Carros de rua – Edição de lançamento do Mercedes-Benz CLA chega ao Brasil

sábado, 22 de fevereiro de 2014 às 10:00

Mercedes-Benz CLA

A Mercedes-Benz traz ao Brasil o CLA 200 Turbo 1st Edition, edição especial de lançamento, com ampla gama de equipamentos de segurança, direção e conforto. Sucesso no mundo, o novo integrante da geração de compactos estabelece uma nova categoria. O coupé de quatro portas com design avançado e esportivo possui motor 1.6 turbo com 156 cv de potência e 250 Nm de torque, injeção direta de combustível, sistema ECO start/stop e transmissão automática de dupla embreagem 7G-DCT com sete marchas – combinação que garante um desempenho à altura de sua aparência esportiva.

O modelo combina linhas agressivas e dinâmicas com detalhes de estilo que deixam claro seu DNA, como o sofisticado design da grade dianteira. Esteticamente impactante, o design do Mercedes-Benz CLA é paralelamente funcional. O meticuloso desenvolvimento do modelo garantiu a ele o menor coeficiente aerodinâmico do mundo entre veículos produzidos em série (Cd=0,23), um dos fatores a contribuir para a eficiência no consumo e baixas emissões de CO2.

Estilo rebelde

O CLA chega ao Brasil para conquistar um público jovem, interessado em estilo, design e modernidade, sem deixar de lado a qualidade e segurança típicos da Mercedes-Benz. Não por acaso, proporções claramente esportivas e uma poderosa linguagem dinâmica de design deixam claro, à primeira vista, que o CLA faz parte de uma nova era na história da Mercedes-Benz. A ausência da coluna central entre as janelas laterais e o perfeito jogo entre superfícies côncavas e convexas dão a este cupê com quatro portas um visual inconfundível.

As características marcantes do veículo incluem o capô com saliências destacadas incorporado na dianteira e a grade com contorno em forma de diamante. Os faróis bi-xenônio e os LEDs das luzes de condução diurna posicionados dentro do conjunto ótico criam um efeito único de difusão luminosa. À noite, eles geram uma assinatura que define a aparência energética do carro e, durante o dia, proporcionam uma jovem expressão facial.

Três linhas proeminentes dão estrutura ao veículo quando visto de lado: a borda estrutural dianteira sobre as molduras das rodas flui na direção da traseira em uma linha descendente característica. Outra linha, mais sinuosa, marca a musculatura dos ‘ombros’ acima do eixo traseiro, enquanto a terceira se estende em uma curva envolvente desde a roda dianteira para trás. Juntas, estas linhas dão força, profundidade e dinamismo ao perfil lateral, ressaltado também pelas rodas de liga leve de 18 polegadas com cinco raios duplos.

As linhas da traseira reforçam a impressão de largura, mostrando força e disposição atlética por meio do jogo entre a curvatura das superfícies e bordas. O contorno do teto suavemente inclinado e a marcante curvatura da janela traseira proporcionam ao CLA um caráter bastante esportivo. A impressão dinâmica da parte posterior resulta principalmente do recuo das colunas C e da musculatura dos ombros sobre as molduras das rodas traseiras. As lanternas, dispostas em forma de flecha, são envolvidas pelas linhas dos ombros que se estendem para dentro da traseira e sua orientação horizontal acentua a força estética do conjunto traseiro. As duas saídas cromadas do escapamento, uma de cada lado, são um toque esportivo adicional.

O grande teto solar panorâmico deslizante/oscilante reforça o estilo jovem do CLA com um toque de elegância e requinte. O conjunto consiste de uma cobertura fixa de policarbonato na dianteira, um elemento móvel de cristal mineral e frisos laterais combinando com o visual do vidro. A superfície transparente se estende do para-brisa dianteiro à janela traseira de forma natural, como um elemento de estilo totalmente integrado ao design do carro. Caso deseje, o motorista pode proteger o interior dos raios solares acionando uma tela de isolamento, ao toque de apenas uma tecla.

Interior: um “toque descolado”

A linguagem de design avançada e esportiva do CLA 200 Turbo 1st Edition também se evidencia no interior do veículo. Como se espera de um Mercedes-Benz, a parte interna tem uma aura de qualidade especial ressaltada por seus traços, pela seleção e as combinações de materiais de alta qualidade. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em uma aparência metálica elegantemente descontraída.

O painel de instrumentos incorpora cinco saídas de ar redondas, lembrando turbinas a jato, uma reminiscência do superesportivo SLS 63 AMG. A direção do fluxo de ar é controlada por um inserto galvanizado que demonstra uma meticulosa atenção aos detalhes. O display com 17,8 cm, que se eleva ao centro, tem painel dianteiro em laca preto-piano e moldura prateada e, além de permitir controlar várias funções do carro, como o ar-condicionado digital, integra o Comand Online, que oferece navegação por GPS e acesso à internet por meio de browser e aplicativos especiais da Mercedes-Benz. O sistema multimídia aceita DVD, CDs, dispositivos USB e Sd-card. A conexão Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e a execução de músicas por meio de streaming.

O CLA 200 Turbo 1st Edition é equipado com bancos integrais na frente e atrás, com acabamento em couro sintético ÁRTICO e tecido, reforçando seu caráter esportivo. O assento traseiro privilegia os espaços laterais (tipo 2+1). Costura pespontada colorida é disponibilizada de acordo com as opções selecionadas para o acabamento interno. O padrão de acabamento dos bancos é replicado nos painéis internos das portas, que combina o couro sintético ÁRTICO com frisos cromados. A forração do teto é preta, criando um ambiente simultaneamente acolhedor e ainda mais esportivo. O CLA vem equipado com um pacote de luzes internas com 17 pontos de iluminação estrategicamente escolhidos, com destaque para as soleiras em alumínio iluminadas. A tonalidade quente é proposital, buscando aproximar o interior do veículo do aconchego de uma sala de estar.

Esguio por natureza: novo recorde em Cd

Entre os diferenciais tecnológicos do CLA, merece destaque o Cd (coeficiente aerodinâmico) de 0,23, um novo recorde mundial em aerodinâmica para automóveis produzidos em série. A área de arrasto, Cd x A, que é crucial para a resistência aerodinâmica, também é a melhor, com 0,51 m².

As boas características do fluxo de ar, importante fator para o baixo consumo de combustível do veículo em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Entre elas, estão o baixo ombro da coluna A com uma geometria especialmente adaptada, espelhos retrovisores externos aerodinamicamente otimizados, o desenho das rodas desenvolvido para reduzir o arrasto aerodinâmico e defletores serrilhados nas molduras de rodas dianteiras e traseiras.

A preocupação com a aerodinâmica também está em áreas não visíveis, a começar pelo fluxo de ar dentro do capô dianteiro. Ao mesmo tempo, a ampla cobertura da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro com sulcos especiais e o silenciador traseiro aerodinamicamente desenvolvido, seguido pelo difusor, dinamiza o fluxo de ar sob o carro.

Projeto dinâmico e segurança garantida

O CLA 200 Turbo 1st Edition dispõe de suspensão dianteira tipo McPherson e suspensão traseira independente com braços múltiplos em alumínio, com três elementos de controle e um braço de arrasto por roda. Isso permite que as movimentações longitudinais e laterais sejam virtualmente independentes entre si. Uma característica específica do CLA é a separação flexível do suporte do eixo traseiro, que beneficia o conforto de rodagem. Os cubos de rodas e suportes de molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

Outro importante item é a direção eletromecânica Direct Steer. Esse sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e contribui de forma decisiva para melhorar a eficiência total do veículo, já que a assistência só é acionada, consumindo energia, quando o volante é efetivamente girado. O sistema também dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control – programa eletrônico de estabilidade). Entre elas estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.

Numerosos sistemas de assistência dão apoio ao motorista no CLA e reduzem a necessidade de esforço. O sistema de detecção de sonolência ATTENTION ASSIST (assistente de atenção) alerta o motorista quando percebe sinais de desatenção ao conduzir, sugerindo uma parada para descanso.

Fundamental para a segurança do veículo, o sistema de frenagem adaptativo concentra, além de suas funções básicas, o controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subidas, pré-carregamento em situações de emergência, secagem automática na chuva e a função HOLD, que mantém o carro parado no tráfego sem necessidade de o motorista manter o pedal do freio acionado.

A segurança passiva em caso de colisões é assegurada por um conjunto composto de sete airbags. Além dos dois dianteiros, para o motorista e o passageiro, há dois airbags laterais na frente, airbags tipo cortina, que protegem as 4 janelas do veículo, e um airbag especial para proteger os joelhos do motorista. A estrutura da carroceria, que utiliza 66% de aço de alta e ultra-alta resistência, também é fundamental para garantir ótima proteção aos ocupantes do veículo.

O CLA 200 Turbo 1st Edition chega à rede de concessionários no Brasil por R$ 150.500.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.