Carros de rua – Audi TT completa 15 anos no Brasil com a versão esportiva RS de 340 cv

domingo, 31 de março de 2013 às 9:37
Audi TT RS Coupé e Roadster

Audi TT RS Coupé e Roadster

Para os fãs de design, ele arranca suspiros. Para os amantes de velocidade, tira o fôlego! A Audi está comemorando, em 2013, os 15 anos de lançamento do Audi TT: carro-ícone da montadora alemã, que se tornou um marco da inovação tecnológica e do design automotivo.

O projeto do Audi TT foi desenvolvido para dar início à família de esportivos da marca e buscou inspiração nos fundamentos da Escola Bauhaus – ícone do design alemão – para esculpir um autêntico clássico, que mantém o charme atualizado.

O estilo limpo, as formas robustas e a adoção de pneus grandes foram fundamentais para deixar o modelo inconfundível e impressionaram o mercado desde o início. Ainda como protótipo, o TT fez sua avant-première no Salão de Frankfurt, em setembro de 1995, e roubou a cena, pelo design inovador e pela sofisticação dos materiais aplicados à sua construção. Detalhes aparentemente simples, como a tampa do reservatório em alumínio, levaram o modelo a outro nível de acabamento. Aliás, a carroceria construída com materiais leves, grande parte em alumínio, foi outra inovação do esportivo.

Ainda em meados da década de 90, o protótipo da versão Roadster apareceu no Tokyo Motor Show e também virou sensação. Tudo pronto para dar início à produção em série do Audi TT Coupé, a partir de 1998. O Roadster chegou um ano depois ao mercado europeu. O esportivo é produzido na planta de Gyor, no oeste da Hungria.

História no Brasil e no mundo

Já consagrado na Europa, o Audi TT merecia um desembarque especial no Brasil, em 1998. O evento escolhido para apresentar o modelo ao público foi o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro daquele ano. A chegada não poderia ter sido mais especial: o carro veio literalmente ”voando” para o evento. Içado a um helicóptero, o veículo chegou ao Pavilhão de Exposições do Anhembi chamando atenção do público e de quem estava nas ruas ao descer na pista do sambódromo, ao lado do principal centro de exposições do país. A repercussão foi grande na mídia brasileira e do exterior.

Evolução, não revolução

Depois de oito anos em produção com o mesmo estilo e sucesso nas vendas, feito raro na última década, a segunda geração do Audi TT foi lançada em 2005. Os designers mantiveram a silhueta harmoniosa e o desenho clássico, com o teto em suave declínio até a traseira arredondada, mas modernizaram o veículo – foi adotado um spoiler, que se ergue quando a velocidade passa dos 120 km/h e o uso da ampla grade frontal, característica dos modelos da marca. A identidade original do TT foi preservada, com pequenas alterações no comprimento e largura – a segunda geração ficou ligeiramente mais longa e larga do que a original.

Criar a segunda geração do TT foi um grande desafio para o designer italiano Walter de Silva, que na época era responsável pela área de estilo da Audi e atualmente é o chefe do departamento de design de todo grupo Volkswagen. Sua missão era substituir o primeiro TT, um modelo de personalidade forte, mantendo sua identidade à primeira vista. Para chegar ao desenho da segunda geração, a equipe seguiu o lema “evolução, não revolução” e o resultado conquistou crítica e público.

Em 2006, o Audi TT foi eleito o carro mais bonito do mundo, em um concurso promovido pela revista especializada alemã Auto Bild, com votação aberta aos leitores da publicação. O designer italiano Walter de Silva teve, naquela ocasião, quatro premiações. O cupê esportivo Audi TT, o SUV Audi Q7 e o carro-conceito Shooting Brake venceram em suas categorias. O TT foi além e levou ainda o prêmio mais cobiçado do concurso: o título de carro mais bonito do mundo dos últimos dozes meses, entre 146 veículos.

Dois anos depois, para comemorar os dez anos de lançamento do Audi TT, em 2008, a montadora alemã apresentou ao mercado mundial uma versão mais apimentada e arrojada do modelo: o Audi TTS. Com alguns detalhes de acabamento diferenciados, como dois pares de saída de escapamento, capa do retrovisor externo em alumínio e emblemas TTS na grade dianteira, na traseira e na soleira, o automóvel ganhou motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e 272 cv de potência, 61 cv a mais do que a versão tradicional do TT Coupé equipada com motor 2 litros, na época com 200 cv (atualmente esta versão tem 211 cv de potência).

Com isto, a aceleração de 0 a 100km/h caiu para 5,2 segundos na versão Coupé (quatro lugares) e 5,4 segundos na versão Roadster (dois lugares); e a velocidade máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente.

Audi TT RS: desempenho poderoso e estilo inconfundível

No último trimestre do ano passado foi a vez de desembarcar no mercado brasileiro as versões ainda mais esportivas do automóvel: o Audi TT RS Coupé e Roadster. Desenvolvido para andar sempre na frente, o carro vem equipado com o premiado motor 2.5 TFSI com injeção direta de combustível (eleito duas vezes seguidas o Motor do Ano em sua categoria por um júri internacional de jornalistas), tração integral quattro e câmbio S tronic de sete velocidades.

O propulsor de cinco cilindros, que faz parte do DNA da marca Audi, 2.5 litros turbocharged FSI, de 2.480 cm3, com injeção direta de gasolina, equipa o novo Audi TT RS. O motor tem potência específica de 137,1 cv por litro (340 cv no total) e o torque máximo de 450 Nm em baixas rotações – 1.600 rpm – e mantém-se constante até 5.300 rotações. Com isto, oferece excelente elasticidade e proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de velocidade e nas acelerações.

A “trilha sonora” do propulsor é intensificada por um flap na saída esquerda do escape. Quando o motorista aperta a tecla Sport, o som da unidade de cinco cilindros torna-se ainda mais intenso e a capacidade de resposta é ainda maior.

O TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e na versão Roadster faz em 4,4 segundos. A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 250 km/h e o consumo, graças a um sistema de recuperação de energia que contribui para maior eficiência, é de apenas 11,75 km/litro na média combinada entre cidade e estrada.

O Audi TT RS vem com transmissão de sete velocidades S tronic, sistema de dupla embreagem e layout compacto de três eixos, amplamente espaçados, e com a sétima marcha concebida também para ultrapassagens. A tração integral quattro é de série.

O sistema de dupla embreagem trabalha com as marchas pré-engatadas, de modo que a mudança de marcha é feita de maneira extremamente suave, em centésimos de segundo, sem interrupção perceptível do fluxo de potência. O câmbio pode ser operado em dois modos automáticos e um modo manual, por meio de shift-paddles no volante ou ainda pela alavanca seletora, para trocas manuais.

O Audi TT RS Coupé possui uma relação peso-potência de apenas 4,5 kg por cv. Este valor foi conseguido graças, principalmente, ao sistema de construção ultra-leve Audi Space Frame (ASF), com carroceira feita em alumínio e chapa de aço. A versão Coupé pesa apenas 1.475 kg e a Roadster, 1.535 kg.

O novo Audi TT RS vem equipado com rodas de 19 polegadas e pneus 255/35. A suspensão esportiva rebaixa a carroceria do veículo em 10 milímetros e o Audi Magnetic Ride modifica os amortecedores de acordo com a necessidade. Neste sistema de amortecimento de alta tecnologia, minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundo. Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem ou dirigibilidade esportiva.

O Audi TT RS Coupé possui aerofólio traseiro fixo e de dimensões ampliadas em relação ao modelo convencional. Outro destaque externo são os espelhos retrovisores eletricamente ajustáveis com capa em alumínio.

A versão Roadster vem ainda com capota elétrica e defletor de vento. A capota, desenvolvida com uma mistura de aço e alumínio para ficar ainda mais leve, possui sistema de acionamento automático por meio de uma tecla localizada no console central do veículo. A capota se abre em 12 segundos, graças ao sistema de dobras Z, que além de tornar o processo mais rápido, ocupa também menos espaço. O fechamento completo é feito em 14 segundos. A capota do Audi TT RS Roadster é composta por um material especial que funciona como isolante acústico e térmico, algo muito importante para carros conversíveis.

Segurança total e tecnologia

Em termos de segurança para os ocupantes do veículo, o Audi TT RS é completo: o modelo vem equipado com air bags frontais e laterais dianteiros; cintos de segurança com sensor de afivelamento no banco do motorista; sistema eletrônico de estabilização (ESP) e faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura, limpadores e sensores de luz e chuva com assistente para luz alta.

O modelo vem ainda com bancos dianteiros esportivos e com ajustes elétricos (também oferecido no apoio lombar na dianteira), com revestimento em couro; volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles; e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.

O acabamento interno é oferecido em alumínio escovado fosco e o modelo vem com ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura e controle de cruzeiro. Entre os sistemas de áudio e comunicação, possui sistema de som Bose, bluetooth e entrada para iPod.

De opcional, a montadora disponibiliza o Audi Entertainment System com sistema de navegação.

Outras opções no mercado brasileiro

Além do TT RS, a Audi oferece no mercado brasileiro o Audi TT nas versões Coupé e Roadster, equipado com motor 2.0 TFSI de 211 cv de potência e câmbio S tronic, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos (na versão Roadster a aceleração é feita em 6,1 segundos). A velocidade máxima é de 245 km/h na versão Coupé e de 242 km/h no Roadster. O Audi TTS, nas versões Coupé e Roadster, também está disponível com motorização 2.0 TFSI que desenvolve 272 cv de potência e torque máximo de 350 Nm.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.