Cabeças podem rolar na Mercedes após mais um erro de projeto

domingo, 19 de março de 2023 às 8:45

Toto Wolff

Cabeças podem rolar na Mercedes depois que o chefe da equipe, Toto Wolff, admitiu que seus projetistas erraram o “conceito” básico de seu carro de Fórmula 1 pela segunda temporada consecutiva. O ex-dono da equipe, Eddie Jordan, criticou Wolff por parecer atribuir a culpa pela situação atual da Mercedes aos engenheiros.

“Culpar ou criticar alguém em sua equipe de design é realmente hipócrita”, disse Jordan. “É realmente imundo. Ele é o CEO, ele é o chefe. A responsabilidade termina com ele”.

Com ainda nem dois GPs em 2023, está claro que as instruções de Wolff sobre o novo carro já foram divulgadas – o conceito básico “sem sidepods” será descartado. “Acho que em cinco, seis ou sete corridas, nosso carro estará completamente diferente”, garantiu o austríaco.

O ex-piloto de F1 Ralf Schumacher acha que a terrível situação com o óbvio erro de design pode ter consequências para alguns membros da equipe. “Você pode ver a reação de Toto Wolff”, declarou ele. “Pessoalmente, acho muito boas suas palavras ditas com clareza”.

“Ele certamente ficará zangado por acreditar nos engenheiros que estavam empenhados em manter o conceito do carro, que é totalmente diferente da Red Bull ou Aston Martin”, acrescentou Schumacher. “Agora ele sabe que o conceito estava errado, então acho que haverá consequências pessoais na Mercedes”.

Alguns podem pensar que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton pode ser um candidato a ser sacado, já que ele está visando um novo contrato e vem sendo agora superado pelo companheiro de equipe muito mais jovem, George Russell. Wolff, porém, defendeu o piloto de 38 anos.

“Como todos os pilotos, Lewis tem altos e baixos”, afirmou ele ao jornal Bild. “É um pouco difícil no momento para ele, mas sempre que ele volta, ele faz isso sem piedade. E é exatamente isso que ele fará”.

De fato, o ex-piloto de F1 Felipe Massa sugere que Hamilton deve assinar um novo contrato para 2024. “Você nunca deve cometer o erro de descartar Lewis”, opinou o brasileiro.

“Ao lado de Michael Schumacher e Ayrton Senna, ele é o melhor piloto que já guiou na Fórmula 1. Lewis pode se tornar campeão mundial novamente, mas ele precisa de um carro competitivo. E atualmente ele não tem isso”, completou.

Wolff, enquanto isso, disse que o fato de Hamilton continuar sendo superado por Russell é insignificante por enquanto. “Realmente não importa, porque temos que dar grandes passos nas próximas corridas de qualquer maneira”, lamentou.

Então, enquanto Russell disse que se “diverteu” no W14 no sábado, Hamilton admitiu estar “um pouco perdido”. Mas ele novamente minimizou os rumores de que poderia estar procurando uma mudança para a Ferrari em 2024.

“Eu amo esta equipe e sou muito grato a todos aqui por me acompanharem em minha jornada. Não sou de jogar a toalha tão facilmente. Não sou de dizer ok, já fiz isso e agora algo novo me atrai. Serei paciente e farei tudo o que puder para nos tornar mais fortes como equipe”, concluiu Hamilton.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.