Carros de rua – PSA Peugeot Citroën atinge a marca de 1 milhão de motores produzidos no Brasil

sexta-feira, 22 de abril de 2011 às 19:28

A PSA Peugeot Citroën atingiu a marca de 1 milhão de motores produzidos no Brasil, em sua Fábrica de Motores de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. O milionésimo motor brasileiro é um 1,4 litro com bloco e cabeçote de alumínio e sai da linha de produção nove anos depois de o Grupo PSA ter inaugurado a Fábrica de Motores e no momento em que esta unidade industrial está em fase de ampliação.

Parte do Centro de Produção de Porto Real, que completa este ano 10 anos (a Unidade de Veículos foi aberta em 2001), a Fábrica de Motores está tendo sua capacidade de produção ampliada de 220.000 para 280.000 unidades por ano dos motores 1.4, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas, flexfuel e a gasolina. Para isso, recebeu novos equipamentos; ganhou mais quatro novos postos de trabalho, passando de 55 para 59 postos, e tem investido em melhoria contínua dos processos de fabricação, qualidade e segurança. O resultado é que a cadência de produção de motores está passando de 833 unidades/dia para 1.037 motores/dia.

Estratégica para a consolidação da PSA Peugeot Citroën no mercado nacional nos últimos anos, a Fábrica de Motores de Porto Real também é peça fundamental para os planos de crescimento do Grupo para o futuro no Brasil e na América Latina. Atualmente, os motores brasileiros equipam diferentes versões de veículos das marcas Citroën e Peugeot produzidos em Porto Real e também em Palomar, na Argentina. Do total de unidades produzidas até hoje, 39% foram exportadas.

Projetada inicialmente para produzir 50 mil motores por ano, a Fábrica de Motores de Porto Real desenvolve um trabalho de formação de pessoal e uso das melhores práticas de processos e produção do Sistema de Excelência PSA (PSA Excellence System) que a tornaram uma referência operacional dentro do Grupo PSA em todo o mundo. Tanto que apesar do grande aumento da capacidade de produção em relação ao projeto inicial, a superfície ocupada pela linha teve pouca alteração. O maior ganho de área aconteceu com a abertura, em 2009, da Unidade de Usinagem, que é instalada em um prédio próprio e usina blocos de ferro fundido e cabeçotes de alumínio para motores de 1,6 litro.

Em 2010, a Fábrica de Motores produziu cerca de 200.000 unidades. Para 2011, a previsão da PSA Peugeot Citroën é de produzir 244.000 motores brasileiros.

Ficha Técnica – Fábrica de Motores de Porto Real

Inauguração: Março 2002
Localização: Centro de Produção de Porto Real (RJ)
Funcionários: 400
Produtos:
· Motores 1.4 8V e 1.6 16V flexfuel e a gasolina (para exportação)
· Bloco de ferro fundido para motor 1.6 16V
· Cabeçote de alumínio para motor 1.6 16V

Carros equipados com motores de Porto Real (produtos nacionais e estrangeiros):
· Peugeot: 207, 207 SW, 207 Passion, Hoggar, 206, 307 e Partner
· Citroën: C3, Aircross, Xsara Picasso, C4 e Berlingo

Produção 2010: 200.000 motores (recorde de produção anual no Brasil)
Expectativa de Produção em 2011: 244.000 motores

Ampliação da capacidade: De 220.000 para 280.000 motores em 2011

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil e iniciou o ano de forma acelerada. No primeiro trimestre, o Grupo comercializou 42.100 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,4%. Este resultado representa um crescimento de 11,4% em comparação ao volume de vendas do primeiro trimestre de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 3,3%. Um desempenho que confirma a PSA Peugeot Citroën como a quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90).

EB – www.autoracing.com.br

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