Button compara Alonso e Hamilton como seus companheiros de equipe
quinta-feira, 21 de outubro de 2021 às 12:49Jenson Button passou várias temporadas sendo companheiro de equipe de Lewis Hamilton e depois de Fernando Alonso durante sua carreira.
E ele explicou como Lewis Hamilton e Fernando Alonso se comparam como companheiros de equipe, revelando quem ele sentia que era mais rápido em uma volta e quem era o mais “completo” como piloto.
Button fez parceria com Hamilton na McLaren entre 2010 e 2012. Apesar de ter sido totalmente derrotado em classificação, ele conseguiu fazer mais pontos do que o jovem britânico ao longo de suas três temporadas juntos.
Em 2015 e 2016, enquanto ainda corria pela McLaren, Button foi acompanhado por Alonso. Dadas as dificuldades da equipe com a volta da parceira de motor Honda, a dupla muitas vezes lutava entre ela mesma na parte de trás do grid.
Em uma entrevista para o canal de Nico Rosberg no Youtube, Button foi convidado a avaliar Hamilton e Alonso em termos de velocidade e como um pacote geral, dadas suas experiências em trabalhar com eles.
Sobre quem foi o piloto mais rápido em uma volta, Button afirmou: “Acho que é Lewis.”
Pressionado sobre quem ele classificaria como o piloto mais “completo”, ele disse: “Só posso compará-los quando os tinha como companheiros de equipe, na verdade. Não posso compará-los agora. Mas o piloto mais completo naquela época era Fernando. Ele encontraria todas as maneiras de ser mais rápido do que você.”
“Lewis, para mim, era um companheiro de equipe muito direto. Ele era muito rápido. Nos testes, ele poderia não estar realmente no ritmo, três ou quatro décimos de diferença mesmo, e eu não acho que ele fazia isso de propósito. Então chegávamos numa classificação e encontrava mais ritmo. Ele sempre encontrava o tempo de volta em classificação.”
“Fernando jogava muito mais. O que, de certa forma… Eu estava em um ponto da minha carreira em que estava pronto para jogos. Não estávamos lutando contra ninguém, nós da McLaren éramos tão lentos que lutávamos um contra o outro.”
“Nós jogamos muitos jogos, alguns deles que eu realmente não quero mencionar. Na maioria das vezes era mais apenas segurar as coisas, conter o ritmo, esconder informações sobre acerto e tudo mais.”
“Nós nos entendíamos e definitivamente nos respeitávamos, e sabíamos que quando fazíamos as coisas o outro cara aguentava. Eu respeitava Fernando por isso.”
Button acrescentou que os jogos de Alonso se estenderam para ocasionalmente relatar um problema com seu carro quando ele estava mais lento durante as corridas.
“Houve momentos em que, se ele estivesse atrás de mim, ele diria, ‘Oh, há um problema com o carro, há um problema com o carro!’ E ele abandonava a corrida!” Button riu.
“Não estávamos marcando pontos, então, para ser justo, ele estava guardando o carro para a próxima corrida. Ele estava tipo, ‘Há um problema, há um problema!’, E eles [a equipe] fariam, ‘ Não, Fernando, não tem problema, continue guiando!’
“Foi um momento engraçado. Mas eu realmente gostei do meu tempo com Fernando. Ele é um talento extremo em muitos aspectos. Para ele ir e fazer Le Mans, correr no Dakar, fazer Daytona … fantástico, jogo justo com ele. São categorias muito, muito diferentes, e ele era muito forte em tudo o que guiava.”
Resumindo, Button disse: “Ter os dois como companheiros de equipe foi muito especial, porque você sabia que estava enfrentando os melhores. E quando você conseguia derrota-los, isso significava muito mais.”
Alonso mais completo, dupla pilotos mclaren, fernando alonso, hamilton mais rápido, jenson button, lewis hamilton
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.