Carro de Bruno Senna sai em 3º na classe GTE Pro em Le Mans

sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 15:37

Bruno Senna

O trio formado por Bruno Senna, pelo alemão Stefan Mücke e pelo inglês Darren Turner conquistou o 3º lugar no grid da classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans, cuja 82ª edição começará neste sábado às 10 horas (Brasília) com transmissão ao vivo dos 60 minutos iniciais pelo SporTv 3. O canal a cabo também exibirá a última hora de corrida no domingo. A pole na geral foi do protótipo LMP1 Toyota TS 040-Hybrid do austríaco Alexander Wurz, do francês Stéphane Sarrazin e do japonês Kazuki Nakajima, que dominou a sessão classificatória definidora do grid com o tempo de 3min21s789.

O Aston Martin Vantage V8 de Bruno foi superado em sua categoria pela Ferrari 458 Itália dos italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni e do finlandês Toni Vilander, além do Corvette C7 do dinamarquês Jan Magnussen, do espanhol Antonio Garcia e do inglês Jordan Taylor. “A qualidade técnica dos treinos foi muito baixa por causa do excesso de bandeiras vermelhas. Por isso, preferimos usar a classificação muito mais para trabalhar no acerto do que na briga pela pole. Antes, o carro estava horrível, ficando sem aderência rapidamente e muito fácil de perder o controle. No final, o resultado até que foi bom, porque a Ferrari foi a única que conseguiu dar uma volta limpa. Será muito duro, mas parece que estamos bem”, analisou Bruno.

De acordo com o planejamento da equipe inglesa, Mücke abrirá a prova e todos deverão cumprir três turnos consecutivos de pouco mais de uma hora. Mesmo assim, Bruno minimiza a questão do desgaste físico. “Não está muito quente e Le Mans tem uma reta longa onde sempre se pode descansar um pouco. Se a corrida fosse em Spa, por exemplo, seria quase impossível fazer essas três horas diretas”, comparou o brasileiro, o último do time a ocupar o cockpit do carro.

Os ensaios serviram para confirmar a expectativa da Aston Martin de 14 voltas para cada turno. Os dados registrados sobre o consumo de combustível e pneus foram determinantes para a estratégia de corrida. “A ideia é ser consistente e chegar sem problemas até às 9 horas da manhã. A partir daí é que tudo começará para valer. O que pode mudar um pouco os nossos planos é uma melhora substancial das condições da pista que altere o consumo de combustível e pneus. Aí, poderá ser um pouco mais complicado para a gente”, ressalvou o brasileiro.

A Ferrari 458 Itália estabeleceu o melhor tempo da GTE Pro em 3min53s700, seguida pelo Corvette C7 (3min54s777) e pelo Aston Martin (3min54s891). A surpresa foi o desempenho da Ferrari 458 da GTE Am do trio Stephan Hyatt-Michele Ruholo-Sam Bird, que “sobrou” na categoria e foi mais veloz que o segundo colocado da GTE Pro. “Eles estão mesmo muito fortes, desde os treinos livres”, concluiu Bruno.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.