Busca por desempenho fez carros de F1 ficarem pretos

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 às 16:20

Alfa Romeo C43

A tendência de pintura para a temporada 2023 da Fórmula 1 é óbvia – escura. A Alpine completou agora o grid de carros deste ano, com notavelmente mais carbono preto bruto em seus dois designs baseados em azul e rosa.

Mas é a tendência para cima e para baixo no pitlane, com a Alfa Romeo substituindo o branco pelo preto, a Haas agora predominantemente preta na lateral e uma história semelhante na Ferrari e na Williams.

O novo carro da Mercedes, por sua vez, é uma mistura de tinta preta fosca leve e todo carbono bruto – e por uma boa razão, com análises prevendo que a economia de peso pode chegar a 5 kg.

O diretor técnico da Alpine, Matt Harman, no entanto, negou que seja um movimento desesperado das equipes ficar abaixo da pesada regra de peso mínimo da F1 de 798 kg. “Podemos até brincar um pouco com lastro para otimizar o equilíbrio”, disse ele, insinuando à revista alemã Auto Motor und Sport que a Alpine está bem abaixo do limite.

O chefe da McLaren, Andrea Stella, concorda que as equipes estão menos desesperadas para ficar abaixo do limite de peso do que no ano passado. “Na verdade, temos a capacidade de colocar mais laranja no carro”, explicou ele. “Honestamente, acho que todas as equipes terão progredido com peso e devemos ouvir menos sobre isso neste segundo ano de regulamento”.

No entanto, como sugerido acima por Harman da Alpine, rodar o carro o mais leve possível abre mais flexibilidade para as equipes usarem o lastro estrategicamente. “Todo mundo na garagem preferia preto de qualquer maneira”, riu Lewis Hamilton, da Mercedes.

“O mínimo como este mostra que o que importa é o desempenho, e não a aparência. É a rapidez com que acontece”, acrescentou o heptacampeão mundial.

Fontes da mídia italiana também acreditam que a Ferrari agora está facilmente abaixo do limite de 798 kg – mas agora há outro carro vermelho e preto em 2023 na forma de Alfa Romeo.

“Este carro será difícil de ver na TV ou na pista em um dia nublado”, declarou o ex-piloto de F1 e agora respeitado locutor britânico Martin Brundle, referindo-se ao da Alfa Romeo.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.