Carros de rua – RS6 Avant: Perua mais veloz do mundo será atração da Audi no salão de Genebra

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 às 16:51
Audi RS 6 Avant

Audi RS 6 Avant

Mantendo sua tradição de produzir as peruas mais velozes do mundo, a Audi lançará durante o Salão de Genebra – que vai de 7 a 17 de março, abrindo suas portas à imprensa nos dias 5 e 6 – a terceira geração da RS 6 Avant. Com previsão de vendas na Europa a partir de maio, o modelo chega ao Brasil no último trimestre deste ano. Antes, fará sua primeira aparição oficial em território brasileiro nas 6 Horas de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, do World Endurance Cup (WEC), no dia 1º de setembro.

A nova station wagon é a primeira a ultrapassar os 100 km/h em menos de 4 segundos – 3,9, especificamente. É também a perua mais veloz do mundo: na configuração padrão, a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente), mas pode chegar aos 280 km/h com o pacote opcional Dynamic, e aos 305 km/h com o Dynamic Plus. Tais estonteantes números são realidade graças ao novo motor 4.0 TFSI V8 biturbo, que gera 560 cavalos de potência (entre 5.700 e 6.700 rpm) e 700 Nm de torque (entre 1.750 e 5.500 rpm), ante os 580 cv e 650 Nm de torque do 5.0 V10 do antigo modelo, que ia de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

A força da motorização se desenvolve rapidamente devido aos dois grandes turbocompressores twin-scroll, montados em conjunto com o intercooler. O conceito de montagem dos cilindros permite um design mais compacto e perdas mínimas de gases, enquanto o som do motor fica ainda mais “cheio” com as abas no sistema de escape. A Audi ainda oferece, como opcional, um sistema de escape esportivo.

A nova RS 6 Avant é o primeiro modelo da família RS a ter, de série, suspensão adaptativa a ar, que deixa o modelo até 20 mm mais baixo. O sistema é combinado com amortecimento controlado e leva em conta as condições da estrada, o estilo de guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select – que modifica diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista.

A suspensão esportiva pode ficar mais firme com o Dynamic Ride Control (DRC). Este sistema utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis, interligados em diagonal por dutos de óleo e uma válvula central e que controlam a rolagem da carroceria. Outra opção é a direção dinâmica, que pode ser integrada ao Audi Drive Select.

Tamanho desempenho deve contar com freios à altura: os discos ventilados de alta performance tiveram peso reduzido e medem 390 mm na dianteira, com pinças na cor preta. Há ainda a opção de pinças vermelhas e discos de fibra de carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, com pinças na cor cinza antracite. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) vem com o modo Sport, que pode ser desativado por completo pelo condutor.

Superesportivo econômico

Exemplo perfeito da estratégia da Audi de downsizing na categoria de alto desempenho, o novo V8 biturbo, além de mais forte, é também mais econômico. Seu consumo médio é de apenas 10,2 km/l, uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema star-stop de série e o gerenciamento térmico inovador.

Outra tecnologia de eficiência pioneira da nova Audi RS 6 Avant é o sistema de cilindro sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor quatro-cilindros, até que o motorista acelere forte novamente. A passagem de quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo e fica visível para o motorista por meio de uma indicação no painel de instrumentos.

A tecnologia COD reduz o consumo de combustível em cerca de 5% – uma redução maior, de cerca de 10%, é possível quando o carro é guiado em velocidades moderadas. Rolamentos contra oscilações do motor são usados para compensar as vibrações que ocorrem durante a operação quatro-cilindros.

Para coroar a economia de combustível, a carroceria tem cerca de 20% de alumínio e inclui numerosos componentes feitos em aço de alta resistência. A nova Audi RS 6 Avant é cerca de 100 kg mais leve que sua antecessora e a relação peso-potência contribui para o desempenho superior, com economia de combustível.

A eficiência do sistema recebe importante colaboração da transmissão Tiptronic de 8 velocidades, com marchas encurtadas. As mais baixas estão bem espaçadas para garantir a esportividade, enquanto a oitava reduz o consumo de combustível. O câmbio oferece os modos automáticos D e S e ainda a opção de troca manual na alavanca seletora, com design exclusivo RS, ou nos shift-paddles do volante.

Como todo representante da estirpe RS, a nova RS 6 é equipada com a tração integral quattro, com sistema de vetorização de torque e diferencial central autoblocante, com valor de bloqueio elevado. Conforme a demanda, um diferencial esportivo distribui o torque de maneira contínua entre as rodas traseiras para aumentar ainda mais a estabilidade e a agilidade.

Design e interior

Numerosos detalhes externos tipificam o caráter RS do modelo, como as aplicações em alumínio fosco, a grade frontal preta de alto brilho, os para-choques com grandes entradas de ar e o spoiler de teto. Na traseira, o difusor e duas grandes ponteiras de escapamento elípticas garantem a personalização dinâmica. Já as rodas, também de alto brilho, são de 20 polegadas com desenho de sete raios duplos. Como opcional, rodas de 21 polegadas disponíveis em três versões: prata de alto brilho, preto polido e aparência de titânio polido.

Dois pacotes de opcionais – alumínio mate ou carbono – personalizam ainda mais o visual e incluem itens como um emblema quattro na entrada central de ar frontal. A nova RS 6 Avant está disponível em nove cores externas, incluindo o exclusivo Cinza Daytona fosco. Há ainda diversas opções para personalização.

Interior com novo recurso

O interior do modelo é esportivamente elegante e adaptado ao motorista. Os instrumentos apresentam fundo negro, mostradores brancos e ponteiros vermelhos. O volante esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos RS.

O apoio para os pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de acabamento disponíveis como opcionais.

Os bancos esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm revestimento em couro e Alcântara e logos RS 6 de série. A Audi ainda oferece a opção de assentos de luxo, com função de memória. O compartimento de bagagem tem capacidade para até 1.680 litros.

A RS 6 Avant vem com uma lista generosa de equipamentos de série, incluindo faróis de xênon plus, luzes traseiras em LED, sistema de controle da pressão dos pneus, soleiras iluminadas e sistema de informações ao motorista personalizado.

Um novo recurso, que faz parte do Driver Information System (DIS), chama atenção na RS 6 2013: é a indicação no conta-giros, onde segmentos verdes são iluminados com o aumento das rotações. A barra fica vermelha e começa a piscar quando as rotações se aproximam da linha vermelha. Displays para a marcha selecionada, pressão, temperatura do óleo e velocímetro digital completam o sistema de informação ao condutor.

Outros equipamentos disponíveis são o sistema de estacionamento Plus, o controle de cruzeiro, o ar-condicionado automático de três zonas, o sistema de navegação MMI Plus com MMI Touch e 10 alto-falantes do sistema de som Audi.

Os opcionais incluem faróis de LED com um design único, freios de cerâmica na dianteira e traseira, diferencial esportivo no eixo traseiro e suspensão esportiva com Dynamic Ride Control ( DRC). Os pacotes Dynamic, Dynamic Plus e Comfort também estão disponíveis na RS 6 Avant.

Destaque ainda para o Head-up Display e os sistemas de assistência ao condutor, bem como o som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência, que é opcional. E o bluetooth do telefone online do carro – complemento perfeito para o sistema de navegação MMI Plus – oferece serviços de conectividade.

EB - www.autoracing.com.br

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