Carros de rua – Hyundai HR e VW Delivery 5.150 vencem Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais

sábado, 27 de junho de 2015 às 10:43

Hyundai HR

Com 13,6% e 14,8% de depreciação no período de três anos, o Hyundai HR e o VolkswagenDelivery 5.150 obtiveram as melhores avaliações, respectivamente,  nas categorias Utilitários e Caminhões, na 1ª edição do Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, da Agência AutoInforme, em parceria com a Editora Frota e Textofinal.

Embora o estudo dedepreciação seja desenvolvido há mais de dez anos, a partir dos levantamentos da Molicar, é pela primeira vez que a AutoInforme faz a premiação do setor de utilitários e caminhões, com o objetivo de estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos de caminhoneiros e frotistas.

Outros sete modelos foram contemplados pelo Prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais. Na categoria Utilitários, além do Hyundai HR (camioneta de carga e campeão geral – 13,6%) venceram o Fiat Doblò (furgoneta de carga – 18,7%), Iveco Daily Furgão (furgão de carga – 15,6%) a Mercedes-Benz Sprinter Minibus (minibus – 17,8%). No grupo Caminhões, o Mercedes-Benz Accelo 815 (caminhão leve – 15%), Ford Cargo 1319 (caminhão médio – 14,9%), Volkswagen Constellation 17.190 (caminhão semipesado – 17%), Volvo FH 460 6×4 (caminhão pesado – 21,9) e o próprio Volkswagen Delivery 5.150 (caminhão semileve e campeão geral – 14,8%).

“Para formar o índice de depreciação, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados no primeiro quadrimestre de 2012 e seus modelos correspondentes com três anos de uso – janeiro a abril deste ano –, geralmente prazo inicial de substituição para fins de renovação de frota”, explica José Augusto Ferraz, diretor da Editora Frota.

“Outro critério adotado foi subdividir os veículos em dois grupos, utilitários – com quatro categorias – e caminhões – com outras cinco. A partir desse modelo, analisamos 164 modelos, dos quais 135 de caminhões e 29 de utilitários. Foram excluídos os veículos cujo volume de licenciamento em 2014 foi inferior a 30 unidades, em razão de sua pouca representatividade, já que significam pouco mais de 1% do total de emplacados”, argumenta Ferraz.

Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, “esse estudo vem sendo feito há mais de dez anos, em parceria com a Molicar, e este ano, também com a Editora Frota e a Textofinal, resolvemos transformá-lo num prêmio, um reconhecimento às marcas que tiveram os seus veículos entre os de Maior Valor de Revenda em 2015”, para quem “em vez de questionar por quê um utilitário/caminhão perde valor, deveríamos perguntar por quê um veículo mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo”.

“A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Assim, nossa expectativa é que o prêmio possa vir a ser um novo balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, enfatiza Leite.

EB - www.autoracing.com.br

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