Carros de rua – R8 GT Spyder chega ao Brasil com a fama de conversível mais veloz da Audi

quinta-feira, 16 de agosto de 2012 às 17:59
Audi R8 GT Spyder

Audi R8 GT Spyder

Modelo mais caro da marca Audi no País, o superesportivo Audi R8 GT Spyder chega ao mercado brasileiro custando R$ 1,2 milhão. Objeto de desejo dos amantes da velocidade, o conversível terá duas unidades comercializadas no Brasil. Para garantir a exclusividade, apenas 333 veículos foram produzidos e cada um traz o número individual de produção como um emblema na alavanca de câmbio.

O modelo pode ser admirado pela primeira vez no Brasil na XXII edição do Congresso Fenabrave, que acontece no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 16 e 18 de agosto. No evento voltado para concessionários, o Audi R8 GT Spyder é uma das estrelas do estande da montadora alemã, ao lado do Audi Q3, que também estará em exposição para os convidados.

Essência de esportividade e alta tecnologia, o veículo tem clara inspiração nas pistas de corrida, como o motor 5.2 FSI, 10 cilindros em V e 5.204 cm³, que desenvolve 560 cv a 8000 rpm. O Audi R8 GT Spyder acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e a velocidade máxima é de 317 km/h.

Graças à nova tecnologia de redução de peso, o carro ficou 100 kg mais leve que a versão convencional e pesa somente 1.715 kg. O Gran Turismo usa o método de construção Audi Space Frame (ASF), com alumínio e magnésio, além de peças em plástico reforçado com fibra de carbono. Os leves traços finos traseiros, o difusor e a asa na parte de trás, o spoiler dianteiro e os frisos são fabricados com esse material extremamente forte.

Outros componentes construídos com componentes de baixo peso são: o acabamento das soleiras das portas iluminadas em fibra de carbono, assim como o compartimento do motor; o sideblade e a capa do espelho retrovisor externo (em fibra de carbono fosco); e a base do espelho (em alumínio). Com visual extremamente esportivo, o veículo tem 4.434 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.242 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.650 mm.

As rodas superesportivas de liga-leve de 19 polegadas, com pneus de alta performance (8,5 JX19 235/35 na dianteira e  11JX19 305/30 na traseira) têm design em Y e cinco raios duplos. Os freios em carbono e cerâmica oferecem extrema segurança e excepcionais taxas de desaceleração, vida longa e aparência esportiva. As pinças de freio de calibre marcante são em vermelho anodizado e os discos de freio de cerâmica são reforçados com fibra de carbono, garantindo maior aderência.

O spoiler frontal na cor do veículo, com frisos laterais em carbono fosco, foi redesenhado. O desenho destaca ainda mais a grade do radiador em preto fosco e o logotipo da Audi em cinza titânio. Faróis de LEDs, com sistema de limpador, tornam a aparência do Audi R8 GT Spyder inconfundível, pois enfatizam a esportividade e exclusividade do modelo. No caso dos faróis diurnos, todas as funções de iluminação são feitas por meio de tecnologia LED, que tem vida útil prolongada e luz branca diurna mais brilhante e agradável ao olho humano – sem contar melhor percepção de contraste.

Na traseira, lanternas com LED R8 GT garantem design exclusivo. Destaque ainda para o aerofólio traseiro fixo e o difusor em carbono fosco, inspirados no automobilismo, e o acabamento do escapamento com desenho inovador. A pintura de acabamento contrastante do para-choque e os detalhes em cinza titânio completam o visual marcante da parte de trás do superesportivo, que tem quatro opções de cores externas: Cinza Suzuka, Azul Esfera, Preto Fantasma e Branco Geleira.

Motor e transmissão

Força extrema e desempenho espetacular são oferecidos pelo modelo conversível top de linha da família R8. O motor 5.2 FSI 10 em V conta com bloco de alumínio e a moderna injeção direta de combustível FSI. A lubrificação por cárter seco garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante velocidade máxima do esportivo.

Com sua central eletrônica modificada, o motor produz torque máximo de 540 Nm  a 6.500 rpm e potência de 560 cv a 8.000 rpm.

O Audi R8 GT Spyder acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança a velocidade máxima de 317 km/h. A cada acelerada, o motor impressiona pela força, sem contar o som inconfundível de um motor Audi de dez cilindros. O consumo de combustível combinado é de 7,0 km/l, com emissão de CO₂ combinada de 332 g/km.

O superesportivo sai de fábrica com o câmbio R tronic de 6 velocidades: um sistema de transmissão automatizado com troca automática ou mesmo manual, por meio de shift paddles no volante esportivo em camurça ou da alavanca de câmbio.

Destaque também para o controle de saída (launchcontrol), que, juntamente com o controle de tração quattro, garante o ponto certo do motor para uma arrancada mais rápida. O sistema de tração integral quattro concentra sua força no eixo traseiro, mas, caso seja necessário, o sistema envia força extra para o eixo dianteiro. Em conjunto com o diferencial traseiro, ele providencia tração, estabilidade e melhor rolagem para o R8 GT Spyder.

A suspensão esportiva também foi desenvolvida visando o alto desempenho, com barras de alumínio em forma de triângulo, proporcionando uma direção muito mais sensível ao carro. O modelo vem equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que trata de manter o R8 GT Spyder na rota, mas pode ser desligado de acordo com a preferência do condutor.

Interior e equipamentos

A atmosfera interior também é de carro de corrida. Os bancos são esportivos e opcionalmente podem ser do tipo concha de corrida. O acabamento tem costura contrastante e estofamento em couro, com duas opções de combinação de cores para os assentos – preto e vermelho e preto com cinza titânio. A esportividade, porém, não deixou o conforto e a tecnologia de lado. Os bancos dianteiros são aquecíveis e com regulagem elétrica, inclusive, para o apoio lombar.

Materiais de alta qualidade são encontrados em todos os detalhes do Gran Turismo, como o acabamento interno em couro R8 GT e fibra de carbono fosco, inclusive no console central; indicadores brancos no conjunto de instrumentos; pedais e descansa-pé em alumínio; alavanca de câmbio com logo R8 GT com novo design; e volante esportivo em camurça com logo R8 GT.

O esportivo vem ainda com computador de bordo com marcador de temperatura, tapetes com logotipo R8, ar-condicionado automático, teto moldado em Couro Alcântara (mesmo material utilizado nos porta-objetos traseiros e para-brisa com isolante térmico). O porta-malas dianteiro tem capacidade para levar até 100 litros.

No quesito segurança, o Audi R8 GT Spyderé absolutamente completo. Vem equipado com airbags frontais e laterais dianteiros, cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista e assistente de partida em aclives. Outros equipamentos completam o pacote, como o sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com gráfico, o controle de cruzeiro e o travamento central com controle remoto à distância.

Os sistemas de informação e entretenimento do superesportivo incluem Audi Music Interface, Rádio Concert e sistema de som Bang & Olufsen, com Bluetooth e microfones espalhados pela cabine, para que o motorista possa efetuar ligações sem pegar o celular.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.