Carros de rua – Volkswagen mostra 13 modelos inéditos no Brasil no Salão de São Paulo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 às 16:53
O novo Fusca

Novo Fusca

A Volkswagen apresenta durante a 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 13 veículos inéditos no mercado brasileiro, além de promover a estreia mundial do conceito SUV Taigun. Com a estreia de seis protótipos (mais o SUV) e o lançamento de sete modelos – estes chegarão às mais de 600 concessionárias da marca no Brasil entre o fim deste ano e o início de 2013. A Volkswagen é um dos grandes destaques no evento, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro. Com a maior área da mostra automotiva, com 5.050 m², o estande da Volkswagen traz um espaço exclusivo para o conceito “Think Blue”. Uma iniciativa global da marca que incorpora o objetivo de criar processos e produtos ecologicamente corretos.

–    Taigun – A apresentação mundial do conceito de um futuro SUV da classe A00 não ocorre por acaso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Este utilitário esportivo é uma homenagem ao mercado brasileiro – se chegar à produção em série, o novo Volkswagen poderá ser comercializado internacionalmente, e não apenas na América do Sul. Com uma aparência sofisticada e de elevada qualidade, o Taigun tem 3,85 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e 1,57 metro de altura. A distância entre-eixos é de 2,47 metros, relativamente longa em relação ao comprimento exterior. O motor 1,0l turbo com sistema de injeção direta do Taigun também é uma estreia mundial. O novo propulsor, que desenvolve 81 kW / 110 cv de potência (a 5.000 rpm), amplia a gama de motores a gasolina de três cilindros com base na família EA211 e abre um novo capítulo na estratégia de downsizing da Volkswagen. O protótipo de qua tro lugares (peso: 985 kg) acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos e tem velocidade máxima de 186 km/h. A transmissão é manual de seis marchas.

–    Novo Gol duas portas – A versão duas portas do modelo mais vendido no mercado brasileiro estreia com visual ainda mais esportivo, aliado a uma excelente relação custo-benefício. O Novo Gol duas portas 1.0 tem preço sugerido de R$ 26.690. Com motor 1.6, o modelo parte de R$ 30.590. E, com a transmissão I-Motion, o preço do Novo Gol 1.6 duas portas é de R$ 33.190. Custando cerca de R$ 1.300 a menos do que a versão quatro portas, a novidade (que começa a ser comercializada no fim de outubro nas mais de 620 concessionárias da marca) chega cerca de três meses após o lançamento da configuração quatro portas, quando o Gol passou a contar com o design mundial da marca Volkswagen e recebeu mais inovação tecnológica. O Novo Gol duas portas mantém o caráter, a força e a esportividade do Novo Gol, mas de forma ainda mais fluida, rápida. Sem exageros. O modelo traz a nova geração de motores 1.0l Total Flex, d a família EA111. O novo propulsor traz a denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2, garantindo excelente performance. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) e, quando abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW). A Volkswagen coloca à disposição do cliente do Novo Gol duas portas com motor 1.0l TEC o pacote BlueMotion Technology, que faz o veículo consumir ainda menos combustível. Essa configuração agrega pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência ao rolamento, indicador digital de consumo instantâneo de combustível e indicador digital de marcha ideal a ser utilizada. O Novo Gol duas portas é oferecido, ainda, com o motor 1.6l EA111 VHT, que tem até 104 cv (76 kW), quando abastecido com etanol (E100), e 101 cv (74 kW), com gasolina (E22). Com o propulsor 1.6, o modelo pode ser equipado também com a transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox). O Novo Gol duas portas traz uma das mais avançadas e complexas arquiteturas eletrônicas de sua categoria. Esse moderno “esqueleto” eletrônico possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos no segmento, como o “Comfort Blinker” e o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência).

–    Fusca – O ícone retorna e dá continuidade a uma das histórias de maior sucesso no País. Um carro para proporcionar emoções, com comportamento dinâmico superior. É o Fusca mais potente de todos os tempos, com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência, acoplado à transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem. Esse conjunto mecânico faz com que o Fusca acelere de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcance a velocidade máxima de 210 km/h. Fabricado em Puebla (México), o Fusca – que estreou mundialmente no Salão de Xangai, em abril de 2011, com o nome Beetle – desembarca no mercado brasileiro em novembro de 2012. Mais do que o nome, o Fusca da nova era traz linhas de design e detalhes internos tendo como referência o primeiro Fusca. A nova geração do Fusca chega para ser um veículo com grande valor emocional, repleto de tecnologia e qualidade de última geração – atributos indispensáveis para o seu público-alvo: pessoas que buscam um estilo de vida diferenciado. O novo modelo chega às concessionárias da Volkswagen no Brasil em novembro por R$ 76.600, na versão com câmbio manual, e por R$ 80.990, com transmissão de seis marchas DSG de dupla embreagem.

–    CC – O cupê de quatro portas da Volkswagen se volta para o futuro, adaptando-o ao DNA mundial de design da Volkswagen. O resultado é um automóvel com aparência ainda mais sofisticada e dinâmica, diferenciando-se da linha Passat. No mercado brasileiro, o CC será oferecido – a partir de novembro – na versão com motor V6 (300 cv), transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem e tração integral 4MOTION. Seu preço no mercado brasileiro é de R$ 208.024. A ampla gama de equipamentos de série inclui itens como faróis bi-xenônio com LEDs e luzes de curva estáticas, novo design em LEDs das lanternas traseiras, detector de fadiga, sistema rádio RCD 510, soleiras das portas em aço inoxidável e confortáveis apoios de cabeça dianteiros com ajuste longitudinal. O CC pode ser equipado com o ACC (controle de velocidade adaptativo com sistema de monitoramento Front Assist e City Emergen cy Braking [frenagem de emergência na cidade]). Outras opções disponíveis no novo Volkswagen CC são teto panorâmico, sistema de navegação, sistema de som premium ‘Dynaudio Confidence’ com 600 Watts e banco do motorista com massagem.

–    Grife R-Line – Mais quatro modelos com a Grife R-Line chegam ao Brasil. Além do Touareg R-Line, que começou a ser comercializado no mercado nacional em 2012, a Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo o Passat R-Line, o Tiguan R-Line, o Fusca R-Line e o CC R-Line, todos com componentes desenvolvidos pela Volkswagen R GmbH, especializada em preparar versões e pacotes esportivos dos carros da marca, atendendo à crescente demanda do público por veículos aprimorados pela própria Volkswagen. Além do conteúdo diferenciado, a Grife R-Line confere aos modelos um visual ainda mais esportivo, com para-choques, acabamentos e rodas com design exclusivos.

–  GT up! – O dinâmico GT up! mostra como um up! mais potente poderá ser. A princípio, seu motor poderá ter potência da até 100 cv. O que, para um conceito de 900 kg, seria o suficiente para dar muito prazer ao volante. O GT up! apresenta uma grande entrada de ar para refrigeração com grade em colmeia, similar à usada nos modelos GTI vendidos na Europa. Por fora, há duas entradas de refrigeração para os freios e, integradas a elas, estão os LEDs de uso diurno dispostos como asas. As rodas de liga-leve têm 17 polegadas e são calçadas com pneus 195. O GT up! também projeta uma imagem dinâmica na parte interna. Os bancos contam com tecido em xadrez azul, mesma tonalidade que cobre os aros das saídas de ar no painel – contrastando com o sofisticado preto brilhante da parte superior do painel e dos painéis das portas.

–    buggy up! – É o conceito do bugue do Século 21, baseado no novo up!: o buggy up!. Este é feito de aços de alta tecnologia e baixo peso. As áreas sobre os para-choques e as laterais abertas são pintadas em “hot orange”, cor especialmente criada para este veículo. O nome desta cor faz lembrar os bugues dos anos 60. Os para-choques e soleiras laterais são em cinza metálico, fosco e rústico. O mesmo jogo de cores domina o interior. Apropriadamente para um veículo de praia, o interior é completamente à prova d’água. Drenos no assoalho e nas laterais evitam que o carro inunde. Até mesmo os assentos em formato de concha, forrados de neoprene, possuem drenos para que a água não se acumule no carro. Comparado ao up!, o buggy up! tem assentos rebaixados 58 mm. O resultado é a sensação de guiar um kart.

–    E-Bugster – O conceito E-Bugster foi projetado para mostrar que a esportividade de um protótipo totalmente elétrico também pode ser transferida para um Beetle. Com dois lugares, 85 kW de potência, esse protótipo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com emissão zero. O módulo elétrico central do E-Bugster tem um design inovador: pesa apenas 80 quilos. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada em uma bateria de íons de lítio, cujos módulos são alojados atrás dos bancos dianteiros. A capacidade da bateria, de 28,3 kWh, permite uma autonomia de pelo menos 180 quilômetros no trânsito urbano. Como o modelo tem uma função de carga rápida, a bateria pode ser “reabastecida” em 35 minutos em estações de recarga especialmente adaptadas. A bateria do E-Bugster também pode ser recarregada em casa, a partir de tomadas domésticas de 120 volts. O E-Bugster apresenta um estilo muito s ingular, sob qualquer ponto de vista. Os detalhes de design da versão normal foram complementados por novos elementos de estilo. Na lateral, por exemplo, as janelas são recuadas e teto, baixo. As rodas têm 20 polegadas, derivados das rodas “Twister” de 18 polegadas usadas no Fusca, equipadas com pneus 235 / 35 R 20. A combinação de alta tecnologia e comportamento dinâmico reflete-se também no interior do carro. Assentos esportivos e um túnel central contínuo na cor da carroceria reforçam o caráter esportivo do E-Bugster.

–    Cross Coupé – É nada menos do que o conceito de utilitário esportivo mais eficiente do mundo. O protótipo, de 1.858 kg, é capaz de percorrer 55,5 quilômetros com 1 litro de diesel, graças ao funcionamento combinado de um motor a diesel e dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. Com potência combinada de 306 cv e transmissão de seis marchas DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem, o SUV tem velocidade máxima de 220 km/h. O modelo oferece, ainda, a opção de andar apenas com um motor elétrico. Neste caso, a velocidade máxima é limitada a 120 km/h e a autonomia é de 45 quilômetros. O modelo oferece cinco modos de condução: CITY (eco); OFFROAD; SPORT; E-mode e CHARGE. No interior há quatro assentos individuais e o volume do porta-malas vai de 380 litros a 1.230 litros (com os bancos traseiros rebatidos). O Cross Coupé tem 4,34 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,52 met ro de altura.

–    Amarok Canyon – A versão conceitual da bem-sucedida pick-up média Amarok tem como referência os esportes radicais. Projetada para ser um modelo “freestyle”, a pick-up média com apelo aventureiro conta com faróis auxiliares fixados no teto, santo-antonio exclusivo, proteção da caçamba e estribo lateral rebatido eletricamente. Além disso, o protótipo traz várias exclusividades, a começar pelas cores da carroceria e das rodas. As caixas das rodas foram alargadas 35 mm em cada lado para criar espaço para os grandes pneus todo-terreno 275/65 R18, montados em rodas tipo “Durban” pintadas na cor Adamantiun Dark, com alto brilho. As lanternas traseiras são escurecidas e as proteções nos para-lamas são emborrachadas. No interior os destaques são a exclusividade e a qualidade do acabamento. Os bancos, por exemplo, contam com revestimento de couro em dois tons e as costuras do volante e da manopla de câmbio são da mesma cor da carroceria. Para garantir a máxima capacidade off-road, a Amarok Canyon utiliza o poderoso motor biturbo 2.0 TDI com 180 cv (132 kW), que oferece torque máximo de 40,81 kgfm (400 Nm) entre 1.500 e 2.250 rpm. O sistema 4MOTION de tração integral selecionável, juntamente com a caixa de redução e o travamento do diferencial no eixo traseiro, assegura a eficiência da transmissão de força para as rodas, mesmo nas mais duras condições.

–    Jetta Hybrid – Movido por um motor a gasolina de alta tecnologia (1.4 TSI com 150 cv / 110 kW) e um motor elétrico sem emissões (20 kW), o modelo oferece desempenho marcante, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. Ao mesmo tempo, o Jetta Hybrid atinge um índice de consumo impressionante, percorrendo 19 quilômetros com um litro de gasolina em circuito combinado cidade/estrada. Isto significa que o sedã esportivo consome cerca de 20% menos combustível do que um carro com potência equivalente com propulsão tradicional. Uma bateria de íons de lítio fornece energia para movimentar o motor elétrico. O compacto sistema de baterias está integrado ao carro atrás do banco traseiro. Desta forma não há comprometimento do espaço interno. Em termos de construção, a bateria consiste de 60 células individuais. Peso: 35.8 kg. Graças ao baixo peso de seus componentes motores, o Jetta Hybrid pesa apenas 100 kg a mais que a versão a ga solina, mesmo com o sistema de baterias.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.