Carros de rua – Chega ao Brasil a Ferrari 458 Spider

domingo, 3 de junho de 2012 às 13:59

2012 Ferrari 458 SpiderO Grupo Via Italia, representante oficial da Ferrari no Brasil, traz ao país o modelo 458 Spider. Um conversível que une as mesmas soluções técnicas e de dirigibilidade do modelo 458 Italia, com seu motor central de oito cilindros em “V”.

A 458 Spider tem motor de aspiração natural e injeção direta de combustível na câmara de combustão, elogiado pela imprensa europeia por seu desempenho e refinamento técnico.

A força do motor V8 é transferida para as rodas pelo sistema já bastante conhecido: o câmbio de dupla embreagem e duas “borboletas” atrás do volante, como num carro de Fórmula 1. O modelo também conta com o sofisticado E-diff, um diferencial de deslizamento limitado que corta parte da força que chega às rodas em casos extremos.  O modelo traz ainda freios ABS de série.

Alguns itens do carro, como o acelerador com mapeamento digital, e o refinamento da suspensão de braços sobrepostos e multibraço na dianteira, ajudam a melhorar a dirigibilidade. Tudo projetado para garantir a máxima performance e prazer ao dirigir. Até mesmo o ronco do motor foi modificado para que o motorista e o passageiro possam se encantar com a experiência de acelerar fundo sem a capota.

A capota é um capítulo à parte: seu mecanismo de acionamento foi patenteado pela Ferrari. É o primeiro carro do tipo berlinetta (carro esporte mais curto do que o habitual, mas sempre de teto fechado) conversível.

Toda feita em alumínio, ela oferece uma série de vantagens em relação aos tetos convencionais de lona, permitindo uma redução de 25 kg. O tempo de abertura é de apenas 14 segundos.

Em geral, conversíveis têm o porta-malas prejudicado pela capota e seus mecanismos, o que não acontece com a 458 Spider. Esta capota foi desenhada para não prejudicar o estilo e o desempenho.

O restante do carro é caracterizado por formas inovadoras e, ao mesmo tempo, generosas com a aerodinâmica e com a ventilação do motor. Este automóvel tem radiadores de óleo para a caixa de câmbio.

Para aumentar ainda mais o prazer ao dirigir, os assentos contam com um “quebra-vento” acionado eletricamente atrás da cabine. Este difusor de ar permite a conversa entre os ocupantes mesmo a 200 km/h.

Novas soluções técnicas adotas para o chassi garantem o mesmo grau de rigidez torsional em relação à 458 Spider, seja com a capota aberta ou fechada. O resultado é um automóvel inesquecível.

Ficha técnica

Dimensões

Comprimento

4.527 mm

Largura

1.937 mm

Altura

1.211 mm

Entre-eixos

2.650 mm

Peso a seco

1.430 kg

Relação peso/potência

2,51 cv / kg

Distrbuição de peso

42% (frente) e 58% (traseira)

 
Motor

Tipo

V8 com bancadas a 90 graus

Cilindrada

4.499 cm3

Potência máxima

570 cv a 9.000 rpm

Torque máximo

540 Nm a 6.000 rpm

Potência específica

127 cv/litro

Compression ratio

12,5:1

Rodas e pneus dianteiros

235/35 ZR20 com pneus

de 8,5 polegadas

Rodas e pneus traseiros

295/35 ZR20  com pneus

de 10,5 polegadas

 
                                                                   
Performance

Velocidade máxima

320 km/h

0-100 km/h

menos de 3,4 segundos

 

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.