Carros de 2026 podem atingir 400 km/h, diz Wolff

sexta-feira, 22 de agosto de 2025 às 17:45

Toto Wolff

Wolff prevê velocidades impressionantes

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que os carros da Fórmula 1 em 2026 poderão alcançar quase 400 km/h nas retas quando toda a potência for acionada.

O novo regulamento técnico entra em vigor no início de 2026. Dessa forma, a Fórmula 1 promete uma revolução que não se limita apenas ao design, mas também redefine a essência da categoria. Além disso, a expectativa é de um impacto direto no espetáculo em pista.

Motores híbridos mais equilibrados

As novas unidades de potência terão uma divisão de 50–50 entre motor a combustão e energia elétrica. Nesse sentido, o lado elétrico dará um salto enorme: passará de 120 para 350 kW, quase três vezes mais que hoje.

O motor a combustão, por outro lado, sofrerá redução de potência. No entanto, essa perda será compensada pelo aumento expressivo da energia elétrica. Assim, a Fórmula 1 manterá o equilíbrio de desempenho entre os dois sistemas, sem sacrificar a velocidade.

Quero ser VIP

Carros mais leves e aerodinâmica revisada

Os carros de 2026 também serão mais leves, curtos e estreitos. Além disso, o pacote aerodinâmico sofrerá mudanças drásticas: desaparecem o beam wing, os canais Venturi dianteiros e parte do assoalho.

Outra novidade marcante será a aerodinâmica ativa. O antigo DRS deixará de existir e dará lugar aos modos X e Z.

No modo X, tanto a asa dianteira quanto a traseira se abrem nas retas, reduzindo o arrasto e aumentando a velocidade final. Já o manual override adicionará um impulso elétrico extra, o que aumentará as chances de ultrapassagem. Dessa forma, os duelos em pista podem se tornar ainda mais agressivos.

Velocidade perto de 400 km/h

Com todas essas mudanças combinadas, a expectativa é de velocidades impressionantes. Wolff foi direto em entrevista à Auto Motor und Sport:

“Se toda a potência for utilizada, vamos arranhar o limite dos 400 km/h.”

Em comparação, o recorde atual pertence a Valtteri Bottas. Em 2016, durante o GP do Azerbaijão, em Baku, ele alcançou 378 km/h com a Williams. Portanto, caso as previsões de Wolff se confirmem, a Fórmula 1 estará prestes a quebrar uma barreira histórica

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.