CEO da VW confirma entrada de Audi e Porsche na F1

segunda-feira, 2 de maio de 2022 às 9:42

Porsche e Audi

Herbert Diess, chefe executivo da Volkswagen, supostamente confirmou que Audi e Porsche entrarão na Fórmula 1 em 2026.

Diess indicou que os planos da Porsche são um pouco mais certos neste estágio inicial – o que poderia significar uma parceria com a Red Bull para um programa de motor.

Desde o ano passado, quando ambas se envolveram nas conversas sobre a próxima geração de motores da F1 a partir de 2026, Audi e Porsche – que fazem parte do grupo Volkswagen – vêm sendo cada vez mais ligadas à categoria.

No início de abril, houve a confirmação não oficial da Reuters, que agora está atribuindo a palavra oficial a Diess em um vídeo do YouTube.

Entretanto, o chefe executivo da VW não deu detalhes específicos, apesar da Reuters relatar que a Porsche “pretende estabelecer uma parceria de longa duração com a Red Bull daqui a alguns anos”, o que essencialmente significa 2026.

A Reuters também está mantendo sua história de março de que a Audi fez uma proposta de €500 milhões pela equipe McLaren que, se aceita, permitiria que ela entrasse na F1 como construtora ao invés de apenas fornecer motores.

Zak Brown, CEO da McLaren, disse em janeiro que a equipe “definitivamente não está à venda”, mas admitiu que conversas “muito preliminares” com a VW haviam ocorrido.

Contudo, a McLaren não é a única potencial opção se a Audi estiver disposta a comprar uma equipe existente ao invés de começar uma do zero.

A Sauber, operadora da equipe Alfa Romeo, esteve próxima de ser vendida para a Andretti Autosport em 2021 e já possui ligações com a Audi, cujo carro de Le Mans foi desenvolvido no túnel de vento em Hinwill.

Jan Monchaux, diretor técnico da Alfa, trabalhava em uma função similar na Audi.

Também é possível que os proprietários da Williams, Dorilton Capital, estejam interessados em um acordo.

Recentemente, o ex-piloto Ralf Schumacher alegou que Lawrence Stroll, proprietário da Aston Martin, pode já ter iniciado as conversas com o grupo Volkswagen em relação à venda de sua equipe para a Audi.

A suposta confirmação sobre Audi e Porsche vem menos de uma semana depois que a Comissão da F1 discutiu os motores de 2026, com a FIA revelando “seis metas preliminares” para as unidades de potência que foram “bem recebidas” pelos participantes da reunião.

As regras propostas para os motores de 2026 deverão ser votadas em julho, e a certeza da entrada das duas marcas da VW na categoria seria um passo chave nesse processo.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.