Carros de rua – Subaru comemora 40 anos de seus veículos com tração integral

sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 12:08

Subaru Leone Estate Van 4WD
A Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), fabricante dos automóveis Subaru, está celebrando o 40º aniversário do lançamento do primeiro Subaru com tração nas quatro rodas (AWD), a Subaru Leone Estate Van, apresentada pela primeira vez no Japão, em 1972.

Ao longo dos últimos 40 anos, a FHI manteve seu pioneirismo no segmento de veículos de passageiros com tração integral. A produção total de carros da Subaru com tração integral já atingiu 11.782.812 unidades* (dados de 31 de janeiro de 2012). O número representa aproximadamente 55,7 por cento das vendas totais de veículos da marca.

*1incluindo veículos com tração seletiva nas quatro rodas

O sistema AWD otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. Com a combinação do sistema Symmetrical AWD (SAWD) – tração integral simétrica – e o motor Subaru boxer, com cilindros horizontais e contrapostos, o trem de força é montado simetricamente em relação à largura do carro e a transmissão fica atrás do eixo dianteiro, posicionada entre os eixos. Esta disposição otimiza a distribuição de peso longitudinal e transversal e resultam numa tração estável em variadas condições de direção e em ampla variedade de superfícies de rodagem. Outras consequências são a excelente estabilidade em altas velocidades e um insuperável comportamento e resposta ao logo das curvas, fazendo da tecnologia SAWD o ponto central da filosofia de segurança e prazer ao dirigir da marca Subaru.

Nesses 40 anos, a FHI refinou suas tecnologias de tração integral através de pesquisas e desenvolvimento, avançando da simples capacidade de trafegar em caminhos difíceis até uma tecnologia única, capaz de proporcionar alta estabilidade em condições de chuva, neve ou alta velocidade que permite adaptar os sistemas Subaru AWD à personalidade de diversos modelos.

A tecnologia mais avançada inclui o gerenciamento da tração nas quatro rodas, que garante tração firme e precisa em todas as rodas, durante todo o tempo. Este desenvolvimento no controle das quatro rodas também é utilizado no desenvolvimento de veículos com tração dianteira ou traseira, ampliando a disponibilidade do prazer de dirigir um Subaru a maior número de consumidores.

A FHI quer atingir “Prazer e Paz de Espírito” em seus veículos através do slogan da marca Subaru, “Confiança em Movimento”, continuando a utilizar tecnologias inovadoras.

Toda a linha de veículos da Subaru comercializada no Brasil conta com tração 4X4 AWD. Os modelos disponíveis no País são: Legacy 2.0 CVT, Legacy 2.5 GT, Outback 3.6, Tribeca 3.6, Forester 2.0, Forester 2.5 Turbo, Forester S-Edition, Impreza hatch 2.0 (manual e automático), Impreza STI hatch (manual e automático), Impreza sedan 2.0 (automático), Impreza XV 2.0 (manual e automático), Impreza WRX hatch e sedan (automático).

Informação Adicional

Sistemas Subaru de tração integral simétrica

VTD*2-AWD: Tração integral esportiva controlada eletronicamente para melhor desempenho nas curvas

Um sistema AWD compacto que combina o diferencial central com engrenagens planetárias a uma embreagem multidiscos LSD*³ controlada eletronicamente. Uma distribuição diferenciada de torque entre a dianteira e traseira, na razão 45:55, varia continuamente graças ao uso do diferencial de deslizamento limitado LSD com embreagem multidiscos.

A distribuição de torque é controlada automaticamente, podendo atingir um equilíbrio 50:50 entre a dianteira e a traseira para se adaptar às condições do piso, garantindo o máximo de estabilidade.

Concentrando mais torque nas rodas traseiras, a performance nas curvas é aumentada para proporcionar uma direção mais esportiva e agressiva.
 
*2 VTD: Variable Torque Distribution (distribuição de torque variável)
*3 LSD: Limited Slip Differential (diferencial com deslizamento limitado)

Divisão ativa de torque AWD

O sistema AWD controlado eletronicamente para melhorar a eficiência de consumo e o sistema original MP-T (Multi Plate Transfer – transferência por embreagem múltipla) da Subaru ajustam a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras em tempo real, adaptando-se às condições de uso do carro.

O sistema normalmente distribui o torque 60 por cento para a frente e 40 por cento para as rodas traseiras. Esta proporção maximiza os benefícios da tração integral, proporcionando uma dirigibilidade estável e segura em qualquer situação de uso, independentemente da habilidade do condutor.

Diferencial viscoso central AWD: Tração integral mecânica para transmissões manuais

O sistema é uma combinação de um diferencial central com engrenagens cônicas e o diferencial viscoso LSD com deslizamento limitado.

Em condições normais, a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro é de 50:50. Isto proporciona uma direção esportiva e segura que maximiza sempre a tração disponível.

Multi-mode DCCD*4 AWD: Tração integral voltada à performance para automobilismo esportivo

O sistema DCCD AWD controlado eletronicamente utiliza uma combinação de diferencial de deslizamento limitado LSD mecânico com sensor de torque e LSD com controle eletrônico.

Visando maior desempenho, a distribuição de torque entre dianteira e traseira é de 41:59, possibilitando ótimo controle dinâmico do veículo. O diferencial LSD mecânico tem respostas mais rápidas e é ativado pouco antes do LSD eletrônico.

Capaz de administrar grandes cargas de torque, o sistema leva ao máximo equilíbrio entre agilidade e estabilidade.

O usuário pode escolher entre modos de controle do LSD automático e manual, de acordo com as condições de pilotagem.

EB – www.autoracing.com.br

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