alonso Alpine 1:19.192s 1:18.815s #NOME?
11 Pierre Gasly AlphaTauri 1:19.580s 1:19.226s
12 Valtteri Bottas Alfa Romeo 1:19.251s 1:19.410s
13 Yuki Tsunoda AlphaTauri 1:19.742s 1:19.424s
14 Guanyu Zhou Alfa Romeo 1:19.910s 1:20.155s
15 Mick Schumacher Haas 1:20.104s 1:20.465s
16 Alexander Albon Williams 1:20.135s
17 Kevin Magnussen Haas 1:20.254s
18 Sebastian Vettel Aston Martin 1:21.149s
19 Nicholas Latifi Williams 1:21.372s
20 Lance Stroll Aston Martin

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.