Carros de rua – Avant-première mundial do Peugeot 208

domingo, 26 de fevereiro de 2012 às 13:26

208GTiConcept 1201JBL004A Marca revelará em avant-première mundial cinco novos modelos, que representam a base de sua ofensiva de produtos em 2012

Uma das protagonistas da tradicional mostra suíça, que será palco da apresentação mundial do Peugeot 208, a Marca reafirma sua estratégia de expansão da gama e, ainda, sua vantagem tecnológica e ambiental por meio da exposição de três modelos híbrido diesel dotados da tecnologia HYbrid4. Com o 4008, a Peugeot também reforça sua nova dinâmica de globalização.

Entre os 30 veículos de série e concept cars expostos em uma área de 2.700 m2, os 700 mil visitantes esperados para a mostra terão a oportunidade de conhecer dez unidades do Peugeot 208 nas mais variadas configurações, dispostas num espaço reservado exclusivamente para o modelo, que representa a ampla oferta de lançamento do novo ícone da Marca.

PEUGEOT 208

Dando sequência ao sucesso de seus antecessores, que representam mais de 15 milhões de veículos da série “200” fabricados nos últimos 30 anos, o Peugeot 208 reinventa os códigos de seu segmento com um objetivo bastante ambicioso: reconquistar a liderança em sua categoria na Europa.

Para imaginar um veículo capaz de seduzir clientes de perfis totalmente variados, o projeto “A9” do futuro 208 baseou-se desde o início em um rigoroso caderno de especificações, de modo a conceber um veículo capaz de realizar um verdadeiro salto de gerações. A Marca prevê comercializar cerca de 550 mil unidades do Peugeot 208 no mundo todo, em um ano completo.

No Brasil o Peugeot 208 será a grande atração da Marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. O modelo chegará ao mercado brasileiro em 2013, com produção local, e conviverá com o Peugeot 207, representando a dupla oferta na Marca no segmento B.

“Re-generation”:

– da arquitetura, combinando peso reduzido e habitabilidade em um veículo compacto (3,96 metros de comprimento);
– do desenho, com a aplicação de códigos estéticos renovados e o dinamismo de carrocerias diferenciadas;
– da ergonomia, refletida em um posto de condução totalmente reinterpretado, como também em uma condução intuitiva por meio de uma grande tela sensível ao toque e, ainda, por uma ambientação refinada;
– da preocupação ambiental, com uma gama que dispõe de dez motorizações que proporcionam prestações de alto nível aliadas a baixo consumo – entre elas, umas oferta e-HDi ampliada e aplicações de uma nova geração de motores três cilindros movidos a gasolina;
– da experiência de condução, graças a uma nova síntese do comportamento dinâmico que reflete toda a experiência e conhecimento da Marca nesse campo, além de segurança ativa e passiva do mais alto nível e equipamentos inovadores (como a função Park Assist).

A Peugeot aproveitará a avant-première do 208 para mostrar dois concept cars: XY Concept e GTi Concept, que são claras expressões da evolução da gama de compactos Premium em nível mundial.

Concebidos a partir da versão três portas do 208, os dois conceitos interpretam o salto de gerações protagonizado pelo 208, por meio de fortes personalizações. O XY Concept foi pensado para pessoas que prezam pela distinção e pelo refinamento, enquanto o GTi Concept recria o mito.

Os dois veículos compartilham pinturas exclusivas, além de elementos visuais e aerodinâmicos perfeitamente integrados e habitáculo ricamente equipados.

TECNOLOGIA HYbrid4: A VANTAGEM DA PEUGEOT

A Peugeot segue com os esforços para a redução das emissões de CO2 em sua gama de veículos, com emissões médias estabelecidas em 129 g/km em 2011, valor abaixo do limite de 130 g/km fixada pela Comissão Européia para o ano de 2015.

A política ambiental da Marca passa por uma constante otimização dos motores térmicos (downsizing, STOP&START, e-HDi), incluindo ainda o lançamento de novas gerações, como a família de motores movidos a gasolina EB (três cilindros de 1 e 1,2 litros). A mais autêntica vantagem da Peugeot, entretanto, está na hibridação diesel HYbrid4, compromisso ambiental da Marca em um contexto de mercado na Europa que tem como ponto principal o diesel. Com esse propulsor, a Peugeot propõe uma oferta inédita em termos de prestações com respeito ao meio ambiente e sensações de condução.

A hibridação de um motor diesel 2.0 HDi FAP de 163 CV, que move as rodas dianteiras, e um motor elétrico com potência de 37 CV integrado ao eixo traseiro, permite um novo conceito de prazer de condução – tração nas quatros rodas e potência total de 200 CV no modo “emissão zero”, com consumo 35% mais baixo em relação a um veículo com motor térmico de potência equivalente.

Três modelos presentes no Salão de Genebra ilustram a transversalidade do motor HYbrid4:

– O 3008 HYbrid4;
– O 508 RXH, que alia hibridação a diesel e um visual distinto para oferecer uma interpretação original do universo “all road” e uma renovação do prazer de dirigir;
– O 508 HYbrid4, que será apresentado em avant-première mundial durante a mostra suíça.

4008, O NOVO SUV 4X4 DA PEUGEOT

O 4008, que também estreia mundialmente em Genebra, simboliza ao mesmo tempo a evolução da gama e a internacionalização da Peugeot. Por meio de um visual diferenciado e prestações características de um SUV 4X4, o 4008, cujas vendas se concentrarão fora da Europa (70% do total), apresenta uma resposta às exigências de clientes de veículos “todo terreno” no segmento de SUV compactos, que está em forte crescimento.

Fruto da cooperação PSA-Mitsubishi, o desafio para o 4008 era criar um veículo de forte personalidade, em linha com o universo da marca Peugeot. E o objetivo foi atingido: o modelo nasceu com uma perfeita aplicação dos novos códigos estéticos de desenho propostos pela Marca, enquanto o caráter aventureiro se manifesta por meio da grade frontal com desenho vertical, das proteções presentes na parte inferior da carroceria e dos embelezadores das rodas.

O interior do 4008 é destacado pela escolha de materiais utilizados e pela riqueza de equipamentos, como também pelo teto panorâmico, que oferece ambientação exclusiva aos ocupantes. Suas dimensões (4,34 metros de comprimento) e habitabilidade garantem fácil manuseio e o convertem em um veículo polivalente, adaptado para todos os tipos de utilização.

Os quatro motores do 4008 (dois movidos a diesel e dois à gasolina) são associados a uma transmissão 4X4 com gestão eletrônica. Com níveis de emissões de CO2 recordes em sua categoria, o 4008 faz por merecer o status de SUV moderno e se posiciona no mesmo nível que sedãs urbanos.

XY CONCEPT E GTi CONCEPT

A Peugeot apresenta em Genebra dois concept-cars, que são exemplos da evolução da gama dos modelos da Marca – nesse caso, aplicado ao segmento de veículos urbanos.

Ambos interpretam, em diferentes aspectos, o salto de gerações do Peugeot 208. XY Concept é destinado àqueles que buscam veículos urbanos dotados de distinção e sofisticação, enquanto o GTi Concept recria um mito.

A parte dianteira dos concepts, inaugurada no 208 e particularmente carismática, conta com uma assinatura luminosa graças aos faróis com função full LED de última geração, que proporciona nitidez e é visível tanto de dia como de noite.

Essa mesma tecnologia full LED envolve os faróis e desenham um arco-íris em ambos concept cars. Sofisticadas, a óticas internas possuem forma retangular e trazem um embelezador flutuante que remete à pupila de um felino, garantindo o olhar tecnológico e preciso característico da Marca.

Tal precisão se mantém por meio da perfeita integração dos elementos de desenho aplicados na carroceria.

XY CONCEPT, O URBANO CHIQUE

Movido por um motor 1.6l e-HDi com 115 CV de potencia e equipado com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, o XY Concept transporta seus ocupantes a um universo de requinte cuja distinção fica por conta da cor púrpura que veste a carroceria e o habitáculo.

Pintada na cor “Pulsion”, a carroceria desse conceito parece em constante evolução dependendo da distância e da posição da qual ele é visto. Essa capacidade de se transformar é fruto de um método de pintura exclusivo, que se baseia na aplicação muito precisa de 16 camadas de pintura e verniz.

O interior recebe aplicações de couro púrpura natural e costura na mesma cor (painel, apoio de braços, volante, alavanca de câmbio etc.), quanto a estrutura do teto panorâmico é forrada em couro preto. A bordo, o condutor se acomoda em um assento de couro em tom cinza. A precisão no tratamento dos materiais pode ser observada também no volante, de couro e com micro ranhuras em púrpura, com inserção cromada na parte inferior.

Beneficiado pela luz natural proporcionada pelo teto panorâmico em vidro, o habitáculo se completa com um tratamento estético em que os limitadores das portas, a decoração do volante e as saídas de ar contrastam com o ambiente, de maneira sutil.

Além de refinado, o habitáculo é ergonômico e está disposto a serviço do condutor – sem perder de vista o trajeto percorrido, por exemplo, o condutor acessa o elevado painel de instrumentos que exibe fundo em alumínio e recebe iluminação em LED branco. Ao alcance dos dedos ou por meio de comandos no volante, é possível controlar a grande tela tátil para ouvir em streaming a lista de músicas armazenada no telefone ou mesmo definir o melhor trajeto a ser percorrido.

“Calçado” com rodas de 18 polegadas de desenho exclusivo, o XY Concept transmite seu caráter chique externamente por meio de sua cor e de detalhes como o cromado colorido único que reveste o embelezador do teto panorâmico, ou a tira inferior da grade, coberta com couro metálico de dupla costura. A própria grade, inclusive, é enriquecida com três barras cromadas que se destacam sobre o fundo preto.

GTi CONCEPT, A REMONTAGEM DE UM MITO

As primeiras sensações são visuais e aparecem logo no primeiro olhar. Um tom vermelho profundo com reflexos em preto veste integralmente sua carroceria. Ao aproximar-se dele, o capô e o teto revelam seu segredo: um quadro em padrão xadrez é descoberto sob as múltiplas camadas de pintura e verniz.

Inspirado diretamente na bandeira conhecida por todos os amantes de automobilismo, esse motivo decora também a malha metálica da grade. Com sua pintura negra, a base da grade e a parte inferior dos para-choques traseiros se destacam em função do grande contraste.

Alguns toques pontuais na cor vermelha unem o exterior do GTi Concept com seu habitáculo. Diamantadas e envernizadas, as rodas de 18 polegadas são decoradas em vermelho, assim como a dupla saída de escape cromada nas partes internas ou a presença do nome da Marca na grade dianteira, sem esquecer do logotipo “GTi Concept” em alumínio escovado estampado nos painéis traseiros em homenagem a um ilustre antepassado, o lendário 205 GTi.

O habitáculo conta com uma ambientação totalmente esportiva, criada pela aplicação intensiva da cor vermelha em diversos elementos, como o volante em couro de desenho esportivo, as laterais da alavanca de câmbio, a dupla costura dos assentos e a retro-iluminação em LED no painel de instrumentos, que é extremamente tecnológico.

Acomodado em um assento criado a partir de três diferentes materiais – couro Nappa na parte exterior, parte central em couro Tartan com relevo e apoio de cabeça em couro, o condutor dispõe de um volante com a parte inferior achatada e traz o logotipo “GTi Concept” gravado em uma placa de alumínio. O aro do volante é coberto por pequenas perfurações em vermelho, repetindo o padrão “tabuleiro de xadrez”.

Para ampliar a atmosfera esportiva, a parte superior do painel de instrumentos é revestida em Alcantara com costura na cor cinza, enquanto o teto é totalmente preto e os pedais recebem tratamento em alumínio. Por fim, o painel frontal e as saídas de ar fazem uma combinação das cores vermelha e preta em um sutil degradê, ao mesmo tempo que o padrão quadriculado também veste as persianas de aluimínio.

O GTi Concept não poderia receber um motor mais adequado do que o THP de 200 CV que já equipa o Peugeot RCZ. Associado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, o 1.6l THP permite que o condutor sinta-se no comando de uma máquina capaz de criar sensações inéditas, com sua arquitetura de posto de condução revisada em profundidade.

Graças ao volante de pequeno diâmetro, o condutor se integra por completo ao veículo, posicionando-se sempre de maneira ideal e sem perder de vista o trajeto. Dentro de seu ângulo de visão, o motorista recebe todas as informações necessárias (velocidade, regime de giro, temperatura), um benefício assegurado pela posição elevada dos instrumentos, que recebem fundo de alumínio escovado para facilitar a leitura.

A distância entre as rodas aumenta em 36 mm, tanto na dianteira como na traseira, garantindo um excelente comportamento dinâmico, aproveitando-se plenamente da estrutura compacta e da leveza do veículo. O aerofólio traseiro esportivo, moldado no teto, proporciona um apoio aerodinâmico extremamente preciso. Para alcançar uma distância de frenagem otimizada, o GTi Concept é equipado com quatro discos de 303 mm de diâmetro na parte dianteira, enquanto na traseira eles possuem 249 mm, com pinças na cor vermelha.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.