Carros de rua – Chega ao Brasil a Ferrari 458 Spider
domingo, 3 de junho de 2012 às 13:59O Grupo Via Italia, representante oficial da Ferrari no Brasil, traz ao país o modelo 458 Spider. Um conversível que une as mesmas soluções técnicas e de dirigibilidade do modelo 458 Italia, com seu motor central de oito cilindros em “V”.
A 458 Spider tem motor de aspiração natural e injeção direta de combustível na câmara de combustão, elogiado pela imprensa europeia por seu desempenho e refinamento técnico.
A força do motor V8 é transferida para as rodas pelo sistema já bastante conhecido: o câmbio de dupla embreagem e duas “borboletas” atrás do volante, como num carro de Fórmula 1. O modelo também conta com o sofisticado E-diff, um diferencial de deslizamento limitado que corta parte da força que chega às rodas em casos extremos. O modelo traz ainda freios ABS de série.
Alguns itens do carro, como o acelerador com mapeamento digital, e o refinamento da suspensão de braços sobrepostos e multibraço na dianteira, ajudam a melhorar a dirigibilidade. Tudo projetado para garantir a máxima performance e prazer ao dirigir. Até mesmo o ronco do motor foi modificado para que o motorista e o passageiro possam se encantar com a experiência de acelerar fundo sem a capota.
A capota é um capítulo à parte: seu mecanismo de acionamento foi patenteado pela Ferrari. É o primeiro carro do tipo berlinetta (carro esporte mais curto do que o habitual, mas sempre de teto fechado) conversível.
Toda feita em alumínio, ela oferece uma série de vantagens em relação aos tetos convencionais de lona, permitindo uma redução de 25 kg. O tempo de abertura é de apenas 14 segundos.
Em geral, conversíveis têm o porta-malas prejudicado pela capota e seus mecanismos, o que não acontece com a 458 Spider. Esta capota foi desenhada para não prejudicar o estilo e o desempenho.
O restante do carro é caracterizado por formas inovadoras e, ao mesmo tempo, generosas com a aerodinâmica e com a ventilação do motor. Este automóvel tem radiadores de óleo para a caixa de câmbio.
Para aumentar ainda mais o prazer ao dirigir, os assentos contam com um “quebra-vento” acionado eletricamente atrás da cabine. Este difusor de ar permite a conversa entre os ocupantes mesmo a 200 km/h.
Novas soluções técnicas adotas para o chassi garantem o mesmo grau de rigidez torsional em relação à 458 Spider, seja com a capota aberta ou fechada. O resultado é um automóvel inesquecível.
Ficha técnica
Dimensões
Comprimento |
4.527 mm |
Largura | 1.937 mm |
Altura | 1.211 mm |
Entre-eixos | 2.650 mm |
Peso a seco | 1.430 kg |
Relação peso/potência | 2,51 cv / kg |
Distrbuição de peso | 42% (frente) e 58% (traseira) |
Motor
Tipo | V8 com bancadas a 90 graus |
Cilindrada | 4.499 cm3 |
Potência máxima | 570 cv a 9.000 rpm |
Torque máximo | 540 Nm a 6.000 rpm |
Potência específica | 127 cv/litro |
Compression ratio | 12,5:1 |
Rodas e pneus dianteiros | 235/35 ZR20 com pneus
de 8,5 polegadas |
Rodas e pneus traseiros | 295/35 ZR20 com pneus
de 10,5 polegadas |
Performance
Velocidade máxima | 320 km/h |
0-100 km/h | menos de 3,4 segundos |
458 italia, autoracing, carros- de-rua, cilindros, conversível, ferrari, grupo, modelo, motor, noticias, spider
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.