Carros de rua – Michelin lança pneu três vezes mais seguro

domingo, 19 de maio de 2013 às 7:37

Tecnologia STABILIGRIP aumenta a área de contato do pneu com o solo molhado

A segurança viária é um dos maiores desafios para a sociedade. Quando falamos de acidente de trânsito, associa-se, quase sempre, a uma fatalidade que, na maioria das vezes, está relacionada à negligência e/ou à imprudência do motorista.

São muitas as ideias preconcebidas sobre os perigos nas estradas, mas dados mostram que a maioria dos acidentes no Brasil acontece em condições, a princípio, não desfavoráveis para o motorista*:

– 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições.

– 60% dos acidentes ocorrem durante o dia.

– 67% dos acidentes ocorrem em pistas secas.

– 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.

Segundo pesquisa da Organização Panamericana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% deles estão relacionados à frenagem e aderência.

Sabendo que a performance dos pneus pode minimizar, e até mesmo evitar, um acidente, compensando muitas vezes a falha humana, a Michelin utilizou toda a sua expertise para otimizar as propriedades que fazem do novo pneu MICHELIN Primacy 3 um produto que oferece mais segurança aos usuários.

Para isso, uma equipe de engenheiros da Michelin trabalhou durante três anos para desenvolver diversos protótipos com o objetivo de obter e garantir a performance do produto, que tem como principal missão contribuir para a redução do número de acidentes de trânsito.

* Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). 

MICHELIN PRIMACY 3: O PNEU 3 VEZES MAIS SEGURO

Testes comprovam que o novo pneu apresenta a melhor frenagem do mercado*

A Michelin apresenta o MICHELIN Primacy 3, o pneu três vezes mais seguro, que chega ao mercado latino americano em maio de 2013. Conforme testes realizados pelo instituto alemão TÜV SÜD Automotive, o pneu MICHELIN Primacy 3 obteve os melhores resultados do mercado em comparação com a média dos concorrentes de marcas premium:

  • freia até 3 metros antes em solo seco;
  • freia até 4 metros antes em solo molhado;
  • possui maior aderência em curvas sobre piso molhado, oferecendo maior controle da trajetória do veículo, mesmo em condições perigosas;

Foi comprovado ainda que, quando um veículo equipado com o pneu MICHELIN Primacy 3 para, após a frenagem, os carros equipados com os pneus da concorrência ainda estão com uma velocidade residual de cerca de 30 km/h.  “O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e, portanto, um produto como o pneu MICHELIN Primacy 3 pode contribuir fortemente para reduzir o número de acidentes”, afirma Marco Moretta, Diretor Comercial de pneus de passeio e caminhonete da Michelin para a América do Sul.

O pneu MICHELIN Primacy 3 possui duas novas tecnologias: STABILIGRIP,  que aumenta a área de contato com o solo molhado, maximizando a aderência, e FLEXMAX, para solo seco, uma combinação entre o novo composto de borracha, muito mais flexível, que se adapta às menores irregularidades do piso, e os blocos de borracha com corte em chanfro a 45 graus, que maximizam a área de contato, proporcionando maior aderência.

Além da excelência em segurança, o pneu MICHELIN Primacy 3 tem o compromisso de garantir – em um único pneu – mais segurança, mais durabilidade e mais eficiência energética, sem abrir mão de nenhuma outra performance.

O mercado da América Latina contará com o pneu MICHELIN Primacy 3 em aros de 16, 17 e 18 polegadas em até 29 referências, com  a maior parte da produção concentrada na fábrica brasileira em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.

O novo produto atenderá tanto o mercado de equipamento original, quanto o de reposição. O pneu MICHELIN Primacy 3 equipará, por exemplo, o  Peugeot 308, o Citroen C4, Ford Focus, dentre outros.

* Testes comparativos, realizados em 2012 pelo Instituto TÜV SÜD Automotive (Alemanha), com pneus comprados no mercado brasileiro com na dimensão 205/55 R16 91V das marcas Goodyear, Pirelli e Bridgestone. 

INSTITUTOS ATESTAM EXCELÊNCIA DO PNEU MICHELIN PRIMACY 3

Testes independentes comprovam a melhor performance em segurança,
durabilidade e resistência à rodagem  nos pisos seco e molhado do pneu
MICHELIN Primacy 3*

A alta performance do pneu MICHELIN Primacy 3 é garantida por institutos de referência no setor automotivo. Para as comparações que se referem à frenagem e à aderência em curvas, o instituto escolhido foi o TÜV SÜD Automotive, da Alemanha.

TESTES DE ADERÊNCIA

Comparado com pneus comprados no mercado brasileiro das marcas Pirelli, Goodyear e Bridgestone, na dimensão 205/55 R16 91V, o pneu MICHELIN Primacy 3 apresentou os resultados abaixo.

1. Frenagem em SOLO SECO

Em uma pista seca (onde acontecem quase 70% dos acidentes de trânsito), é medida a distância que o carro percorre até parar, a partir de uma velocidade inicial de 100 km/h. O pneu MICHELIN Primacy 3 consegue frear até 3 metros antes da média dos concorrentes.

2. Frenagem em SOLO MOLHADO

Em uma pista molhada, é medida a distância que o carro percorria até atingir 20 km/h, a partir de uma velocidade inicial de 80 km/h. O pneu MICHELIN Primacy 3 consegue frear até 4 metros antes da média dos concorrentes. 

* Testes comparativos com a dimensão 205/55 R16 91V das marcas Goodyear, Pirelli e Bridgestone.
3. Maior aderência em curvas em piso molhado

O pneu MICHELIN Primacy 3 oferece maior controle na trajetória do veículo nas mais adversas condições. O instituto TÜV SÜD Automotive comprovou que, com o pneu MICHELIN Primacy 3, o carro possui maior aderência em curvas em piso molhado, proporcionando ao condutor um controle da trajetória 12% superior à média dos concorrentes.

TESTES DE DURABILIDADE E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

1) Durabilidade

O instituto alemão DEKRA acompanhou e validou os testes de durabilidade com o pneu MICHELIN Primacy 3 na dimensão 205/55 R16 91V e os concorrentes Pirelli, Goodyear e Bridgestone. Após serem percorridos mais de 21.000 km, foi constatado que o novo pneu apresenta uma estimativa de durabilidade 16% maior que os demais.

2) Resistência à rodagem

Por meio do teste ISO 28580, o TÜV SÜD Automotive comprovou que o pneu MICHELIN Primacy 3 oferece 10% a menos resistência à rodagem que a média dos concorrentes, o que se traduz numa economia de 2% no consumo do combustível do veículo e, consequentemente, na redução nas emissões de CO2 no meio ambiente.

Institutos que certificam o pneu MICHELIN Primacy 3

TÜV SÜD Automotive – Com sede em Munique, na Alemanha e fundado em 1866, o TÜV SÜD é um dos líderes mundiais em organizações de serviços técnicos. São mais de 16.000 funcionários em parcerias com clientes de todo o mundo. Um grupo de profissionais qualificados e experientes trabalha para garantir o máximo de eficiência, segurança e qualidade. Alguns exemplos de serviços oferecidos pelo TÜV SÜD são: auditoria e inspeção, consultoria, teste e certificação de produto.

DEKRA – Fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundada há 88 anos, com sede em Stuttgart, Alemanha. A companhia é líder do segmento na Europa e uma das maiores entre as empresas internacionais.Organizada em três unidades de negócio, suas 180 empresas consolidadas empregam 28 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. Em 2012, registrou faturamento de € 2 bilhões. 

STABILIGRIP E FLEXMAX

TECNOLOGIAS POSSIBILITAM SUPERIORIDADE

Tecnologias inovadoras conferem ao pneu MICHELIN Primacy 3 alta segurança, por meio
de uma maior aderência do pneu nas mais variadas condições de rodagem

Graças ao desenvolvimento das tecnologias StabiliGrip e FlexMax, o pneu MICHELIN Primacy 3 estabelece um novo padrão de segurança no trânsito em relação aos demais pneus: melhor frenagem no seco, melhor frenagem no molhado e melhor aderência em curvas, proporcionando o maior controle do veículo.

StabiliGrip

Benefício: freia mais rápido em piso molhado e oferece maior estabilidade em curvas. 

Em caso de frenagem, o pneu recebe uma forte pressão, o que causa deformação nos blocos de borracha. O uso de um reforço entre os blocos garante menor deformação e maior área de contato com o solo, maximizando a aderência do pneu.

FlexMax

Benefício: freia mais rápido em piso seco.

É a combinação entre o novo composto de borracha Micro Adaptive+, que se adapta às menores irregularidades do piso, e os blocos de borracha com desenho em chanfro, que garante maior área de contato com o solo e maximiza a aderência.

MICHELIN TOTAL PERFORMANCE

Compromisso em garantir – em um só pneu – mais segurança, mais durabilidade e mais
eficiência energética, sem abrir mão de nenhuma outra performance

Há muitos anos, a Michelin trabalha o Equilíbrio de Performances, um conceito que guia o desenvolvimento dos seus produtos em todos os segmentos de mercado.  “A Michelin considera que não deve ser excelente somente em uma única performance, acima de tudo temos a missão de oferecer aos nossos clientes o máximo em segurança, durabilidade e também eficiência energética, por meio da economia de combustível”, afirma Bruno Blanc, diretor de marketing para pneus de passeio e caminhonete da Michelin para a América do Sul.

No geral, um pneu reúne características antagônicas. A aderência em piso molhado, por exemplo, não é facilmente compatível com a aderência no seco, como se nota claramente nas competições automobilísticas. O grande diferencial dos produtos Michelin é reunir todas as excelências de performance em um único produto, em que estão contidas as tecnologias e as inovações da marca, resultado de um alto investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento.

“Nosso compromisso é garantir, em um único pneu, mais segurança, mais durabilidade e mais economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance. É o que chamamos de Michelin Total Performance”, completa Blanc.

A Michelin, que conta com 6.600 colaboradores no mundo dedicados exclusivamente a pesquisa e desenvolvimento, investiu mais de 600 milhões de euros em 2012 para este fim. O Centro de Tecnologias da Michelin com unidades  nos Estados Unidos, Europa e Ásia e unidades de referência em diversos países, como no Brasil, que concebe, produz e realiza testes em novos produtos, compostos, arquiteturas, desenhos de bandas de rodagem, sempre buscando a melhoria constante das performances dos produtos Michelin.

EB - www.autoracing.com.br

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