Cadillac confirmada como a 11ª equipe na F1 a partir de 2026

sexta-feira, 7 de março de 2025 às 15:00

Cadillac

O projeto de F1 da Cadillac finalmente recebeu o último selo de aprovação para entrar no campeonato, a partir da temporada de 2026.

Uma declaração oficial diz: “A FIA e a Fórmula 1 podem confirmar que, após a conclusão de suas respectivas avaliações esportivas, técnicas e comerciais, o pedido da General Motors e da TWG Motorsports para trazer uma equipe Cadillac para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA a partir de 2026 foi aprovado”.

O consentimento foi dado ao projeto apoiado pela General Motors no ano passado, depois que a requerente inicial Andretti foi rejeitada por motivos comerciais pela FOM, embora a porta tenha sido deixada aberta se a GM lançasse uma oferta.

Michael Andretti se afastou do projeto, com Dan Towriss assumindo o comando enquanto a F1 então endossou a Cadillac para entrar como uma 11ª equipe a partir da temporada de 2026, quando o novo Acordo de Concórdia também entra em vigor.

A equipe está pronta para se tornar uma cliente da Ferrari nas duas primeiras temporadas enquanto prepara uma unidade de potência interna a partir da temporada de 2028, com a GM se juntando a empresas como Honda e Audi para serem atraídas para a F1 pelas novas regras de unidade de potência de 2026.

A Cadillac anunciou anteriormente que o ex-chefe da Marussia, Graeme Lowdon, atuará como diretor da equipe, com o ex-engenheiro da Renault, Nick Chester, como diretor técnico.

O ex-chefe técnico da Benetton, Renault, Williams e F1, Pat Symonds, também está atuando como consultor de engenharia para o projeto, que tem uma base em Silverstone e recentemente se candidatou ao governo estadual da Carolina do Norte para uma nova instalação de motor perto da poderosa equipe Hendrick Motorsports da NASCAR Cup.

A Cadillac ainda não anunciou sua escalação de pilotos para 2026, embora Colton Herta tenha sido fortemente relacionado a uma mudança da Fórmula Indy. O norte-americano ainda não se qualifica para uma superlicença, com 32 pontos em seu nome ao longo dos três últimos anos, com 40 necessários.

O ex-piloto da Red Bull Sergio Perez, junto com Valtteri Bottas, que retornou à Mercedes como reserva este ano após sua liberação pela Sauber, são outros nomes no quadro.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.