Carros de rua – Audi apresenta Audi Sport quattro concept no Salão de Frankfurt
domingo, 15 de setembro de 2013 às 8:10Para comemorar o aniversário de 30 anos do Sport quattro, a Audi apresenta o seu legítimo sucessor no 65º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, aberto para o público entre os dias 12 e 22 de setembro. O show car Audi Sport quattro concept continua a tradição quattro da marca e aposta em um deslumbrante design cupê e na propulsão híbrida plug-in com 700 cv de potência.
O termo quattro é mais do que apenas uma tecnologia – é uma filosofia da marca. O conceito significa segurança de condução e esportividade, competência técnica e uma abordagem dinâmica. Desde a estreia do “Ur-quattro”, em 1980, a Audi já vendeu mais de cinco milhões de carros com tração permanente nas quatro rodas, muito mais do que qualquer outro fabricante premium em todo o mundo. As características positivas e sucesso nas pistas do conceito quattro foram massivamente demonstrados por mais de três décadas.
Entre os clássicos e lendários Audi, está o Sport quattro, apresentado no Salão de Frankfurt de 1983 e concebido como um modelo de homologação para o Campeonato Mundial de Rally. Com 306 cv e muitas inovações técnicas, foi um supercarro para sua época. A distância curta entre-eixos, que aprimorou a dirigibilidade, deu ao Sport quattro um visual inconfundível. O carro de competição faz parte da história das corridas: em 1987, por exemplo, guiado pelo piloto Walter Röhrl, conquistou uma vitória convincente na PiKe’s Peak, prova internacional de subida de montanha, no Colorado (Estados Unidos).
Design poderoso e atraente
Com o Audi Sport quattro concept a montadora alemã está trazendo esta tradição de sucesso para o presente e destaca ideias que foram vistas pela primeira vez no estudo do Audi quattro concept, apresentado há três anos. O cupê combina o DNA do Ur-quattro com uma elegância dramática e poderosa, sobre rodas de 21 polegadas, com pneus 285/30 R 21. Os vincos são marcados e as proporções esportivamente equilibradas. Com distância entre-eixos de 2.784 mm, 4.602 mm de comprimento e 1.964 mm de largura, o modelo é muito amplo, mas inusitadamente rebaixado, com apenas 1.386 mm de altura.
Como o Audi Sport quattro, o show car que será apresentado em Frankfurt foi concebido dentro do espírito das corridas, com todas suas soluções de design voltadas para este fim. Cada uma delas é impulsionada por uma função técnica e várias são uma homenagem aos modelos quattro do início dos anos 1980. Destaque para a coluna C plana, os ângulos da carroceria e os faróis duplos retangulares, com a inovadora tecnologia Audi Matrix LED, que estará disponível até o final deste ano no novo Audi A8.
Duas estruturas muito planas são visíveis no interior do farol. As luzes diurnas envolventes em conjunto com as unidades centrais de farol baixo e o Audi Matrix LED determinam o aspecto esportivo. Os faróis e luzes traseiras são uma reinterpretação da construção de baixo peso. Os faróis expõem os dissipadores de calor LED, enquanto as luzes traseiras reduzem o vidro e compartimento a um tamanho mínimo.
A unidade de farol alto do Audi Matrix LED é composta por vários diodos individuais, que trabalham em conjunto com as lentes e refletores para oferecer excelente iluminação. Eles são ativados, desativados ou dimerizados individualmente, de acordo com a situação.
Outra homenagem ao design clássico são os chamados blisters (“bolhas”) acima dos para-lamas, reinterpretados e acentuados pelos designers da empresa. Eles dão à carroceria um maior apelo emocional. Todo o contorno do carro também apresenta contornos nítidos e superfícies musculosas. Com a inter-relação entre as curvaturas côncavas e convexas, o capô do motor, para-lamas e flancos definem o caráter atlético do Audi Sport quattro concept.
Novos detalhes: a grade single-frame
A dianteira do show car é caracterizada por uma grade single-frame hexagonal, que enfatiza a largura do carro, com um novo acabamento típico de carros de corrida. A parte inferior é praticamente vertical e a superior segue a linha da tampa do motor. Duas lâminas verticais grandes dividem cada uma das destacadas entradas de ar, que ficam recolhidas em vincos na tampa do motor. O divisor de CFRP é deslocado à frente, como em um carro de corrida. A grade faz parte da nova filosofia de design da Audi e oferece um primeiro olhar sobre o desenho futuro dos modelos esportivos de produção.
Na traseira, o spoiler na borda inferior da janela destaca a largura do carro. Outro elemento distinto na parte de trás é o difusor de CFRP, que se estende muito para cima. Semelhante à grade single-frame, sua parte superior tem design de colmeia, enquanto a seção inferior comporta duas grandes saídas de escape ovais. Montadas em CFRP preto, as luzes traseiras são retangulares – estilo típico quattro – e enfatizam a largura do carro. Em altas velocidades, um spoiler emerge da tampa traseira. O compartimento de bagagem, reforçado por uma viga sólida sob a prateleira traseira, tem capacidade de 300 litros.
Alguns detalhes completam o visual esportivo do Audi Sport quattro concept, como as soleiras em CFRP, maçanetas que emergem automaticamente com a aproximação da mão, a decoração com os quatro anéis Audi na parte dianteira, as saídas de atrás das rodas dianteiras e colunas C. As rodas apresentam um design de cinco raios duplos.
Interior: o encontro da esportividade e elegância
O conceito de esportividade elegante faz parte do interior do Audi Sport quattro concept. A cabine espaçosa tem tons escuros, linhas precisas e foco no condutor. O volante, painel de instrumentos digital e Head-up display estão no campo de visão direta. A linha abaixo do para-brisa circunda o motorista e passageiro e integra todas as funções ergonômicas, como os abridores de portas.
A construção leve, típica da Audi, reflete-se tanto no desenho quanto na escolha dos materiais. Visto de cima, o painel fino remete à asa de um planador. A estrutura de suporte do interior é uma concha em carbono, que também serve como compartimento de armazenamento nas laterais das portas – elementos como este tornam o conceito de construção de baixo peso visível.
Bancos esportivos rebatíveis, com lateral esculpida e encostos de cabeça integrados, nos assentos dianteiros e traseiros, oferecem espaço para quatro ocupantes. O mecanismo de rebater o banco proporciona acesso à parte traseira. A viga atrás dos assentos traseiros prevê rigidez adicional.
O volante esportivo multifuncional oferece uma ideia dos futuros modelos esportivos de produção. O conceito de controle também está centrado no condutor. Todas as informações importantes são exibidas no painel de instrumentos totalmente digital, outra característica do show car. O volante esportivo multifuncional é utilizado para acessar uma série de displays 3D virtuais.
As opções incluem um Modo Corrida (Race Mode), com velocímetro central, informações sobre o circuito e um cronômetro, por exemplo; ou o Modo de Configuração, com informações detalhadas sobre diversas pistas de corrida. Além disso, a tecla touch de controle do Audi MMI facilita a inserção de informações.
Outro destaque é a inovadora unidade de controle de ar-condicionado, que é integrado diretamente às saídas de ar. O fluxo de temperatura, a intensidade e jato de ar podem ser controlados por um mesmo elemento. O display nas aberturas mostra informações importantes ou as configurações do ar-condicionado.
Desempenho poderoso: motor híbrido plug-in
O motor híbrido plug-in faz do Audi Sport quattro concept um cupê de tirar o fôlego, com potência de 700 cv e torque de 800 Nm. O veículo é equipado com câmbio modificado do tipo Tiptronic de 8 velocidades, tração quattro e diferencial esportivo no eixo traseiro. De acordo com a norma padrão, o show car consome, em média, 2,5 litros de combustível por 100 km, o que equivale a 59 gramas de CO2 por quilômetro.
O motor a combustão é um 4 litros, V8 biturbo, que produz 560 cv de potência e 700 Nm de torque. O sistema de cilindro sob demanda (COD), que desativa quatro cilindros em carga parcial, e o sistema start-stop tornam a unidade sonora de oito cilindros muito eficiente.
Entre o 4.0 TFSI e a transmissão foi montado um motor elétrico em forma de disco, que produz 150 CV e 400 Nm. Ele extrai sua energia de propulsão de uma bateria de íons de lítio com refrigeração líquida na parte traseira e com capacidade de 14,1 kWh. O show car é carregado por meio de um módulo de parede (wallbox) da Audi, que utiliza o gerenciamento de carga inteligente para garantir a alimentação adequada de energia para a bateria de íons de lítio. Em modo exclusivamente elétrico, o Audi Sport quattro concept pode percorrer até 50 km. Um sistema de gerenciamento inteligente controla a interação entre as duas unidades, conforme necessário, e o motorista pode escolher entre vários modos de operação.
O cliente pode optar entre as várias características do veículo, dependendo da operação e estratégia de condução . São três modos disponíveis: o Modo EV (Eletric Vehicle), para uma condução exclusivamente elétrica; o Modo Híbrido, para máxima eficiência; e o Modo Sport, para o máximo desempenho.
No modo EV, apenas o motor elétrico está ativo. Com uma potência elétrica máxima de 150 CV e 400 Nm de torque, permite a condução elétrica tanto dentro como fora da cidade. Um acelerador ativo indica, ao motorista, a transição para a operação híbrida, para que ele possa controlar conscientemente a transição de veículo elétrico para híbrido.
No modo híbrido, os dados ambientais e rota são usados para calcular a melhor utilização do motor elétrico e motor a combustão, para maior eficiência do combustível. Se a navegação estiver ativa, o percurso é otimizado para ser mais eficiente. Este modo também inclui a capacidade de personalizar a estratégia operacional. Se o motorista deseja manter uma certa autonomia elétrica ou conduzir determinados segmentos de rota com energia elétrica , pode usar a função Espera ou Carga para ajustar com precisão a carga da bateria , mesmo sem recarga na rede elétrica .
No modo Sport, a estratégia operacional adapta o sistema de acionamento para obter a máxima potência e desempenho. A função elétrica Boost suporta o motor de combustão em todas as situações de condução. O sistema de gerenciamento de energia garante que a bateria sempre tenha carga suficiente.
Quando o V8 e o motor elétrico trabalham em conjunto, o Audi Sport quattro concept acelera de 0 a 100 km / h em 3,7 segundos – como fizeram os poderosos carros de rali da Audi – e sua velocidade máxima é de 305 km/h.
O conceito de construção leve também desempenha um papel importante nesse desempenho dinâmico. O habitáculo combina chapas de aço ultra resistente e elementos estruturais em alumínio fundido . As portas e para-lamas são feitos em alumínio; e o telhado, a tampa do motor e a porta traseira são em polímero reforçado com fibra de carbono. O resultado é um peso total, incluindo a bateria, de apenas 1.850 kg.
O chassis do modelo combina com a potência do sistema de propulsão, com condução dinâmica e estável. A suspensão dianteira tem cinco braços por roda e na traseira segue o princípio de braços trapezoidais. Molas e amortecedores de configuração rígida aderem o Audi Sport quattro concept fortemente à estrada. A direção dinâmica varia sua relação em função da velocidade de condução. As pinças de freio atuam sobre grandes discos de cerâmica reforçada com fibra de carbono.
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