Carros de rua – Hyundai apresenta Veloster com novo motor turbinado

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 às 16:59

Veloster TurbinadoA Hyundai Motor America apresenta o totalmente novo Veloster Turbo 2013, equipado com motor de 201 cavalos, estreando mundialmente no Salão de Detroit 2012 (North American International Auto Show). O Veloster Turbo arremata a linha de cupês esportivos da Hyundai, ao lado do renovado Genesis Coupe 2013 de 274 hp e tração traseira, também apresentado no evento.

“O Turbo amplia o papel heróico do Veloster na gama de produtos da Hyundai, uma atração para nossa nova geração de compradores”, declarou Mike O’Brien, vice-presidente de produto e planejamento corporativo da Hyundai Motor America. “Ele é potente, high-tech e eficiente no consumo, atributos que consideramos fazer do Veloster Turbo a maior novidade no segmento dos cupês esportivos.”

O Veloster Turbo 2013 chegará no verão de 2012, enfrentando concorrentes importantes como o Volkswagen GTI, Honda Civic Si e Mini Cooper/Clubman S com melhor relação peso/potência que todos eles e um conjunto único de direção e suspensão esportivas.  

Destaques do Veloster Turbo 2013 (Equipamentos exclusivos do Turbo)

– Novo motor 1,6 litro turbo-alimentado com injeção direta de gasolina (T-GDI) e transmissão automática ou manual com seis marchas desenvolvida pela Hyundai
– Potência: 201 hp a 6.000 rpm
– Melhor economia do segmento na estrada, com 16,1 km/l (câmbio manual)
– Melhor potência específica do segmento, com 125,6 hp por litro
– Melhor relação peso-potência do segmento, com 6,35 kg / hp
· Motor com regulagem e sonoridade esportivas
· Direção com acerto esportivo
· Dianteira exclusiva, com faróis de neblina e efeito-solo
· Primeira pintura Cinza Fosca da Hyundai
· Rodas de liga com 18 polegadas exclusivas, com detalhes em cromo
· Projetores dos faróis com detalhes em LEDs exclusivos
· Espelhos laterais com indicadores de direção
· Lanternas traseiras exclusivas com LEDs
· Painel de supervisão
· Superfícies dos bancos em couro com apoio lombar para o motorista
· Assentos dianteiros aquecidos
· Interior exclusivo para o Turbo em preto grafite com detalhes e grafismo do teto em azul

O Veloster Turbo é o primeiro veículo da iniciativa de produtos 7/11 da Hyundai (sete modelos novos ou redesenhados nos próximos 11 meses) A Hyundai acaba de completar sua versão 24/7 2.0 (sete modelos novos ou renovados em 24 meses), com a estréia do Hyundai Azera 2012.

TURBO COMPRESSOR COM DUPLO PARAFUSO E TECNOLOGIA GDI

O motor 1,6 litro GDI de quatro cilindros turbo-alimentado do Veloster Turbo 2013 produz 201 hp a 6.000 rpm e 27 kgfm de roque entre 1.750 e 4.500 rpm, com gasolina normal. O Veloster Turbo tem consumo estimado de 12,03 km/l, com o melhor índice da categoria na estrada, 16,93 km/l nos modelos com câmbio manual. O motor Hyundai Gamma 1,6 litro utiliza um turbocompressor com duplo parafuso que, combinado ao sistema GDI, proporciona entrega imediata de potência. Os turbocompressores com duplo parafuso tem sido usados em motores de alta performance mais caros, mas a Hyundai trouxe esta tecnologia para sua linha do Sonata 2.0T.

O design de um turbocompressor com duplo parafuso tem duas entradas para os gases do escapamento separadas por paredes dentro do alojamento da turbina. As duas passagens são controladas por uma válvula waste-gate. Um turbocompressor com duplo parafuso recupera mais energia do escapamento do que um modelo com apenas um, graças à separação do coletor.  No compressor com parafuso duplo, os cilindros cujos pulsos de exaustão interferem com outros são separados, o que resulta em melhor distribuição da pressão no escapamento e fornecimento mais eficiente da energia dos gases do escapamento à turbina do compressor.

Por exemplo, no começo do tempo de admissão do cilindro um, quando tanto a válvula de admissão como a de exaustão deste cilindro estão abertas (momento do cruzamento de válvulas), o cilindro três já inicia seu tempo de exaustão, com a válvula de escapamento aberta. Se as passagens dos gases dos cilindros um e três estiverem interligadas, o pulso dos gases de escapamento do cilindro três irá aumentar a pressão de retorno do cilindro um. Isto reduziria a entrada de ar fresco e aumentaria a quantidade de gases residuais quentes dentro do cilindro. Mas com a adoção do duplo parafuso, esta interferência é minimizada.

O resultado deste efeito de “limpeza” criado pelo design de duplo parafuso é uma melhor distribuição da pressão nas aberturas de escape e um fornecimento mais eficiente da energia dos gases de escapamento à turbina do compressor. Isto, por sua vez, permite maior sobreposição na abertura das válvulas, resultando em melhor qualidade e quantidade de ar para preencher cada um dos cilindros. De fato, com maior cruzamento das válvulas, o efeito de “limpeza” do fluxo de exaustão pode literalmente arrastar mais ar desde o lado da admissão. Ao mesmo tempo, remover ao máximo os gases de exaustão com baixa pressão ajuda a encher cada cilindro com uma quantidade de ar mais densa e mais pura. A pressão máxima do turbocompressor é 18 psi.

O design do turbocompressor com duplo parafuso tem muitas outras vantagens em relação aos sistemas de turbos tradicionais, com apenas um parafuso. Entre elas:

– Maior eficiência de combustão
– Eficiência do motor em baixa velocidade
– A energia cinética dos gases de escape não é desperdiçada ou retida
– Menores temperaturas nos cilindros
– Menores temperaturas de exaustão
– Mistura ar/combustível mais “magra”
– Melhor distribuição de pressão nas saídas de escape e fornecimento mais eficiente de energia dos gases à turbina do compressor.

O turbo com duplo parafuso do Veloster lida melhor com a separação dos gases na turbina, levando a um torque em baixas rotações mais elevado e a uma resposta às solicitações de torque mais rápida.

Dois fatores-chave do acerto do compressor da Hyundai com duplo parafuso são:

O coletor de exaustão de aço inoxidável e o alojamento da turbina com parafuso duplo são fundidos num molde de peça única cujo design está aguardando ser patenteado. A válvula waste-gate do turbocompressor utiliza um controlador elétrico, em vez de ser controlada mecanicamente.

Graças ao alojamento da turbina em aço inoxidável, integrado ao coletor de escapamento, não apenas o peso e o custo das peças fundidas foi dramaticamente reduzido, mas a durabilidade do alojamento da turbina também melhorou. Além disso, a recuperação de energia térmica e, consequentemente, a eficiência do turbo melhorou sensivelmente, pois o design de peça única isola efetivamente parte da energia térmica da área da junta.

A pressão de sobre-alimentação é controlada com precisão, graça à adaptação de um “waste-gate” acionado eletricamente,  A pressão contrária é reduzida quando o auxílio do turbo não é necessário pela abertura da válvula waste-gate, o que aumenta a eficiência no consumo de combustível. Durante partidas a frio, o waste-gate permanece aberto, o que resulta na atuação mais rápida do catalisador para reduzir as emissões.

O sistema GDI de alimentação de combustível contribui para aumentar a eficiência e reduzir as emissões do motor. O caminho mais curto e mais direto do combustível permite maior controle da mistura no momento mais apropriado, aumentando assim a eficiência. O combustível é injetado por uma bomba de alta pressão movida pelo eixo de comando, que opera a pressões de até 2.175 psi.  A injeção direta também utiliza um índice de compressão superior ao normal, de 9,5:1, obtendo 125,6 hp por litro, o melhor desempenho específico da categoria. As cabeças dos pistões são escavadas para aumentar a eficiência de combustão no cilindro.

REGULAGEM PERSONALIZADA COM INSPIRAÇÃO MOTOCICLÍSTICA

O design exclusivo do Veloster Turbo é inspirado numa motocicleta de alta performance customizada. Uma das modificações mais populares para incrementar uma motocicleta esportiva é alterar o escapamento. Os designers da Hyundai removeram o escapamento trapezoidal central do Veloster e o substituíram por duas ponteiras circulares maiores, com fluxo livre. Essas novas ponteiras e o novo coletor de admissão também permitiram aos engenheiros dar ao motor um som mais robusto, que vai deliciar os entusiastas.  

Da grade dianteira hexagonal maior e mais ousada, passando pelas saias laterais esculturadas e o novo e dinâmico parachoques posterior com aberturas proeminentes para difusão na parte inferior, o design do Veloster Turbo agrega mais agressividade e estabilidade aerodinâmica, em comparação com o modelo básico. O Veloster Turbo será disponibilizado também com a primeira pintura cinza fosca da Hyundai. Um conjunto de rodas cinza, com 18 polegadas e detalhes em cromo completa o estilo facilmente reconhecível do Veloster Turbo. A dianteira do Veloster Turbo também traz exclusivos detalhes com oito LEDs individuais.
 
PREPARAÇÃO ESPORTIVA

A suspensão precisamente acertada do Veloster se harmoniza com a aparência agressiva do carro. Apenas alguns componentes-chave da direção foram incrementados: o Veloster Turbo tem uma cremalheira com relação mais rápida e calibragem da direção revisada para proporcionar maior precisão nas curvas, melhores respostas e controle. Todos os Velosters Turbos utilizam pneus Kumho Solus KH25 215/40R18 85V, criados para extrair o melhor desempenho do carro sem comprometer o conforto.    

Todos os Velosters são equipados com suspensão dianteira tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora dianteira com 24 mm de diâmetro. A suspensão traseira é um eixo de torção em V com baixo peso, uma novidade da Hyundai, com barra estabilizadora de 23 mm integrada para permitir o enrijecimento dos braços para maior controle da inclinação da carroceria. A suspensão traseira também utiliza amortecedores tipo monotubo para aumentar o conforto.

Todos os Veloster têm direção elétrica, que ajusta a intensidade da assistência instantaneamente de acordo com as mudanças das condições de rodagem, ao mesmo tempo em que ajuda a economizar combustível em relação aos sistemas de direção convencionais. O diâmetro de giro do Veloster, de 10,4 metros, é melhor que os 10,7 metros do Mini e 11 metros do Mini Clubman.

NOVOS EQUIPAMENTOS INTERNOS

Do lado de dentro, bancos inteiramente em couro, com a palavra “Turbo” bordada nos encostos, ajudam a criar um visual exclusivo, proporcionando excepcional apoio e conforto. Um exclusivo conjunto de instrumentos de supervisão (Supervision Cluster) fornece ao motorista informações em formato maior a mais interativo. Isto acontece graças às duas telas TFT do Supervision Cluster, localizadas entre o contagiros e o velocímetro.  Bancos aquecidos também são equipamento de série na versão Turbo. O console central e os controles também lembram o tanque de uma moto esportiva e incorporam o botão de partida do motor e pedais em liga metálica.
 
SEIS MARCHAS, MANUAL OU AUTOMÁTICO

Para lidar com o aumento de potência e atender ao compromisso da Hyundai de fazer veículos eficientes em consumo, o Veloster Turbo é equipado de série com uma transmissão manual de seis marchas ou, opcionalmente, a automática, também com seis velocidades. Ambas as transmissões foram desenvolvidas pela própria Hyundai. A manual apresenta maior amplitude de relação (5,71, contra 5,25), para comportar o torque adicional. O turbo de alta rotação ajuda durante as acelerações, principalmente em velocidade de estrada.

O Veloster Turbo utiliza uma suspensão automática de seis marchas com controles de mudança Shiftronic montados no volante, em lugar do EcoShift DCT das versões básicas do Veloster. Isto se deve ao maior torque gerado pelo motor 1.6 GDI Turbo. A relação final da transmissão automática é um pouco menor que a do câmbio DCT (6.0 contra 6,38).  Uma amplitude menor mantém o motor dentro da faixa de maior potência enquanto o câmbio vai de uma para outra marcha. O câmbio EcoShift DCT da versão básica do Veloster é regulado visando a economia de combustível e não para o desempenho exigido do Veloster Turbo.

WORLD-CLASS WEIGHT EFFICIENCY   

World-class weight efficiency é um programa voltado a todos os modelos da Hyundai. Esta estratégia inclui uma significativa economia de combustível, sem prejuízo do desempenho. Com apenas 1.270 kg, o Veloster é 34,9 kg mais leve que o Honda Civic Si Coupe e 106 kg mais leve que o Volkswagen GTI. Esta prioridade à eficiência no peso permite que o Veloster Turbo ofereça uma excelente combinação de agilidade, desempenho e eficiência no consumo.

DIMENSÕES GERAIS

O Veloster Turbo mantém a mesma distância entre eixos, mas o carro é três centímetros mais longo (4.249,4 mm) e 1,52 cm mais largo (1.805,9 mm).

TECNOLOGIA DE SEGURANÇA AVANÇADA DE SÉRIE: PARTE DO COMPROMISSO DE SEGURANÇA DA HYUNDAI    

Todos os Velosters têm um excepcional nível de equipamentos de segurança para o segmento dos carros esportivos, com destaque para o sistema de Gerenciamento de Estabilidade do Veículo (VSM), que administraa de forma otimizada o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e a direção com assistência elétrica (MDPS).

O VSM trabalha para controlar dois efeitos. O primeiro ocorre quando o motorista acelera numa superfície com aderência diferente em cada lado do carro e o veículo tende a desviar numa direção. O VSM detecta esta condição e envia um sinal ao MDPS para atuar a assistência de direção. O VSM compensa o desvio e automaticamente aplica oito Nm de força contra-esterçante. O VSM reage da mesma forma durante trocas súbitas de faixa de rodagem ou curvas rápidas.

O Veloster tem seis airbags: dois frontais, laterais na frente e cortinas de janela dianteiras e traseiras.

O Veloster também dispõe de um avançado sistema de frenagem de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios e sistema antibloqueio das rodas (ABS) com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo.

CONECTIVIDADE / TECNOLOGIA  

Na era digital todos querem manter-se conectados a seus dispositivos eletrônicos durante todo o tempo. Por isso, os Velosters vêm de fábrica com uma tela sensível ao toque de sete polegadas. A tela é ligada no momento da partida do motor, quando surge uma imagem do Veloster e um som característico. Há três formas de conexão para o usuário escolher.

Rádio via internet Pandora está presente em todos os Velosters. A tela mostra um ícone da Pandora para receber transmissão direta de rádio através de um iPhone ou Android. Os dados da Pandora também podem ser vistos na tela e as músicas podem receber os símbolos familiares do sistema, do polegar para cima ou para baixo. (Músicas que recebem a indicação do polegar voltado para baixo não serão tocadas novamente). pandora tem hoje mais de 65 milhões de ouvintes nos Estados Unidos.

A tecnologia Gracenote incrementa a forma com que os motoristas do Veloster acessam e gerenciam suas músicas, usando comandos via reconhecimento de voz em conjunto com o iPod. A tecnologia Gracenote MediaVOCS amplia a precisão do sistema de reconhecimento de voz para realizar buscas de músicas, permitindo aos motoristas indicar artistas, álbuns ou gênero.  O Gracenote MediaVOCS permite, por exemplo, que o sistema entenda nome de artistas como Beyoncé e AC/DC. Os motoristas também podem usar “The Boss” como comando oral se quiserem acessar trilhas de Bruce Springsteen. Além disso, a capa do álbum selecionado aparece na tela do Veloster.

Como vídeo games são uma importante forma de entretenimento, a Hyundai integrou ao Veloster um cabo RCA e uma tomada de 115 volts para permitir o uso de consoles para jogos quando o carro estiver parado ou para assistir vídeos na tela multimídia.

O Veloster Turbo possui um sistema Dimension Premium Audio com 450 watts com oito altofalantes, inclusive um subwoofer de oito polegadas, amplificador externo e entradas iPod/USB e auxiliar. Uma interface XM Satellite Radio é integrada à unidade principal, apresentando canais com logotipos e serviços de dados, como XM NavWeather, XM Stock Ticker e XM Sports Ticker.

Sistema Bluetooth de telefone viva-voz com reconhecimento de voz, download de agenda e audio streaming é standard. Sistema  de navegação é opcional. O sistema também inclui uma câmera de ré e sensores de aproximação para estacionamento.

CORES  

 A personalidade agressiva do Veloster Turbo permite que ele seja “vestido” com a exclusiva cor Cinza Fosco, uma novidade da Hyundai. Todos os Velosters 2013 dispõem de três novas cores: Branco Elite, Azul Hirato e Laranja Kona, para combinar com a personalidade e características de um corredor de longas distâncias. As escolhas para o interior são Preto Grafite ou, exclusivamente para o Turbo,  Preto Grafite com detalhes em azul e grafismos no teto para as versões sem teto solar.

EB – www.autoracing.com.br

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