Carros de rua – Sinais que indicam desgaste dos filtros automotivos

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 às 18:05

filtro_mann_hummel_bOs filtros automotivos são fundamentais para o bom funcionamento dos veículos e até mesmo para o conforto de seus ocupantes. São, porém, muitas vezes esquecidos pelos motoristas. Quando utilizados além da vida útil, podem trazer sérios problemas ao automóvel e à saúde dos ocupantes do mesmo. Dentro desse contexto, a MANN+HUMMEL, especializada na fabricação de filtros automotivos por meio de sua marca MANN-FILTER, alerta o consumidor para os principais sintomas que indicam necessidade de substituição dessas peças.

O elemento filtrante do ar retém as partículas contidas no ar aspirado pelo motor para que somente ar limpo entre na câmara de combustão. Sua saturação provoca entupimentos, fazendo com que o motor tenha que fazer mais força para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível em até 20% e possibilitando, dependendo da gravidade do caso, a entrada de impurezas que atingem de forma agressiva as peças móveis do motor como o anel de vedação, a biela, a bronzina, o pistão etc. Além disso, a performance do automóvel é afetada, havendo perda de potência nas retomadas de velocidade.

O filtro de cabine, ou do ar-condicionado, como é mais conhecido, impede o ingresso de fuligem, poeira e gases tóxicos resultantes de emissões veiculares no interior do veículo, garantindo a qualidade do ar para todos os ocupantes. Quando a peça está em más condições, é comum a ocorrência de mau cheiro no interior do automóvel e perda de eficiência do ar-condicionado. “O acúmulo de contaminantes no interior do veículo pode ainda causar ou agravar doenças como asma, rinite e bronquite”, diz André Gonçalves, engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da MANN+HUMMEL.

De olho no filtro
É possível constatar visualmente as condições dos filtros do ar e de cabine. “Deve-se verificar a quantidade de sujeira depositada na superfície. Quando toda a área até o fundo das dobras estiver impregnada, a peça está saturada. Além disso, imperfeições na geometria das dobras, falhas na vedação e danos no papel indicam o fim da vida útil do filtro. No entanto, o prazo para trocas que consta no manual do proprietário deve sempre ser respeitado, independentemente da aparência da peça”, explica Gonçalves.

Ao contrário dos filtros do ar e de cabine, é impossível visualizar o estado de conservação dos filtros do óleo e do combustível, pois na maioria das vezes eles são blindados. Porém, alguns sinais podem ser percebidos pelo motorista, como a perda de potência, que pode acontecer em decorrência de entupimento do filtro do combustível. Quando isso acontece, o motor passa a puxar mais ar que combustível. “Um filtro do combustível saturado também pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Recomendamos a troca do filtro do combustível de acordo com as recomendações dos fabricantes de motores”, afirma Gonçalves.

A principal função do filtro do óleo, assim como o do combustível, é impedir o ingresso de impurezas no motor. Os sinais de desgaste do filtro do óleo, porém, não são tão claros. “É preciso ficar muito atento à troca do filtro do óleo, pois o lubrificante com excesso de impurezas e utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. A MANN+HUMMEL recomenda sua substituição a cada troca de óleo lubrificante, pois sua reutilização reduz a durabilidade do novo óleo em até 30%, devido à contaminação do novo óleo com o lubrificante velho que está dentro do filtro do óleo e nas galerias de lubrificação do bloco do motor, que não são esgotadas quando o filtro do óleo não é substituído na manutenção”, finaliza Gonçalves.

EB – www.autoracing.com.br

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