Carros de rua – Novo modelo de aniversário em edição limitada: Boxster 25 anos

domingo, 14 de fevereiro de 2021 às 10:00

Boxster 25 anos

A Porsche está celebrando o 25º aniversário da sua família roadster com um modelo de aniversário especial: o Boxster 25 Anos. Para a edição limitada estão sendo produzidas apenas 1.250 unidades para o mundo todo com base no modelo GTS 4.0, acionado pelo motor boxter de 4,0 litros e 6 cilindros com 294 kW (400 PS). Essa edição faz referência aos vários recursos de design do carro-conceito Boxster que anunciou o sucesso do carro esportivo de dois lugares no Salão de Detroit de 1993. A versão de produção foi lançada em 1996 com pouquíssimas alterações em sua aparência e está agora em sua quarta geração com mais de 357.000 unidades produzidas.

Um dos recursos mais impressionantes do modelo especial é a reinterpretação da cor Neodyme, um tom de marrom cintilante acobreado, que contrasta de forma surpreendente com a cor básica GT Silver Metallic da unidade pioneira exibida em 1993. Nesta edição especial, a cor é usada na proteção dianteira, nas entradas de ar lateriais com monobloco bem como no nome e nas rodas de liga leve de 20 polegadas em dois tons. A Porsche oferece o Boxster 25 Anos na cor GT Silver Metallic, embora as cores Deep Black Metallic e Carrara White Metallic também estejam disponíveis. Outro elemento impressionante pode ser encontrado na tampa de abastecimento do combustível que é marcada pela inscrição Porsche da linha Exclusive Design. Ela brilha em tons de alumínio como a saída de escape de alto brilho do sistema de escape esportivo ao passo que a borda do para-brisa contrasta com seu acabamento em Preto.

Para manter o estilo da versão original histórica, o modelo especial combina o interior em couro Bordeaux com a capota conversível de tecido vermelho. A capota conversível apresenta a inscrição Boxster 25 gravada. E ambas estão disponíveis em Preto. Um pacote do interior em Alumínio, bancos esportivos com ajuste elétrico para 14 posições, frisos dos estribos da porta com a inscrição “Boxster 25″ e um volante esportivo GT em couro incluindo multifunções com aquecimento são apenas alguns dos recursos da nova lista de equipamentos padrão ampliada do novo modelo.

A potência da edição de aniversário é puro alvoroço: o motor de 4,0 litros e 6 cilindros do 718 Boxster GTS 4.0 também é usado como uma variante de potência mais elevada do purista 718 Spyder. Com resposta direta, potência excepcional e som estrondoso, o motor naturalmente aspirado de 294 kW (400 PS) de alta rotação garante uma experiência de estilo de direção especialmente emocionante. A Porsche está oferecendo o Boxster 25 Anos de 6 marchas com modo manual e com sistema de dupla embreagem Porsche Doppelkupplung (PDK).O modelo de edição especial atinge a velocidade máxima de 293 km/h e, em combinação com o sistema de dupla embreagem PDK e o pacote padrão Sport Chrono, proporciona uma aceleração de zero a 100 km/h em 4 segundos. Outros recursos padrões incluem o sistema eletrônico para regulagem dos amortecedores Porsche Active Suspension Management (PASM), com rebaixamento de 10 milímetros, e o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial. Esses recursos combinam um estilo de direção marcado pelo conforto, esportividade e dinamismo.

Você já pode encomendar o novo Boxster 25 Anos que chegará aos concessionários no final de março de 2021. Os valores na Alemanha iniciam no patamar de 94.986,00 euros, incluindo o imposto VAT e os equipamentos específicos do país.

No Brasil o modelo está disponível para encomenda com preço público sugerido a partir de R$ 605.000, apenas na versão equipada com cambio PDK.

Um quarto de século de muito prazer de dirigir: a família Boxster completa 25
O Boxster tem um significado muito especial para a Porsche, pois representa um marco no novo direcionamento da estratégia de modelos do fabricante de carros esportivos devido ao novo caminho que abriu durante as adversidades econômicas enfrentadas na metade dos anos 90. Isso se refletiu no primeiro motor de 6 cilindros em produção refrigerado a água e também no conceito de peças de substituição inteligentes que foram apresentadas ao mercado inicialmente com o ágil roadster. Esse conceito foi incorporado ao 996 da geração 911, lançado um ano mais tarde, e que permitiu que a Porsche voltasse a ser lucrativa.

O carro de dois lugares com preço atraente cativou os corações de novos clientes mais jovens desde o seu lançamento. Em termos de aparência, incorporou os recursos da hostória renomada da marca. A aparência visual do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou imagens do lendário 550 Spyder e do carro de corrida 718 RS 60 Spyder. O carro foi tão bem recebido em janeiro de 1993 que a Diretoria Executiva da Porsche enfatizou e soliticou de forma bastante objetiva ao desenvolvimento de projeto do modelo para produção: “O carro-conceito deve ser construído da forma como está”. E como o tempo comprovou, a decisão foi correta.

Quando o modelo de produção foi lançado em agosto de 1996, a semelhança com o modelo apresentado no salão era inquestionável. Como ele compartilhava a parte dianteira do 996 da geração 911, não havia dúvidas sobre a sua linhagem. O Boxster era um Porsche autêntico. Ao mesmo tempo, seu motor de 6 cilindros instalado no centro, que inicialmente oferecia um deslocamento de 2,5 litros e uma potência de 159 kW (204 PS), foi desenvolvido para atender as normas de emissão mais exigentes graças à refrigeração a água, a tecnologia de 4 válvulas e a temporização de entrada variável.

O aumento da potência e outras melhorias foram incorporadas posteriormente. A primeira geração 986 Boxster recebeu um motor de 2,7 litros em 1999, inicialmente com 162 kW (220 PS) e posteriormente com 168 kW (228 PS). O recém-lançado Boxster S foi turbinado com um motor de 3,2 litros e 6 cilindros com 158 kW (252 PS), que logo passou a oferecer 191 kW (260 PS). A geração 987 foi lançada em 2004 com um projeto refinado, rodas de 17 polegadas e um interior reprojetado, bem como PASM opcional com amortecedor variável, freios de cerâmica Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) e o pacote Sport Chrono. Sem alteração de deslocamento, os motores entregavam 176 kW (240 PS) e 206 kW (280 PS) respectivamente. No final de seu período de produção, os motores alcançaram potências de 188 kW (255 PS) com deslocamento de 2,9 litros e 228 kW (310 PS) com deslocamento de 3,4 litros. O câmbio PDK também substituiu a transmissão automática Tiptronic S oferecida anteriormente.

Em 2012, a Porsche apresentou o amplamente reestilizado e visualmente refinado 981 da geração Boxster. Graças à nova carroceria em uma construção mais leve e um chassi completamente renovado, o novo integrante era mais robusto, musculoso, surpreendente e veloz do que nunca. O teto elétrico em tecido funcionava sem uma tampa de compartimento superior conversível, os braços dos eixos eram ainda mais curtos e o para-brisa se movia para frente. Motores boxer mais econômicos foram desenvolvidos para injeção direta a gasolina iniciando com motor de 2,7 litros e 6 cilindors com 195 kW (265 PS) e um motor de 3,4 litros com 232 kW (315 PS). Em abril de 2014, o Boxster GTS foi lançado com 243 kW (330 PS). O Boxster Spyder foi sem dúvida o destaque com um motor de 3,8 litros que causou uma sensação indescritível com sua potência de 276 kW (375 PS).

A geração atual 982 do Porsche 718 Boxster definiu um novo trajeto em janeiro de 2016 com o lançamento dos motores turbo de 4 cilindros e projeto aprimorado. O motor de 2,0 litros entrega 220 kW (300 PS) e o motor boxer de 2,5 litros entrega 257 kW (350 PS) graças ao turbocompressor de turbina de geometria variável. O próximo Boxster GTS atingiu a potência de 269 kW (365 PS). Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou ao topo da linhagem. Ele compartilha o motor de 4,0 litros com 309 kW (420 PS) com o modelo emblemático esportivo 718 Cayman GT4. Desde 2020, o moto de 6 cilindros também turbina a potência de 294 kW (400 PS) do 718 Boxster GTS 4.0.

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