Carros de rua – Inflação do Carro sobe 0,99% em março

sábado, 6 de abril de 2013 às 9:29
Inflação do Carro

Inflação do Carro

Os preços não estão dando trégua e o custo para andar e manter o carro está cada vez mais alto. A Inflação do Carro, da Agência AutoInforme, registrou a terceira alta consecutiva e a maior do ano: 0,99% em março, totalizando um acumulado de 2,9%.

Dos itens necessários para o motorista andar e fazer a manutenção preventiva do carro, os que mais subiram no mês foram o filtro de combustível (alta de 2,27%), o álcool (+2,14%) e o estacionamento (+1,91%). O lava rápido, a troca das pastilhas de freio e a gasolina também tiveram altas importantes no mês.

O aumento dos combustíveis tem forte impacto no bolso do motorista, pois eles representam mais de 30% de todos os gastos com o carro.

Nenhum item dos cinco segmentos pesquisados para a composição da Inflação do Carro teve queda de preço em março. As cestas de produtos são: peças de reposição, serviços automotivos, impostos de circulação, seguros e combustíveis.

No ano

Os combustíveis são os grandes responsáveis pela alta expressiva no acumulado de janeiro a março (2,9%). O álcool foi o item que mais subiu no trimestre, com 7,4% e a gasolina, a seguir, subiu 5,95%.

Seguro obrigatório, lavagem simples, filtro de ar e óleo do motor também tiveram altas expressivas no trimestre.

De todos os itens pesquisados, apenas um apresentou queda de preço no trimestre, o IPVA, que ficou 4,7% mais barato, na média, porque o imposto é calculado sobre o valor da cotação do carro, que desvalorizou no ano passado.

Itens mais subiram Março/2013

Item

%

Filtro de combustível

2,27

Álcool

2,14

Estacionamento p/ 2 horas

1,91

Lavagem simples

1,75

Pastilhas de freio

1,72

Gasolina

1,57

Itens que mais subiram no ano

Item

%

Álcool

7,40

Gasolina

5,95

Seguro obrigatório

4,44

Lavagem simples

2,96

Filtro de ar

2,67

Óleo motor

2,39

Fonte: AutoInforme

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.