Carros de rua – Nova Saveiro traz estilo mais moderno, robusto e refinado

sábado, 13 de agosto de 2016 às 11:00
Volkswagen Nova Saveiro

Volkswagen Nova Saveiro

Pela primeira vez ao longo dos 33 anos de história da Saveiro no Brasil, a picape derivada do Gol ganha identidade própria. Com visual totalmente independente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro traz estilo exclusivo, mais moderno, robusto e refinado.

Na parte frontal tudo é novo. O capô, por exemplo, está mais elevado do que o da picape anterior e ganhou duas linhas de estilo inéditas, conectadas com os novos faróis. O conjunto ótico também é inédito e todo o recorte do capô que margeia os faróis é novo. Com a grade maior e mais alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

“Os faróis têm uma escultura nova. No Novo Gol e no Novo Voyage a proposta foi de deixar uma aparência mais esportiva. Já na Nova Saveiro os objetivos foram claros: robustez e, ao mesmo tempo, sofisticação. O resultado foi um conjunto ótico frontal mais retangular, com nítida inspiração nos faróis da Amarok”, explica Luiz Alberto Veiga, diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul.

O para-choque dianteiro também é diferente do utilizado no Novo Gol e no Novo Voyage. Agora, conforme a versão, o para-choque da Nova Saveiro traz dois frisos cromados que cruzam a grade e têm ligação direta com os faróis. A entrada de ar na parte inferior do para-choque também cresceu e traz linhas mais geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo.

Os faróis de neblina passam a ter formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem “vincada”, dando mais força ao visual frontal da picape.

Com faróis e para-choques novos, consequentemente os para-lamas dianteiros também são novidade na Nova Saveiro. Acompanhando toda a inovação visual, os apliques laterais nas caixas de roda e na parte inferior das portas têm novo formato, destacando mais o caráter lateral do modelo. Todas as rodas de liga leve e calotas são inéditas na Nova Saveiro.

Na parte traseira, tudo novo de novo. As lanternas são tridimensionais e passam a ter a nova assinatura visual da marca. Com predominância de componentes pintados, a parte traseira da picape, dependendo da configuração, traz um retrorrefletor conectado com o adesivo preto que cruza toda a parte traseira da picape.

A tampa da caçamba da Nova Saveiro merece atenção especial. Com traços mais retos e definidos, a tampa é nova e traz o sistema de abertura por meio do logotipo Volkswagen (“schwenkemblem”).

Aventura completamente nova

Da mesma forma que a Nova Saveiro traz uma filosofia de estilo diferente do Novo Gol e do Novo Voyage, a Nova Saveiro Cross apresenta uma proposta de estilo diferenciada em relação às demais versões da picape Volkswagen. A começar pelos faróis de dupla parábola com elementos internos cromados.

Apesar das singularidades visuais, a Nova Saveiro Cross segue a assinatura utilizada pela Volkswagen em seus veículos com apelo fora de estrada. A grade dianteira, por exemplo, traz estilo em colmeia, assim como a parte inferior do para-choque.

Totalmente novo, o para-choque dianteiro passa a contar com elementos trapezoidais. Isso é evidenciado pelos faróis de neblina, que, na verdade, têm tripla função: neblina, longo alcance e luz de conversão estática.

Logo abaixo dos faróis auxiliares há uma faixa em Chrome Effect, exclusiva na Nova Saveiro Cross. Além de dar um aspecto mais refinado ao modelo, essa faixa – que contorna toda a carroceria da picape – dá a impressão de que a Nova Saveiro Cross está mais postada no chão. Apliques nas caixas de roda e das portas também são inéditos e exclusivos da versão com apelo aventureiro. As rodas de liga leve e diamantadas também são inéditas.

Na parte traseira, o para-choque também tem identidade própria, com elementos mais escuros, que se conectam com a lateral da picape. O aplique na região da placa na parte traseira agora é em Chrome Effect e os retrorrefletores passam a ser duplos.
Robusta em cada detalhe

Outra novidade da linha 2017 da Nova Saveiro é a estreia da versão Robust, que substitui a configuração Startline, de entrada. Com foco na relação custo-benefício, a Nova Saveiro Robust é oferecida exclusivamente na carroceira cabine simples e teve seu visual pensado para um veículo de uso predominantemente profissional.

“É um approach mais racional. Uma versão que demonstra toda a força da Nova Saveiro, mas que ao mesmo tempo traz a evolução do estilo que acompanha o restante da linha da picape”, explica Luiz Alberto Veiga.

Mais do que o estilo diferenciado, a Nova Saveiro Robust tem características específicas: tem vão livre e ângulo de entrada (ataque) maiores do que as demais versões da picape.
Com elementos mais rústicos, a Nova Saveiro Robust traz faróis com elementos pretos, acompanhando a grade e o para-choque, que também são pretos. A parte traseira traz a mesma linguagem de estilo. Ou seja: tampa, lanternas e para-choques são novos, porém, com predominância de elementos pretos.

Interior de veículos premium

A Nova Saveiro, assim como o Novo Gol e o Novo Voyage, chega para ser referência em termos de design interior, com um painel novo. Desenvolvido com base na premissa “driver oriented” (todos os botões e comandos estão posicionados voltados para o motorista), o novo painel é muito mais moderno, com visual e acabamento premium e uma série de recursos tecnológicos, além de permitir uma série de combinações de cores e acabamentos. Agora, o console central do painel acolhe rádios “doble din” de última geração – recurso inédito na história da Saveiro.

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas e estão mais horizontais, a exemplo da faixa inferior que percorre o painel de um lado a outro. Essa faixa, assim como a tonalidade do painel e do acabamento interno, varia de acordo com cada versão da picape. Com aplicação de nova tecnologia, chamada In Mold Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha mais destaque nas cores e grafismos aplicados.

Houve uma atenção especial às saídas de ar no painel, que agora contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de alto padrão. O novo volante multifuncional, semelhante ao do Golf, confere ainda mais requinte e sofisticação ao interior dos modelos. O instrumento combinado (cluster) também é inteiramente novo e ganhou iluminação de LEDs em branco, combinando com a iluminação do console central e do novo sistema de infotainment App-Connect.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.