Cadillac vai começar na F1 com motor Ferrari, antes de ter o próprio
quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 às 14:03A futura equipe de Fórmula 1 da Cadillac anunciou seu plano de construir seus próprios motores a partir de uma base norte-americana até o final da década.
A Fórmula 1 e a General Motors fecharam um acordo para a Cadillac se juntar ao grid em 2026 como a 11ª equipe do esporte.
A Cadillac é uma marca da GM e pretende ter próprio motor, mas competirá com um fornecimento da Ferrari no curto prazo.
A Cadillac e a Ferrari assinaram um acordo “multianual” que começa em 2026.
O plano para a equipe incluía o objetivo declarado de operar seus próprios motores até 2028.
A TWG Motorsports, a empresa que supervisiona a operação de corrida da Cadillac, e a GM formaram uma nova empresa — GM Performance Power Units LLC. Há planos para a Performance Power Units LLC abrir sua própria instalação dedicada à F1 perto do Charlotte Technical Center da GM em 2026.
O anúncio de hoje disse que o empreendimento colocará a Cadillac “no caminho para ser uma equipe ‘de fábrica completa'” — equipe de fábrica é o termo usado para descrever uma equipe que constrói seus próprios carros e motores.
As contratações começaram
Russ O’Blenes, ex-diretor da equipe de propulsão e desempenho de automobilismo da GM, foi nomeado CEO do programa de motores.
“Estamos muito felizes em receber Russ nesta função fundamental”, disse Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports.
“Sua experiência e liderança serão fundamentais à medida que estabelecemos a base para a jornada da Cadillac na Fórmula 1. Junto com o diretor da equipe, Graeme Lowdon, eles liderarão a equipe na definição de novos padrões de desempenho e inovação no esporte.”
O’Blenes disse: “Estou realmente animado por ter a oportunidade de construir e liderar a equipe que trará uma unidade de potência de F1 construída nos Estados Unidos. A GM PPU está atualmente aumentando sua equipe e está contratando para todas as áreas do negócio.”
A chegada da Cadillac como 11ª equipe ainda não foi oficialmente confirmada, mas o consenso na Fórmula 1 é que trata-se de uma formalidade.
Ainda não está claro qual será o papel de Michael Andretti depois que a equipe estiver no grid.
cadillac f1, Charlotte Technical Center, comentarios f1, formula 1, Michael Andretti F1, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.