Carros de rua – Conceito NS4 é destaque da Toyota no Salão de Detroit

domingo, 15 de janeiro de 2012 às 10:58

Toyota NS4 ConceptO NS4, avançado veículo conceito híbrido plug-in, é uma das maiores atrações do estande da Toyota no Salão de Detroit 2012. O carro simboliza a visão da Toyota para o futuro da mobilidade, com foco na conectividade e na interação entre automóvel e ser humano.

Os engenheiros da Toyota foram desafiados a projetar um carro conceito de porte médio para potencial lançamento mundial em 2015. Todos os requisitos para o futuro da mobilidade foram levados em conta na sua concepção.

“Nesta era digital, os carros estão se tornando mais um raio na roda da conectividade eletrônica”, diz Jim Lentz, presidente e chefe de Operações da Toyota nos Estados Unidos. “O NS4 demonstra a abordagem da Toyota para a conexão entre pessoas e carros, com tecnologia que considera relações, tanto emocionais como racionais, entre a pessoa e o carro e entre o carro e a sociedade.”

O avançado powertrain do NS4 mira a próxima geração do sistema Hybrid Synergy Drive plug-in. Um dos destaques é a redução de tamanho e peso de diversos componentes, que aumenta a economia geral de combustível, melhora a aceleração e amplia a autonomia em modo exclusivamente elétrico, além de permitir que as recargas sejam realizadas em curto espaço de tempo.

Estilo futurista

O NS4 sinaliza um novo direcionamento de estilo para a marca Toyota, com o objetivo de criar uma conexão emocional com os consumidores. Suas linhas refletem uma nova abordagem aerodinâmica, com a inclinação da cabine para frente e o perfil baixo. A grade em forma de trapézio é acentuada pelos spoilers inferiores e faróis em forma de asa que envolvem o pára-lama. As colunas são extremamente finas, para oferecer maior visibilidade ao motorista, além de garantir a integridade do teto em caso de acidentes.

Conectividade aprimorada

Os ciclos tradicionais de desenvolvimento de um veículo levam, em média, quatro anos. No entanto, esse cenário está mudando rapidamente na era digital. Os carros se tornaram mais um meio de comunicação no estilo de vida cada vez mais conectado dos consumidores e as montadoras devem integrar as mais avançadas tecnologias aos seus produtos. Os automóveis “conectados” são uma das “plataformas” que mais crescem, atrás apenas dos smartphones e tablets.

A Toyota firmou alianças tecnologias com empresas líderes em tecnologia, como a Microsoft, a Intel e a Salesforce para explorar a criação de interfaces veiculares inéditas com tecnologias emergentes. Essas parcerias vão contribuir para que a Toyota esteja na vanguarda desse novo segmento do mercado automotivo.

A interface homem-máquina (HMI, na sigla em inglês) do NS4 conta com uma tela sensível ao toque como as dos smartphones. Sua operação é simples e intuitiva, trazendo informações rapidamente ao mesmo tempo em que minimiza distrações e maximiza a atenção do motorista.

Funções como controle do ar condicionado, áudio, carga da bateria e funções de navegação também podem ser controladas e operadas pela HMI. O sistema é até mesmo capaz de “aprender” as preferências e hábitos do motorista, antecipando suas ações em situações específicas.

Segurança avançada

O NS4 apresenta a próxima geração do Sistema de Pré-Colisão (PCS, na sigla em inglês). Sistemas que alertam sobre mudanças de faixas de rodagem e aproximações na traseira do carro e de pedestres foram desenvolvidos para prever colisões em certas circunstâncias a ajudar a evitá-las. Essa versão do PCS utiliza radares e câmeras instaladas na dianteira do veículo para detectar e reagir a mudanças de faixas de rodagem, pedestres e outros veículos. Além disso, o sistema emite raios infravermelhos para ampliar a capacidade de reconhecimento do PCS durante a noite. Esse sistema de assistência ao motorista ajuda a evitar colisões com outros veículos, com obstáculos na pista e com pedestres por meio de acionamento dos freios e manipulação do volante de direção.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.