Carros de rua – Nova Saveiro tem design global e inovações tecnológicas

domingo, 28 de abril de 2013 às 9:26

Volkswagen Saveiro Trend Cabine Estendida

A pick-up compacta Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.

Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a pick-up, com uma “musculatura” adicional nas extremidades, reforçando a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.

Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.

A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida.

A pick-up compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o reconhecido motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas. Essa combinação de motor e transmissão é capaz de atender amplamente a todos os requisitos de uso do utilitário, tanto como veículo de transporte pessoal quanto como carro de trabalho.

O lançamento da Nova Saveiro é acompanhado por uma reformulação nos pacotes de equipamentos opcionais oferecidos às diversas versões. Os itens foram reagrupados, reduzindo o número de combinações, tornando mais fácil a escolha pelo cliente.

Design externo

Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine simples como na estendida, a Nova Saveiro, além das substanciais mudanças no para-choques, capô e para-lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida. As coberturas das caixas de rodas dianteiras foram alteradas para assentamento no novo para-lama e são em plástico preto fosco texturizado.

O novo conjunto do para-choque dianteiro é pintado em preto corrugado, criando uma impressão visual mais robusta, reforçada pela nova grade do radiador e as novas grades inferiores em preto fosco texturizadas. Um detalhe com importância funcional, além de estética, é o perfil aerodinâmico dos limpadores do para-brisa, que são do tipo aerowischer.

Os compradores que optarem pela Nova Saveiro com o pacote Trend irão contar com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida. Nessa opção, o conjunto do para-choque dianteiro tem a mesma cor da carroceria, enquanto a nova grade do radiador é pintada em preto brilhante, trazendo friso cromado.

O conjunto formado pelos espelhos retrovisores externos, maçanetas das portas e frisos laterais também traz cor idêntica à da carroceria. As rodas de 14 polegadas têm novas calotas pintadas em cromo brilhante, com desenho Trophy, acompanhadas pelos racks de teto e um novo logotipo de identificação do modelo posicionado na tampa traseira.

A versão Trooper, destinada a consumidores que almejam um visual mais diferenciado e esportivo, também tem o conjunto do para-choques dianteiro na cor da carroceria, que se diferencia pela pintura em preto corrugado da parte inferior.

Os retrovisores, maçanetas e frisos laterais são na cor original do plástico e a roda de liga leve com 15 polegadas tem novo desenho “Stuttgart”. Novas faixas realçam as laterais e a tampa traseira. As lanternas são escurecidas.

Vista interna

Tanto na versão de cabine simples como na estendida, a carroceria da Nova Saveiro foi desenvolvida para proporcionar ao motorista e ao passageiro excelente nível de conforto. Além da grande disponibilidade de espaço, primorosas posição ao dirigir e ergonomia, a facilidade de acesso através de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Também são pontos altos da pick-up o isolamento térmico e acústico.

Como ocorreu no design externo, internamente a versão de entrada da Nova Saveiro vem com diversas novidades, começando pelo novo instrumento combinado incluindo conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio.

Em sua linha 2014, a Nova Saveiro chega como a primeira pick-up compacta a contar com tecidos dos bancos e das laterais das portas que utilizam tecidos com fios de PET reciclado em sua composição. Além de terem novo padrão de estilo, há um modelo de acabamento desenvolvido especificamente para cada proposta de versão.

A Nova Saveiro 2014 traz de série na versão de entrada itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica. O pacote Trend acrescenta o revestimento dos bancos com tear Jacquard e cobertura lateral na base dos bancos. O revestimento das portas também incorpora novo tecido com tecnologia de fios reciclados, em tear Ameise, complementado por maçanetas internas pintadas em esmalte Siberian II. Os difusores de ar vêm com aros e botão central em Hot-Stamping Chrome, também usado na nova moldura central, pintada em esmalte Smoke Grey. O pomo da alavanca do câmbio mostra o esquema das marchas em cromo.

Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome. Os novos figurinos dos bancos utilizam tecidos com fios reciclados e incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric, também fabricado com fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.

A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro.

O motorista também conta com as informações fornecidas pelo novo I-System, recurso de série nessa versão. Esse sistema concentra, no instrumento combinado do painel, as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo (que informa distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia.

Além disso, o I-System da Nova Saveiro 2014 permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão as informações do sistema ECO Comfort, que emite uma série de mensagens no painel (instrumento combinado) orientando o motorista a dirigir de forma mais econômica. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.

Quando equipada com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, a Nova Saveiro ganha a função “tilt down”. Esse recurso, inédito entre as picapes compactas vendidas no mercado brasileiro, regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Saveiro Cross com visual mais radical

Modelo topo de linha da Saveiro, a versão aventureira da pick-up compacta da Volkswagen teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo, caracterizada pela impressão de robustez e agilidade e uma elegância pouco comum em veículos com a mesma proposta, alcançada pelo equilíbrio dos elementos visuais que deixam clara sua disposição off-road.

As mudanças visuais na Saveiro Cross são perceptíveis principalmente na parte dianteira, que ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo “CROSS”.

Assim como na versão anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida. Nas laterais, as molduras pretas das caixas das rodas, dianteiras e traseiras ganharam acabamento texturizado. O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à moldura da soleira, ambos em preto. Já os retrovisores externos ganharam pintura Chrome Effect e luz indicadora de mudança de direção incorporada (side blinker). As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design Atacama 4 e acabamento diamantado.

Na traseira, a Saveiro Cross ostenta uma nova faixa, na tampa da caçamba – que traz, de série, cobertura por capota marítima. O santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross.

Interior diferenciado

O acabamento interno da Saveiro Cross é escurecido, na tonalidade Cinza Antracite e o painel de instrumentos traz a mesma pintura da ilha central, em Warm Gray. O interruptor rotativo dos faróis e lanterna tem acabamento em cromo e os tecidos de forração dos bancos utilizam fios reciclados. A faixa central dos assentos exibe o logotipo CROSS em baixo relevo e, nas laterais externas é possível transportar pequenos objetos, em uma rede elástica. Opcionalmente, os bancos podem ter cobertura em couro sintético com o logo Cross bordado.

O revestimento das portas utiliza novo tecido, também fruto da tecnologia de fios reciclados, em malharia Canoas Liso, e as soleiras internas são destacadas por faixas de alumínio escovado com a inscrição “Cross” – o mesmo acabamento das capas de pedais esportivas. O painel traseiro da cabine da Saveiro Cross conta com uma conveniente rede porta-objetos de série.

Criada para o trabalho

Nascida da plataforma do Novo Gol, a Nova Saveiro incorpora características estruturais e mecânicas específicas para sua configuração e uso diferenciados. Para desenvolver a carroceria da picape, os engenheiros da Volkswagen levaram em conta sempre a combinação da rigidez estática com a rigidez dinâmica. A rigidez estática responde às solicitações do dia-a-dia, como transitar em baixas velocidades por vias esburacadas, sobre lombadas ou na subida de guias. A resistência à flexão é importante para suportar os pesos do conjunto motopropulsor, dos ocupantes e itens de acabamento da bagagem e a carga da caçamba.

A estrutura da carroceria também desempenha um papel fundamental na proteção dos ocupantes. Ela foi projetada levando em conta situações significativas para condições de uso real, como colisões frontal, traseira e colisão lateral, amassamento do teto e das portas, ensaios de tração de ancoragens dos cintos de segurança e bancos, entre outras.

Na Nova Saveiro são utilizados diferentes tipos de aço, visando garantir à estrutura um desempenho superior quanto a torção, impacto e durabilidade. As longarinas dianteiras e traseiras foram desenvolvidas para que sua geometria, aliada a toda a estrutura da carroceria ao seu redor, absorva a energia de forma progressiva, controlando a deformação da carroceria em caso de impactos dianteiros ou traseiros.

Para viabilizar a utilização da mesma plataforma, derivada do Novo Gol, para as versões com cabine simples ou estendida, o assoalho traseiro da Nova Saveiro recebeu uma forma diferenciada, que permite o posicionamento da parede divisória entre a cabine e a caçamba em duas posições distintas.

Outros diferenciais importantes da Nova Saveiro estão no sistema de suspensão, especialmente adequado às suas características. A suspensão dianteira independente, tipo McPherson, possui um sistema de isolamento idêntico ao do Golf e seu conceito de desenvolvimento é o mesmo do novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e excelentes níveis de conforto.

Completamente diferente do encontrado no Novo Gol e no Novo Voyage, o eixo traseiro tem construção interdependente, com braços longitudinais, criando, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento subesterçante. A nova configuração permitiu a ampliação do volume disponível na caçamba. As molas traseiras possuem curvas de carga superprogressivas, adequadas – assim como os amortecedores – às condições irregulares das vias da América Latina.

Compartimento de carga

O compartimento de carga da Nova Saveiro tem como destaque o distanciamento entre as caixas de rodas com mais de um metro, que possibilita a acomodação de cargas mais largas. É possível acomodar um pallet (padrão europeu) sem dificuldades.

A fixação da carga é facilitada pelos pontos de ancoragem e pode ser flexibilizada ainda mais pelos trilhos com ganchos deslizantes. O rack posicionado no teto da cabine viabiliza o transporte de cargas mais longas, enquanto os degraus laterais externos facilitam a manipulação da carga, assim como a tampa traseira que, quando aberta, fica nivelada com o assoalho da caçamba.

Nova arquitetura eletrônica

A Nova Saveiro conta com a nova arquitetura eletrônica, que possibilitou a adição de uma grande variedade de dispositivos e funções de conveniência e, principalmente, segurança. Entre esses últimos está o detector de colisões, que em caso de acidente ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes do carro. A picape também conta com o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.

Outro sistema importante é o ECO Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica através de recomendações que aparecem no painel, lembrando para fechar as janelas quando o ar-condicionado estiver funcionando ou não acelerar quando o carro estiver parado. Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o novo rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos através de uma barra, juntamente com um sinal sonoro.

Também conveniente, o “Comfort Blinker” exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.

Novo rádio

A Nova Saveiro oferece opcionalmente novo sistema de som global do Grupo Volkswagen – o mesmo oferecido para o Novo Gol e o Novo Voyage. Com visual moderno e acabamento requintado em preto brilhante, o novo aparelho tem rádio AM/FM e CD/MP3 player. Além disso, o sistema conta com entradas Auxiliar, USB e com interface para iPod – os recursos estão todos localizados na parte frontal do rádio, o que facilita sua utilização.

Os comandos podem ser ativados por teclas no volante multifuncional. As informações são replicadas no painel de instrumentos por meio do I-System.

O recurso também traz a conexão Bluetooth para telefone, que possibilita ao motorista efetuar ou receber chamadas telefônicas utilizando apenas as teclas do volante multifuncional, com armazenamento da agenda. É possível ainda realizar áudio streaming – sincronizar com o aparelho de som os arquivos de áudio armazenados no celular. O motorista pode, assim, selecionar pelas teclas no volante e reproduzir no aparelho de som a playlist de músicas salvas no celular, sem que para isso precise utilizar cabos.

Se a pick-up for equipada com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros, o novo rádio exibe em sua tela a silhueta digital do veículo (visto de cima), com uma barra que vai se aproximando da traseira à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema, que funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro, conta ainda com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto. Outro recurso implementado na Nova Saveiro é opção de desativar por chave o airbag do lado do passageiro.

História

A trajetória de sucesso da Saveiro começou em julho de 1982, quando o modelo chegou ao mercado. Ao longo de todos os seus 30 anos de existência, a pick-up compacta passou por um processo permanente de aperfeiçoamento, abrangendo desde atualizações no design e alterações internas na cabine, visando maior conforto dos ocupantes, a mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.

Derivada do Gol – o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos –, em sua primeira versão a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.

Em 1994, a Saveiro ganhou direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL. Em 1997, toda a linha da picape passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.

Totalmente renovada em 2009, a Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Saveiro trouxe como novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança.

Atualmente a pick-up compacta é o quarto veículo mais vendido pela Volkswagen do Brasil e o comercial leve mais vendido pela Volkswagen no Brasil.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.