Calendário da Fórmula 1 com 25 GPs é perfeitamente viável

domingo, 3 de outubro de 2021 às 14:11

GP do Brasil de 2019 de Formula 1

Por: Adauto Silva

Tem se falado muito do calendário da F1 com 23 corridas ser muito extenso e esgotar as equipes. Não esgota, caso o calendário seja bem feito.

A primeira coisa que precisa ficar clara é que o que proporciona dinheiro para as equipes são as corridas. Quanto menos corridas, menos dinheiro é faturado e menos dinheiro sobra para ser dividido entre elas. E há menos mídia também, que é provavelmente o principal fator do qual a F1 depende.

Então não adianta reclamar que tem pouco dinheiro e ao mesmo tempo querer menos corridas, menos mídia. Quem trabalha mais e com inteligência ganha mais, já dizia meu avô.

Além disso, a esmagadora maioria dos fãs apoia um calendário com mais de 20 GPs por ano. E como quem manda em última análise são os fãs, a F1 tem que se esforçar e usar a cabeça para fazer um calendário maior.

Com isso em mente, precisa considerar dois fatores:

O primeiro deles é alongar o tempo do calendário. Não adianta começar no meio ou no final de março. Tem que começar no início de março para poder terminar no início de dezembro. E isso ainda mantendo as férias de agosto.

O segundo fator é melhorar a logística das viagens, que tem sido absolutamente bizarra. O centro da F1 é a Europa, mas eles desgraçadamente viajam 3 vezes por ano para as Américas, duas para a Ásia e a Oceania e duas vezes para o Oriente Médio. São viagens muito longas, cansativas, caras e perde-se um tempo precioso que poderia ser passado com suas famílias.

Eu começaria o calendário pela Oceania e Ásia. Sugiro começar na China no primeiro final de semana de março de 2022, que seria dia 6. Dali já vai para o Japão e depois Austrália, aproveitando que o pessoal está descansado, pois o campeonato está começando.

Procurei fazer um calendário com uma média de 3 corridas por mês – às vezes menos – com muitas dobradinhas mais perto possível do local da primeira corrida de duas. Só coloquei duas vezes três corridas seguidas – como a F1 tem feito – e consegui fazer um calendário com 25 corridas perfeitamente viável.

Usei pistas onde a F1 tem corrido com mais frequência nos últimos anos (apesar de dar para fazer algumas mudanças de pista sem mexer nas datas) e também inseri as duas pistas novas que a F1 já fechou; Catar e Miami.

Eu considero que o calendário abaixo com 25 corridas seria não somente necessário, como desejável até para 2022, evidentemente considerando-se que a pandemia do COVID-19 esteja controlada em todos esses países.

6 de março – China
13 de maço – Japão
20 de março – Austrália

No próximo fim de semana que seria 27 de março não haveria corrida. Eles voltariam a correr de novo em 4 de abril, 15 depois da corrida na Austrália em Cingapura. Pronto, já matamos Ásia e Oceania e eles ainda tiveram cerca de 8 dias de descanso na Austrália ou em alguma ilha paradisíaca perto de Cingapura.

4 de abril – Cingapura

Mais duas semanas e começaria a fase europeia da F1 dia 17 de abril em duas pistas perto uma da outra.

17 de abril – Portugal
24 de abril – Espanha

Mais 15 dias sem corrida e então 2 GPs seguidos em pistas apenas 180 km uma da outra.

8 de maio – França
15 de maio – Mônaco

Mais 15 dias sem corrida e então mais duas seguidas, também em pistas perto uma da outra, apenas 630 km:

29 de maio – Itália
5 de junho – Áustria

Mais 15 dias sem corrida e então mais duas seguidas em duas pistas que ficam a cerca de 70 km uma da outra:

19 de junho – Bélgica
26 de junho – Holanda

Mais 21 dias sem corrida e então mais três corridas na América do Norte

17 de julho – Canadá
24 de julho – EUA (Austin)
31 de julho – México

Férias da Fórmula 1

28 de agosto – Inglaterra

Mais 15 dias sem corrida

11 de setembro – GP da Rússia
18 de setembro – GP da Hungria (ou Imola)

Mais 15 dias sem corrida

2 de outubro – GP do Azerbaijão

Mais 15 dias sem corrida

16 de outubro – Miami
23 de outubro – Brasil

Mais 21 dias sem corrida e então duas pistas seguidas que estão a 440 km uma da outra

13 de novembro – Bahrain
20 de novembro – Catar

Mais 15 dias sem corrida e então partiríamos para a última dobradinha da temporada em pistas a 2 horas de avião uma da outra

4 de dezembro – Arábia Saudita
11 de dezembro – Abu Dhabi

Adauto Silva
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