Carros de rua – A Nova Geração do Prius, o conceito de crossover C-HR e o FCV Plus

domingo, 22 de novembro de 2015 às 11:30

Toyota Prius

A Toyota revelou, durante o 44º Salão Internacional do Automóvel de Tóquio, três estreias mundiais de carros conceitos que representam a visão da fabricante sobre o futuro da mobilidade: a Nova Geração do Prius, o conceito de crossover compacto C-HR e o FCV Plus, um carro-conceito movido a célula de combustível, traduzindo o olhar da fabricante para uma nova mobilidade urbana baseada no hidrogênio.

A participação da Toyota nesta edição do Salão de Tóquio teve como tema principal “O que emociona você? (What wows you?)”, impulsionada pela missão em construir e entregar aos seus clientes carros cada vez melhores (ever-better-cars).

Além desses veículos, representantes de uma constante e natural evolução da mobilidade social, a Toyota também revelou outros dois conceitos: o S-FR, um veículo esportivo leve, de condução divertida e prazerosa, ressaltando a filosofia fun-to-drive, e o KIKAI, veículo com um conceito diferenciado de design,que relembra a beleza inata das máquinas.

Prius (lançamento no Japão)

Desde o seu lançamento como o primeiro veículo híbrido para passageiros produzido em massa no mundo, em 1997, o excelente desempenho ambiental e os recursos avançados do Prius, criaram a base para o crescimento de veículos híbridos em escala global. Com base na busca da evolução, que é algo inerente ao pioneiro Prius, a 4ª geração do modelo é a primeira a usar a nova arquitetura global da Toyota (TNGA), um programa de desenvolvimento inovador e integrado para componentes do motor e plataformas de veículos.

Estilo atraente e baixo centro de gravidade

O modelo herda a silhueta com assinatura triangular, que, combinada ao baixo centro de gravidade, resulta em um veículo com aspectos angulares de linhas acentuadas. Suas curvas fluem e se misturam aos cortes agressivos nas laterais, refletindo de forma viva seu estilo em qualquer ângulo de visão. O teto foi reduzido em 20 mm e foi movido um pouco mais para a frente, enquanto o capô também foi rebaixado, deixando o Prius ainda mais elegante. As mudanças foram realizadas sem que o modelo perdesse espaço interno.

Avanços evolutivos para o sistema híbrido

O Prius teve reduções de peso nos principais componentes, como bateria, motor e eixo, conseguindo maior desempenho de seu sistema híbrido. Como resultado, estabeleceu nova marca ao atingir mais de 40% de eficiência térmica e uma fantástica economia de combustível.

Evolução na pilotagem em virtude do TNGA

A nova geração do Prius recebeu uma plataforma inteiramente nova. O resultado foi uma melhora significativa na condução, segurança e prazer ao dirigir. O chassi do Novo Prius é 60% mais rígido, enquanto o posicionamento mais baixo do motor, aliado ao centro de gravidade baixo, concederam ao carro maior estabilidade e conforto.

Equipamento de segurança de última geração

No Japão, o Prius contará com o pacote de segurança ativa “Toyota Safety Sense P”, que combina quatro funções avançadas de segurança. O “Toyota Safety Sense P” inclui um sistema de pré-colisão que utiliza o poder de monitoramento combinado por meio de um radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular para detectar não só os veículos, mas também os pedestres.

Lançamento no mercado japonês programado para o fim de 2015

O Novo Prius começará a ser vendido no Japão no fim de 2015 e, posteriormente, chegará a outros mercados ao redor do mundo.

Veículo Comprimento Largura Altura Entre-eixos Ocupantes
Prius 4,540 mm 1,760 mm 1,470 mm 2,700 mm 5
Conceito Toyota C-HR
Liderando uma nova direção no quesito design na Toyota, este veículo possui uma forte personalidade que, certamente, será percebida no mercado de crossovers compactos. Combinando desempenho ambiental excelente com um estilo de condução rápida em um tamanho compacto, este é um conceito ousado.
Personalidade forte
O C-HR não passa despercebido, devido ao seu estilo inspirado no diamante, cheio de detalhes atraentes que foram esculpidos e chanfrados para representar as superfícies facetadas desta pedra preciosa. O modelo se baseia em dois elementos-chave na linguagem do design da Toyota – Keen Look e Under Priority – para criar um produto com uma frente ousada, que destaca a grade inferior, bem como aumentar o desempenho aerodinâmico, a refrigeração e a segurança dos pedestres.
Prazer ao dirigir
Como o novo Prius, o Toyota C-HR faz uso da plataforma TNGA, resultando em um chassi altamente rígido. Como resultado dos esforços para melhorar a já excelente estabilidade e conforto de condução, o veículo responde ao motorista de uma maneira muito rápida, o que lhe confere uma experiência de pilotagem intuitiva.
Performance ecológica fantástica
A Toyota pretende dar ao conceito um motor com uma eficiência térmica superior a 40%, bem como melhorar ainda mais a eficiência de combustível, tornando o sistema híbrido, incluindo o motor e a bateria, menor e mais leve.
crossover fez sua primeira aparição no Salão de Paris 2014 como um estudo de design, seguido de um conceito de cinco portas atualizado que foi exposto no Salão de Frankfurt 2015. A Toyota espera mostrar um modelo final no Salão de Genebra, em março de 2016.
Veículo Comprimento Largura Altura Entre-eixos Ocupantes
Conceito Toyota C-HR 4,350 mm 1,850 mm 1,500 mm 2,640 mm 5
Premières

Toyota S-FR

O Toyota S-FR é um veículo conceito que mantém acesa a herança fun-to-drive (diversão ao dirigir) para os carros esportivos da marca. Lançado como modelo de entrada da gama, o novo conceito enfatiza a capacidade de respostas, com a proposta de levar uma nova geração a despertar a verdadeira paixão por dirigir.

O S-FR possui um chassi compacto e extremamente leve, alinhado a um estilo de condução suavizado. O esportivo da Toyota incorpora a simplicidade de um modelo de entrada e representa uma relação íntima entre máquina e homem.

Beneficiado pelas vantagens que um carro esportivo leve pode oferecer, o S-FR se movimenta de forma suave, responsiva e direta, trazendo a real sensação de comunicação entre carro e motorista – benefício do formato FR – Front engine (motor dianteiro) e Rear drive (tração traseira).

Design

O nariz alongado e de ampla abertura trazem ao conceito um perfil esportivo arquetípico, ao mesmo tempo em que o formato arredondado de seu quadro inspira um sentimento de proximidade. O acabamento simples e moderno do interior está em linha com o objetivo do projeto, transmitindo uma sensação de performance e remetendo ao verdadeiro espírito esportivo.

O S-FR conta com uma excelente distribuição de peso que, alinhado à suspensão independente, garante um excelente desempenho em curvas. O câmbio manual de seis velocidades entrega aceleração suave, ajudando a acrescentar diversão ao carro, com ágil movimentação.

O S-FR foi conceituado de forma a ser um veículo que atrai sua própria base de fãs fanáticos, que adoram dirigir e customizar seus modelos.

Nome Comprimento Largura Distância Entre-eixos Ocupação
Toyota S-FR 3,990 mm 1,695 mm 1,320 mm 2,480 mm 4

Toyota FCV Plus

Hidrogênio comprimido tem uma densidade de energia mais elevada do que energia elétrica, pode ser gerado a partir de uma grande variedade de matérias-primas e é fácil de ser armazenado, tornando-se uma fonte de energia promissora para o futuro. Com base nessas premissas, a Toyota prevê uma sociedade sustentável em que a energia do hidrogênio será utilizada em larga escala, simbolizada por esse veículo-conceito.

A geração de hidrogênio a partir de uma extensa fonte de energia primária vai iniciar a corrida para uma realidade energeticamente mais autossuficiente para o planeta. Neste contexto, veículos movidos a célula de combustível figurarão entre as principais alternativas do novo tempo. O objetivo da Toyota é introduzir um novo propósito para o automóvel, redirecionando sua propulsão por meio de célula de combustível para construção de carros ecologicamente sustentáveis e energeticamente suficientes.

a.    Gerando eletricidade

Além de seu próprio tanque de hidrogênio, o FCV Plus também pode gerar eletricidade diretamente do hidrogênio armazenado fora do veículo, sendo assim, ele pode ser transformado em uma fonte estável de energia elétrica para utilização doméstica, por exemplo.

b.    Compartilhando energia gerada

Quando o carro não está sendo usado como um meio de transporte, ele compartilha suas capacidades de geração de energia com as comunidades, como parte da infraestrutura local.

c.    Apoiando as gerações futuras

A quantidade de energia da célula de combustível do carro pode ser reutilizada como um dispositivo de geração de eletricidade, transcendendo as funções tradicionais dos carros.

A célula de combustível fica entre os pneus dianteiros, e o tanque de hidrogênio é localizado atrás do banco traseiro. Somado a isso, a adoção de motores independentes em todas as quatro rodas permite uma cabine espaçosa mesmo em um corpo compacto. Ao concentrar peças funcionais na parte traseira e dianteira do veículo, o FCV Plus movido a célula de combustível de última geração cria um equilíbrio de peso ideal e oferece um amplo campo de visão ao condutor.

O exterior conta com linhas diferenciadas e elegantes, enquanto a estrutura do interior garante rigidez, apesar da leveza do carro. Por tudo isso, o FCV Plus é um conceito de tecnologia avançada e excelente desempenho ambiental.

Nome Comprimento Largura Distância Entre-eixos
Toyota FCV Plus 3,800 mm 1,750 mm 1,540 mm 3,000 mm

Toyota KIKAI

Como os produtos da criatividade humana, conhecimento, estudos e dedicação, as máquinas são objetos de admiração. O conceito foi concebido para explorar e enfatizar o apelo fundamental das máquinas: a sua habilidade fina, beleza, simplicidade e movimentos fascinantes. Como um verdadeiro carro-conceito, o apelo do Toyota KIKAI é único.

a.    Design inovador

O KIKAI exibe suas partes mecânicas, normalmente escondidas debaixo da carroceria do veículo, fazendo uma exposição aberta de sua beleza. Isso faz com que o funcionamento interno do veículo seja parte de um todo. Além da forma cuidadosamente projetada, detalhes como o tanque de combustível, tanque de reserva, escapamento e os medidores de estilo analógico oferecem um diálogo envolvente com a máquina.

b.    Nova sensação de condução

A pequena janela para os pés do motorista é outro aspecto distinto da estrutura deste carro, comunicando os movimentos dos pneus e suspensão e a velocidade atingida ao longo da superfície da estrada. Por meio do para-brisa, os movimentos do braço também são visíveis, proporcionando uma sensação de condução diferenciada, na qual o mecanismo que suporta as operações de dirigir, fazer curvas e parar pode ser percebido diretamente pelos sentidos.

c.    Estrutura

A adoção de um banco central para o condutor, que o posiciona no núcleo do carro, oferece uma conexão sensorial mais instintiva entre humano e máquina. O ótimo espaço entre os três assentos de passageiros, conseguido por conta de seu layout triangular, cria um espaço de comunicação agradável na cabine. As janelas laterais se alongam até o teto, proporcionando plena visão das paisagens urbanas e naturais.

Enquanto a maioria dos veículos esconde seus mecanismos internos sob a carroceria, este conceito encoraja a apreciar a beleza complexa dos aspectos mecânicos dos automóveis. O KIKAI remete ao apelo físico e sensorial, em meio a uma era digital.

Nome Comprimento Largura Distância Entre-eixos Ocupação
Toyota KIKAI 3,400 mm 1,800 mm 1,550 mm 2,450 mm 3

Kirobo Mini

A Toyota apresenta um novo parceiro de comunicação com o mesmo coração que fez o robô astronauta Kirobo* ganhar legiões de fãs no mundo. O Kirobo Mini foi criado para acompanhar seus donos em todos os lugares e dialogar com eles de uma forma significativa.

O Kirobo Mini se comunica com as pessoas por meio de expressões e gestos, trazendo sorrisos aos rostos por meio do contato diário, tal como numa relação em evolução.

Nome Comprimento Largura Profundidade Peso Idioma
Kirobo Mini 100 mm 77 mm 85 mm 200g Japonês

* Projeto único que explora o desenvolvimento de uma comunicação significativa entre humanos e robôs. O projeto foi realizado em parceria com a Dentsu, o Centro de Pesquisa para Ciência Avançada e Tecnologia da Universidade de Tóquio, e a Robo Garage, resultando no desenvolvimento do Kirobo, um robô de comunicação.

EB - www.autoracing.com.br

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