Carlos Ghosn, Presidente da Renault, fala sobre o futuro da equipe 10/02/06

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 23:24
Carlos Ghosn

A chegada do brasileiro Carlos Ghosn à presidência mundial do Grupo Renault e os novos desafios que estão propostos para as marcas que ele agora comanda chegaram a colocar em dúvida a continuidade da empresa francesa na Fórmula 1. Afinal, em um momento no qual a indústria se reestrutura no mundo inteiro, e após a temporada brilhante do Renault F1 Team em 2005, com a conquista dos títulos de pilotos e de construtores, não seria melhor aplicar os recursos em uma nova proposta para divulgar a marca internacionalmente? A resposta de Ghosn foi clara: “Nosso objetivo é competir no mais alto nível da Fórmula 1 e, se possível, sermos campeões novamente”.

Quais foram os benefícios para a Renault com a vitória do Campeonato Mundial de F1?
Bem, tivemos muitos benefícios. Primeiramente, acho que foi, sem sombra de dúvidas, um grande incremento no moral de todos na Renault. Estou falando dos funcionários da Renault, dos parceiros, dos concessionários: todos estavam felizes, pois foi uma grande competição, um ótimo show, e no final a Renault venceu.

Além disso, acho que houve um aumento no reconhecimento da marca. Obviamente, a marca é conhecida na Europa e na França, não há dúvidas de que todos nestas regiões sabem que estamos competindo e nos saindo bem na Fórmula 1. Mas em países onde a Renault não é tão conhecida como é na Europa – a exemplo da Índia, China, Japão e do sudeste asiático –, estar em uma boa competição e vencer na Fórmula 1 produz um incremento e uma melhora notáveis em termos de reconhecimento, e até mesmo a fama da marca.

Adicionalmente, uma das razões pelas quais nós obtivemos os dois títulos (de pilotos e de construtores) em 2005 foi a confiabilidade do carro. Ele nunca falhou, ou pelo menos não nos deixou na mão, muito menos do que os dos outros competidores, e isso é extremamente importante pois é algo que nós gostaríamos que os consumidores associassem com a marca Renault.

Quais são os objetivos da equipe em 2006?
Oferecer um bom show, competir no nível mais alto e vencer novamente.

Carlos Ghosn

Qual o futuro da Fórmula 1 na Renault?
Desde que continuemos a desempenhar bem, ofereceremos um bom show e obviamente estaremos no nível mais alto da Fórmula 1. Então, não há por que questionar o futuro da Fórmula 1 (com a Renault). Claro que ainda há alguma incerteza sobre as condições com as quais a F1 se desenvolverá a partir de 2008. Esta não é uma preocupação exclusiva da Renault, é uma questão posta a todos os fabricantes que tentam desvendar qual será o ambiente e as condições da Fórmula 1 no futuro.

Mas se eliminarmos esta incerteza, e se considerarmos que estamos indo em direção a boas soluções das questões que nos são colocadas, e que a Fórmula 1 continuará a oferecer um retorno bom e justo para os investimentos dos fabricantes de automóveis em geral e para o vencedor em particular, então nós devemos continuar na categoria.

Até lá, eu continuo confiando na Renault F1 Team. Acredito que a equipe que temos em Enstone (Inglaterra) e as pessoas em Viry-Châtillon (França) vão realmente ter um ótimo desempenho e nos proporcionar outra demonstração excelente, e talvez nos dar outra vez o título em 2006.

SV

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.