CEO da Alpine questiona a FIA depois de Miami

quarta-feira, 11 de maio de 2022 às 10:02

Laurent Rossi

Laurent Rossi, CEO da Alpine, divulgou uma declaração após o GP de Miami questionando a segurança da pista e a punição de Fernando Alonso.

O fim de semana da Alpine se complicou no último treino livre, quando Esteban Ocon bateu forte na curva 14, um impacto de 51G que o tirou da classificação com um chassi rachado.

Ocon se recuperou bem na corrida para chegar em oitavo. Seu companheiro Alonso foi o nono, mas perdeu seus pontos depois de uma punição por sair da pista e ganhar vantagem.

Rossi ficou insatisfeito com esses dois fatores, questionando primeiramente a segurança do circuito na curva 14, onde havia um muro de concreto ao invés das barreiras Tecpro.

Vários pilotos reclamaram daquele ponto da pista, onde Carlos Sainz também bateu na sexta-feira, mas nenhuma mudança foi feita.

“O fim de semana do GP de Miami não decepcionou e foi ótimo ver um novo evento com uma atmosfera tão vibrante”, disse Rossi em uma declaração nas redes sociais da Alpine.

“Foi igualmente prazeroso fazer uma corrida à altura das expectativas, e da perspectiva da equipe, foi satisfatório ter ambos os nossos carros cruzando a linha de chegada entre os 10 primeiros após uma classificação comprometida por várias razões”.

“Esses cenários moldaram nosso fim de semana no fim das contas: Esteban infelizmente perdeu a classificação, mas com medidas de segurança suficientes, o carro provavelmente teria ficado bem, enquanto Fernando pegou tráfego em uma volta rápida”.

Rossi então questionou a segunda das duas penalizações de cinco segundos de Alonso, que o fez cair de nono para 11º no resultado.

O espanhol já havia sido punido por um incidente com Pierre Gasly e então foi vítima dos limites de pista. Contudo, Rossi não gostou de como a FIA lidou com a situação.

“Uma punição pós-corrida decepcionante para Fernando por sair da pista e ganhar vantagem significou que nossos seis pontos na bandeira quadriculada se transformaram em quatro e nos custou uma merecida chegada dupla nos pontos”, acrescentou ele.

“É certamente difícil de aceitar porque Fernando cedeu de volta o tempo durante a volta e nós não pudemos apresentar a evidência para esclarecer a situação particular antes da penalização ser aplicada”.

“Com a oportunidade de explicar, nós estávamos confiantes de que Fernando teria mantido seu nono lugar”.

“Nós tentaremos novamente na Espanha, onde estamos determinados a encaixar um fim de semana muito mais suave e justo para demonstrar o potencial real do nosso pacote”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.