Carros de rua – A importância de revisar os amortecedores para as férias

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011 às 18:05

amortecedorNas férias de fim de ano, época de maior fluxo de viagens pelas estradas do Brasil, a Monroe, especializada no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta motoristas para a importância de verificar amortecedores e sistema de suspensão para uma viagem segura e confortável.

“O amortecedor é um dos principais itens de segurança do automóvel e quando desgastado pode oferecer riscos para os ocupantes do veículo”, alerta Juliano Caretta, Coordenador de Treinamento Técnico da Monroe. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando segurança, conforto, estabilidade e boa dirigibilidade.

Um veículo com amortecedores gastos apresenta maior risco de aquaplanar em pista molhada e precisa de maior distância para frenagem. A estabilidade é comprometida e o carro pode perder o controle em curvas e em pavimentos irregulares.

“O balanço excessivo causado por amortecedores ineficientes produzem oscilações no feixe de luz dos faróis, atrapalhando os motoristas que trafegam no sentido oposto. Isso pode ofuscar a visão do condutor e causar acidentes”, adverte o especialista.

Conforto e economia
Testes realizados pela Monroe indicam que um amortecedor com 50% de desgaste pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o risco de acidentes. Peças com vida útil comprometida provocam trepidações excessivas, tornando a viagem incômoda e aumentando o desgaste físico de quem está dirigindo.

Amortecedores eficientes contribuem não apenas para a segurança, mas também para o bolso do motorista. Em más condições, a peça provoca desgaste prematuro dos pneus e diversos itens da suspensão. A durabilidade dos amortecedores depende exclusivamente das condições de uso aos quais são submetidos. Atitudes como trafegar com cautela em vias com pisos irregulares e respeitar os limites de carga e velocidade do veículo ajudam a preservar o equipamento.

“O ideal é que a peça seja verificada a cada 10 mil quilômetros, ou quando o motorista notar qualquer anormalidade com o veículo. Se a troca for necessária e os amortecedores tiverem mais de 40 mil quilômetros de uso, a Monroe recomenda a substituição das quatro peças, mesmo que apenas uma delas apresente problemas. A única exceção é quando o amortecedor apresenta defeito de fabricação coberto pela garantia. Nessa situação basta substituir a peça defeituosa, pois as demais continuam garantidas dentro do prazo estabelecido”, explica Juliano.

EB – www.autoracing.com.br

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