Carros de rua: Accord 2011 sedan ficou mais elegante

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 às 21:13

accord-2011A linha 2011 do Honda Accord chega às concessionárias com algumas modificações externas, como a nova grade frontal cromada, o para-choque dianteiro remodelado, novo extensor de lanternas traseiras e um novo design nas rodas de liga leve na versão top de linha EX V6.

O modelo importado do Japão manteve a combinação de três atributos tão vislumbrados pelo consumidor: elegância, luxo e desempenho. Uma série de detalhes reforça essa afirmação, como ar-condicionado Dual Zone, que permite que motorista e passageiro escolham temperaturas diferentes de forma independente, e bancos de couro com regulagem elétrica.

A versão EX V6 é equipada com motor 3,5l de 278 cv, enquanto a versão EX 2.0 dispõe de 156 cv de potência. Ainda conta com alguns detalhes de segurança ativa e passiva, como o sistema ACE (Advanced Compatibility Engineering), uma tecnologia com estrutura frontal capaz de dissipar o impacto de uma colisão.

Design mais atraente, e interior bem confortável

O design externo do Honda Accord ficou com um visual mais imponente. A versão 2011 do modelo recebeu nova grade frontal cromada, para-choque dianteiros remodelados e novo extensor de lanternas traseiros que ‘invadem’ o porta-malas, e o novo design da roda de liga leve para a versão EX V6.

Além disso, conta com faróis com lentes de perfis acentuados e lanternas traseiras modernas, além da ponteira do escapamento cromada (uma saída para a versão EX e duas para a EX V6) que ressalta a esportividade do modelo. Entre outros detalhes, a versão EX V6 dispõe de teto solar elétrico e sensor de chuva que aciona automaticamente os limpadores de pára-brisa.

A versão top de linha conta com o sistema HID (High Intensity Discharge) com faróis de xenônio (que possuem lavadores externos), regulagem automática de altura e luminosidade que acendem ao anoitecer, sem prejudicar a visão de outros motoristas. As duas versões contam com faróis com acendimento automático e de neblina. Os retrovisores externos possuem luzes indicadoras de direção nas duas versões.

Internamente, o Accord 2011 também tem mudanças. Os bancos de couro em ambas as versões são confortáveis e possuem ajustes elétricos nos bancos dianteiros. Já os traseiros são rebatíveis e contam com descansa-braço e porta-copos. Os principais controles de som e do piloto automático são integrados ao volante de couro, que também possui regulagem de altura e de profundidade.

Outro detalhe é o painel black-out com indicador de temperatura externa, e um sistema de som, de última geração, com 160 watts — rádio AM/FM e CD Changer 6 discos MP3/WMA com sistema RDS (Radio Data System) – sistema de transmissão de dados em formato digital que exibe no display diversas informações ao usuário, como tipo de programação e nome da música – e tomada auxiliar P2 para MP3 Player.

O sistema de áudio, da versão top de linha (EX V6), por exemplo, possui áudio premium com capacidade para seis CDs, potência de 270 watts e MP3 que também conta com 4 alto-falantes e 2 tweeters, porém com a presença de 1 subwoofer que acentua os sons graves. As duas versões têm entrada para USB no console central. Já a EX V6 é comercializada com sensor de estacionamento sonoro.

Potente, dotado de elevada tecnologia e muito seguro

Assim pode ser definido o Honda Accord 2011. A versão EX V6 é equipada com motor 3,5l, i-VTEC 24V (SOHC), de comando simples no cabeçote (SOHC). Alcança uma potência de 278 cv a 6.200 rpm e 34,6 kgfm de torque a 5.000 rpm. Já a nova versão EX 2.0 possui propulsor 2,0l, i-VTEC 16V (SOHC). Tem 156 cv de potência a 6.300 rpm, além de 19 kgfm de torque a 4.300 rpm.

Sua transmissão automática de cinco velocidades com Shift Hold Control detecta automaticamente as condições de condução e seleciona as marchas adequadamente, proporcionando transições muito mais suaves. Sua versão EX V6 dispõe da exclusiva tecnologia VCM2 (Variable Cylinder Management ou gerenciamento variável de cilindros).

O sistema identifica qual a melhor opção e aciona 3, 4 ou 6 cilindros, de acordo com a velocidade, a carga e o tipo de piso, sem que haja percepção da mudança durante a condução por parte do motorista. A tecnologia é responsável pela economia de combustível e, acima de tudo, reduz a emissão de poluentes, respeitando o meio ambiente.

A versão top de linha também conta com o sistema de microfonia ANC (Active Noise Control), que é composto por dois microfones no interior do veículo (um na parte dianteira e outro na traseira), rádio e alto-falantes (os mesmos de uso convencional do veículo, AM/FM e CD). Quando os microfones captam ruídos externos (vindos do motor ou vento com o carro em velocidade) e enviam para uma ECU (cérebro eletrônico do sistema de som), que, independente do rádio estar ligado ou não, emite ondas sonoras de mesma frequência pelos alto-falantes, porém com sentido oposto, anulando assim boa parte do ruído e tornando o habitáculo mais silencioso.

O item tecnologia não para por aí. A direção com assistência hidráulica e relação variável VGR (Variable Gear Ratio) permite maior agilidade ao realizar manobras. Já o sistema de suspensão dianteira é do tipo Double-Wishbone, que beneficia ainda mais o controle da carroceria sob aceleração e desaceleração, a estabilidade em curvas fechadas e abertas e em manobras rápidas. Na traseira, possui sistema Multilink.

Já a versão EX V6 conta com o avançado VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, aplicando força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.

Assim como todos os modelos desenvolvidos pela Honda, a segurança passiva e ativa está presente em cada espaço do carro. A versão EX V6 possui seis airbags, frontais, laterais e do tipo cortina, enquanto a nova versão EX 2.0 conta com airbag frontal para motorista e passageiro dianteiro, ambas as versões contam com o Sistema de Restrição Suplementar (SRS), em dois estágios, que inflam o airbag de acordo com a intensidade em caso de uma colisão frontal.

As duas versões também são importadas com o ACE (Advanced Compatibility Engineering), uma tecnologia com estrutura frontal capaz de dissipar o impacto de uma colisão. Há também os freios a disco nas quatro rodas com ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Electronic Brake Distribution).

Importado do Japão, o Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas cores Crystal Black Pearl, Alabaster Silver Metallic e Polished Metal Metallic. O preço público sugerido é de R$ 99.800,00 (EX 2.0) e R$ 144.500,00 (EX V6).

AS – www.autoracing.com.br

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