Cadillac oferece salários até 3x maiores para estrear na F1
terça-feira, 16 de setembro de 2025 às 15:37
Carro-conceito da Cadillac para a estreia na F1 em 2026
Cadillac pode pagar três vezes mais para funcionários de outras equipes
A Cadillac F1 está acelerando seus preparativos para estrear na Fórmula 1 em 2026 e pode pagar salários até três vezes maiores para atrair talentos de equipes rivais.
Uma reportagem do jornal Blick revelou novos detalhes sobre os planos da equipe americana, que tenta recuperar o atraso após receber a aprovação final apenas em março deste ano.
O desafio é grande, já que os carros da F1 terão um novo visual em 2026, com regulamentos que trazem aerodinâmica ativa, pneus mais estreitos e unidades de potência completamente novas.
Bottas e Perez lideram a nova equipe
Por enquanto, há apenas duas mudanças confirmadas de pilotos para 2026, ambas na Cadillac. A equipe contará com dois veteranos: Valtteri Bottas, ex-reserva da Mercedes, e Sergio Pérez, vindo da Red Bull.
A presença de pilotos experientes deve ajudar no desenvolvimento do carro, que ainda está em estágio inicial. Graeme Lowdon, diretor da equipe, acredita que a Cadillac foi a primeira a testar um chassi para 2026.
Enquanto isso, a escuderia tenta contratar o máximo possível de pessoal qualificado para acelerar o crescimento do projeto.
Cadillac oferece salários até três vezes maiores
Segundo o Blick, a Cadillac enfrenta dificuldades para preencher seu quadro de funcionários. As cláusulas de quarentena impostas por outras equipes dificultam a chegada de profissionais experientes antes da estreia da equipe.
Para superar esse obstáculo, a Cadillac decidiu oferecer salários até três vezes maiores do que os atuais vencimentos de seus alvos.
Antes, falava-se que a equipe dobraria os salários para atrair talentos. Agora, essa nova estratégia mostra o tamanho do esforço da empresa para entrar competitiva na Fórmula 1.
Além disso, a equipe planeja usar um carro antigo da Ferrari para realizar os primeiros testes de pista e simular fins de semana de corrida completos em sua fábrica.
Comparações com o fracasso da Toyota na F1
A abordagem agressiva da Cadillac lembra o investimento bilionário da Toyota nos anos 2000, que terminou sem nenhuma vitória.
Mesmo assim, a equipe de Lowdon acredita que, se conseguir montar uma estrutura competitiva, cada funcionário adicional será considerado um ótimo investimento.
A aposta é arriscada, mas necessária para não iniciar 2026 muito atrás das equipes rivais.
Wolff expressou dúvidas sobre a entrada da Cadillac
Antes da aprovação da entrada da Cadillac, Toto Wolff comentou o assunto em entrevista à Auto Motor und Sport, em janeiro.
“Se a Cadillac agora vier com um esforço de fábrica e investir um orçamento de marketing correspondente na Fórmula 1, isso agregará valor para a Fórmula 1”, disse Wolff.
“No primeiro momento, perdemos. Não sabemos quanto a Cadillac investirá. O pagamento da entrada, estimado em US$ 450 milhões, é muito baixo.”
“Não compensa a perda direta de receita. Só o tempo dirá o que o esporte ganhará com um décimo primeiro participante.”
“Se esse número aumentar, todos ganham. Mas não sabemos. Ninguém me falou exatamente sobre o que a Cadillac planeja fazer.”
Alpine pode se tornar um dos principais alvos
A postura agressiva da Cadillac pode gerar tensão no paddock. A Alpine, por exemplo, parece mais vulnerável a perder funcionários e já demonstrou preocupação com as investidas da nova equipe.
Esse possível “mercado de contratações” pode criar uma rivalidade precoce entre as duas equipes, principalmente porque a Cadillac conseguiu contratar Bottas e Pérez mesmo com o interesse da escuderia francesa.
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