Calendário da Formula 1 deverá ter grandes mudanças em 2012

sexta-feira, 29 de julho de 2011 às 11:45
f111-gp-inglaterra-largada-silverstone615
O chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, planeja passar o GP do Bahrain para o final da temporada 2012, como parte de um calendário revisado que não deverá ter mais a Turquia.

Apesar de a FIA ter publicado sua versão do calendário 2012 na mais recente reunião do Conselho Mundial de Automobilismo no mês passado, entende-se que Ecclestone fez grandes mudanças nos planos para o próximo ano.

Com as equipes preocupadas com o fato da primeira etapa ser no Bahrain – por causa da situação política ainda incerta e da atenção que poderá ofuscar a preparação para a temporada antes do retorno do evento ao calendário – o foco primário de Ecclestone é resolver o que fazer com a data de Sakhir.
Além disso, havia alguma preocupação nos Estados Unidos sobre a possibilidade de sediar uma nova corrida em Austin em junho – quando a temperatura muito alta poderá se mostrar problemática para pilotos, equipes e espectadores.
Fontes revelaram que Ecclestone agora finalizou sua reorganização do calendário, que ele deu às equipes a fim de que elas destaquem quaisquer problemas que possam ter. Entende-se que ele planeja que a temporada 2012 agora comece na Austrália, com o Bahrain passando para uma data em novembro, onde será em dupla com Abu Dhabi.
Isso dará às autoridades do Bahrain nove meses extras para garantir que a situação no país melhore o suficiente a fim de que não haja preocupações das equipes a respeito da realização do evento.
Além de adiar o Bahrain no calendário, também entende-se que Austin vai passar para o final da campanha – tornando-se a penúltima corrida da temporada, antes do Brasil. Os dois eventos também serão consecutivos.
A mudança do Bahrain signifca que a temporada 2012 agora deverá ter início com o GP da Austrália, que voltará a ocorrer em dupla com a Malásia. Os GPs da China e Índia serão os seguintes como eventos separados, antes de um intervalo de três semanas para o início da temporada européia em Barcelona.
A inclusão desse espaço de três semanas significa que as equipes da Fórmula 1 poderão marcar um teste durante a temporada – que deverá acontecer em Mugello ou Silverstone.
Com a temporada restrita a 20 etapas, entende-se que a Turquia está fora do calendário 2012 que foi fornecido às equipes. No começo deste ano, Istambul não assinou um novo acordo com a organização dos direitos comerciais da Fórmula 1.
Os planos de Ecclestone para o calendário continuam sendo provisórios, mas se as equipes não reclamarem de nenhum drama logístico significativo, ele poderá ser enviado ao Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para confirmação no final deste ano.

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.