Carros de rua – Peugeot RCZ R: a receita de desempenho e eficiência da Peugeot Sport

domingo, 11 de agosto de 2013 às 9:18

Peugeot RCZ R

A Peugeot revelou durante o Festival da Velocidade de Goodwood (Inglaterra) um carro apaixonante: o RCZ R. Equipado com motor THP de 270 CV de potência, o modelo resume a experiência da Marca em estilo e dirigibilidade esportiva ao oferecer níveis incomparáveis de desempenho e eficiência. O veículo será apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, e estará à venda no início de 2014 na Europa.

Em coerência com o alto desempenho do motor, o RCZ R possui suspensão, rodas e sistema de transmissão especialmente dimensionados para um excelente comportamento dinâmico. “O sucesso do RCZ Peugeot Sport desenvolvido para competição e a paixão que ele despertou não poderiam ficar sem resposta. Trata-se de uma versão de produção concebida pela divisão esportiva da Marca com maior desempenho que o novo RCZ”, explica Bruno Famin, diretor da Peugeot Sport.

“Nosso objetivo era ambicioso: desenvolver uma versão ainda mais intensa do RCZ, de alto desempenho para uso esportivo nas pistas, mantendo as qualidades de conforto e prazer no uso diário, tudo sendo referência em termos de consumo e emissões”, explica Xavier Nicolas, gerente de produto para o RCZ.

Com 270 CV de potência, o Peugeot RCZ R é o modelo de rua mais potente da história da Marca. Ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos, com emissão de CO2 de apenas 145 g/km, uma referência na categoria de cupês esportivos.

Este resultado é obtido por meio da diminuição da cilindrada do motor, da aerodinâmica e da redução do peso. O downsizing dos motores é uma forte tendência tanto nos carros de produção quanto nos de competição: as principais categorias estão adotando propulsores turbo de 1.6L. O novo motor THP de 270 CV estabelece, ainda, um recorde de potência específica em sua categoria: quase 170 CV/L, posicionado entre as melhores do mundo para carros de produção em série. E atende às normas de emissões Euro 6.

O trabalho feito na aerodinâmica aumentou o downforce na traseira em 15 daN.m, graças a um novo spoiler que favorece a estabilidade em altas velocidades sem prejudicar o coeficiente de arrasto. O desejo de baixar o peso também direcionou o desenvolvimento de componentes especiais, resultando em uma diminuição de 17 kg em comparação ao RCZ com motor de 200 CV. Com peso total de 1.280 kg, o RCZ R possui uma relação peso-potência de apenas 4,7 kg/CV.

Estilo externo

“Cada componente desenhado especificamente para o RCZ R contribui para seu comportamento dinâmico e sublima o puro estilo do RCZ com sua própria identidade”, define Pierre Paul Mattei, gerente de estilo do RCZ.

Adornado com arcos em preto e faróis dianteiros com uma suave tonalidade Titanium, o RCZ R estabelece atributos esportivos que realçam sua efetividade dinâmica e refinamento. Sua altura em relação ao solo, diminuída em 10 mm, e rodas com 19 polegadas favorecem a aderência e a tração, conferindo ao RCZ R uma postura ainda mais expressiva.

Os aros de roda especiais em dois tons (diamantado/preto) recebem a assinatura “R”. Elas foram desenhadas para abrigar os discos de freio mais largos e aperfeiçoar a refrigeração. As pinças de freio dianteiras recebem acabamento em vermelho e a inscrição “Peugeot Sport”.

O spoiler traseiro fixo, perfeitamente integrado ao veículo, garante pressão aerodinâmica e alonga a silhueta do carro. O difusor traseiro incorpora duas ponteiras de escapamento cromadas e simétricas, sinalizando um sistema de exaustão redesenhado para maior desempenho e som mais esportivo. A inscrição “Peugeot” na grade dianteira e o emblema R, também encontrado na traseira, dão o toque final à assinatura exterior do RCZ R.

Personalização e ampla linha de equipamentos

Disponível em quatro cores (Vermelho Moroccan, Preto Nera, Cinza Mercury e Branco Opal), o RCZ R também oferece uma linha de personalização que consiste em teto de carbono, brilhante ou fosco, adesivos para a carroceria e capas dos espelhos retrovisores em preto.

O alto nível de segurança e conforto é complementado com lavadores de faróis, lâmpadas de xênon e sistema multimídia PC Nav Plus.

Instrumentos e controles que despertam os sentidos

O modelo revela instrumentos e controles que refletem o exterior do carro, dedicado ao prazer e às sensações ao dirigir. Tudo coloca o condutor instantaneamente em um ambiente habilmente esportivo e refinado. O caráter esportivo e exclusivo é enfatizado logo ao abrir a porta, quando aparece o acabamento dos estribos portando o logo “Peugeot Sport”.

Costuras vermelhas são aplicadas ao couro, material presente no volante, alavanca de câmbio, bancos e detalhes das portas. O acabamento recebe couro Nappa e Alcântara e possui aplicação do monograma “R”. Uma plaqueta de alumínio escovado apresenta o “R” cromado com contornos vermelhos sobre o logotipo da Peugeot Sport.

Pilotagem intensa

No posto de condução do RCZ R, o motorista descobre uma posição de dirigir ergonômica, ideal para desfrutar as qualidades dinâmicas do carro. O volante de pequenas dimensões, a alavanca de câmbio com desenho esportivo e os bancos desenvolvidos pela Peugeot Sport contribuem ativamente para a plena sensação da pilotagem esportiva.

Além da visão e do tato, a audição também foi lembrada. O som do motor chega ao interior do carro de maneira a permitir máximo aproveitamento do caráter esportivo do RCZ R nas acelerações e mudanças de marcha. “A busca por desempenho e eficiência em condições ‘de corrida’ guiaram várias escolhas durante o desenvolvimento, em particular o tamanho e ajuste fino do trem de força, suspensão, freios e pneus. Tudo para permitir aos motoristas mais experientes passar horas na pista”, explica Pierre Budar, gerente de projeto do RCZ R.

O temperamento esportivo do modelo é demonstrado pelos números: velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. A retomada de velocidade (80 a 120 km/h) é feita em 6,8 segundos. A caixa de câmbio manual de seis marchas é configurada para beneficiar a aceleração e a retomada de velocidade.

O centro de gravidade rebaixado, a aerodinâmica aperfeiçoada, os ajustes especiais de suspensão e os pneus Goodyear Eagle F1 Asymetric 235/40 R19 otimizam a aderência e garantem uma notável estabilidade na estrada. Novas configurações de amortecedores, molas mais rígidas e barras estabilizadoras oferecem maior agilidade.

O alto torque de 33,6 mkgf disponível a partir de 1.900 rpm favorece a tração e faz o RCZ R ter frenagens estáveis e agilidade nas curvas, possibilitando percorrê-las na menor trajetória possível. O desempenho e agilidade do RCZ R também são resultado de regulagens afinadas e testes em pistas, em particular com os pilotos da Peugeot Sport.

Os padrões exigidos nas frenagens naturalmente direcionaram as especificações técnicas dos freios: pinças de quatro pistões permitiram um ganho significativo em rigidez e curso do pedal, favorecendo a redução das massas não-suspensas.

Os discos, com 380 mm de diâmetro e 32 mm de espessura, são alojados em um reservatório de alumínio. Isto contribui para reduzir o peso e para melhorar a refrigeração, assim como os orifícios de ventilação interna dos discos. Tudo isso proporciona ao sistema de frenagem resistência a toda prova e oferece ao RCZ R segurança e desempenho excepcionais: freado a 130 km/h, ele chega à imobilidade em 61 metros.

Trem de força desenhado para as pistas com durabilidade de carro de rua

“Novas soluções tiveram de ser introduzidas para obter 270 CV de potência e 33,6 mkgf de torque de um motor 1.6L e que possa ser usado esportivamente nas pistas. A Peugeot Sport tem toda a experiência necessária para conseguir isto e as equipes do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento contribuíram com sua experiência e conhecimento para garantir a durabilidade e aplicação industrial destas novas soluções”, explica Thierry Chauvet, gerente de desenvolvimento de Drive Train do Peugeot RCZ R.

O RCZ R é equipado com um novo motor THP turbo a gasolina com injeção direta. Ele desenvolve potência máxima de 270 CV a 6.000 rpm e torque máximo de 33,6 mkgf entre 1.900 e 5.500 rpm. Este novo motor, denominado EP6CDTR, se beneficia de desenvolvimento extenso, com vários componentes modificados ou inteiramente concebidos para permitir o desempenho desejado e combinar uso esportivo com a durabilidade necessária em um motor de um carro de produção em série.

O turbo Twin Scroll foi desenvolvido especificamente para se beneficiar de dimensões ideais para sua aplicação e nível de desempenho. Combinado com um coletor de escape inspirado pelas corridas, ele permite manter a temperatura de funcionamento sempre em um nível adequado.

Os novos pistões, com uma taxa de compressão de 9.2, foram desenvolvidos pela Mahle Motorsport e feitos em um tipo de alumínio idêntico ao usado na Fórmula 1. As bielas também foram modificadas para uso em altas rotações. Patenteadas e apresentadas em 2011 pela Mahle, são aplicadas pela primeira vez em um carro de produção com o RCZ R.

Conforto e prazer no uso diário

O RCZ R foi desenvolvido como versão de competição pela Peugeot Sport para uso esportivo nas pistas, mas também pode proporcionar prazer e conforto diariamente nas ruas e estradas.

As calibragens do trem de força combinam as exigências da pilotagem esportiva em circuitos com as do uso diário. A pressão no pedal do acelerador e a rotação do motor revelam o estilo de pilotagem do motorista, que pode levar o modelo a um comportamento direcionado para maior conforto ou maior esportividade. O torque obtido desde baixas rotações permite largadas dinâmicas e alto nível de prazer, mesmo no uso cotidiano.

O projeto da suspensão aperfeiçoa a agilidade e o caráter incisivo do RCZ R com um compromisso que mantém um nível de conforto próximo ao do RCZ de 200 CV. Finalmente, os materiais e a ergonomia dos instrumentos e controles, o alto nível de equipamentos e o baixo consumo (15 km/l, misto cidade-estrada) é referência em sua categoria e faz do RCZ R um cupê esportivo confortável e prazeroso dentro e fora das pistas.

EB - www.autoracing.com.br

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